XBOX SERIES X: TUDO QUE SABEMOS SOBRE ELE ATÉ AGORA

Atualizado: Abr 19

Após a Microsoft ter revelado oficialmente o Xbox Series X durante a The Game Awards 2019, aos poucos estamos recebendo informações sobre o console da próxima geração. Já sabemos algumas especificações, entre elas o “ray-tracing” e a função mais nova, o “Smart Delivery”.


Se você quer saber tudo o que sabemos até agora sobre o Xbox Series X, sobre as especificações, quantos modelos serão, data de lançamento e preços. Vamos dividir tudo que descobrimos até agora. E prometo que vamos seguir atualizando até o lançamento do console.


Nome


Antes conhecido por Project Scarlett, agora com seu nome oficial anunciado pela Microsoft, Xbox Series X. Phil Spencer diz que esse nome dará mais flexibilidade para a adição de novos nomes ao console futuramente. Existe também o rumor da Microsoft estar desenvolvendo dois consoles para a próxima geração, o Xbox Series X e uma versão mais barata e totalmente digital com o codinome Project Lockhart.


Data de lançamento


Xbox Series X esta previsto para ser lançado este ano no “holiday season", que é entre Outubro e Dezembro. Após 7 anos do lançamento do Xbox One. Uma data de lançamento precisa ainda não foi divulgada.


HARDWARE


O Xbox Series X parece muito com um PC com gabinete Torre. Como o Xbox 360, Xbox One S e o Xbox One X, ele também pode poderá ser utilizado na horizontal. Mesmo o console parecendo enorme. Se você utilizarmos o controle como parâmetro, ele não será tão grande assim. Por ser uma Torre quadrada, ele não terá tanta profundidade no seu tamanho.


Como o Xbox One, boa parte das portas USB estarão na parte de trás do console. O que teremos na frente será a entrada de disco, o botão de desligar e de ejetar o disco. Aparentemente não teremos nenhuma entrada USB frontal como temos no Xbox One, facilitando a entrada de controles com fio.


PERFORMANCE E ESPECIFICAÇÕES

(fonte: Microsoft)


Assim como o Playstation 5, o Xbox Series X também vai utilizar os processadores AMD Zen 2 com arquitetura RDNA 2. O papel da “Variable Rate Shading” (VRS) vai fazer a GPU priorizar efeitos individuais em objetos específicos no lugar de focar na tela inteira. Também teremos a nova tecnologia “ray-tracing” baseado na DirectX.


A Microsoft confirmou uma GPU da AMD Navi-Based com GDDR6 e 12 TFLOPS. Ainda teremos HDMI 2.1 e suporte de resolução 8K, junto de 120 FPS.


A Microsoft não perdeu tempo e anunciou a utilização de um NVMe SSD de 1TB. Muito mais rápido que um SSD comum, o NVMe alcança uma taxa de transferência que vai diminuir muito os “loads”. Sua capacidade de armazenamento ainda não foi divulgada.


Vamos as especificações desse monstrinho:


  • CPU: 8x Zen 2 Cores 3.8GHz (3.6GHz com SMT) 7nm

  • GPU: 12 TFLOPs, 52 CUs at 1.825GHz, Custom RDNA 2

  • Memória: 16GB GDDR6

  • Armazenamento: 1TB custom NVMe SSD

  • Drive Óptico: 4K UHD Blu-ray

  • Suporte para 120 FPD

  • Resolução em 8K

  • Tecnologia Ray-tracing

  • Variable Rate Shading (VRS) para maior estabilidade no FPS

  • Compatibilidade com acessórios do Xbox One


O Xbox One X é realmente uma máquina. Sendo o console mais robusto do mercado. Porém o Xbox Series X vai ser ainda melhor. Phil Spencer afirma que a GPU do Xbox Series X é oito vezes mais rápida que a do o Xbox One, sendo 2 vezes melhor que a do Xbox One X.


A CPU também é mais rápida, sendo 4 vezes mais rápida que os consoles anteriores, mas Phil Spencer não confirmou de qual console exatamente ele estava comparando.


Xbox Series X deve ser silencioso, assim como o Xbox One. Com mais um cooler e um sistema adicional de dissipadores de calor. O Xbox Series X deve esquentar menos.


CONTROLE

O controle é praticamente o mesmo do Xbox One, porém agora temos o botão SHARE colocado no meio do controle, abaixo do botão Xbox. Como no Dualshock 4 do PS4, agora você pode tirar screenshots e começar a capturar vídeos facilmente.


Existem outras pequenas diferenças no novo controle do Xbox Series X, o D-pad agora tem um modulo híbrido, facilitando fazer comandos de diagonais. O controle também é um pouco menor e a curvatura da parte de trás do controle também é diferente. No restante, eles são muito parecidos. O que faz a experiência de jogar muito parecida. Vale lembrar que você pode usar o controle do seu Xbox One no Xbox Series X e o contrário também.


COMPATIBILIDADE

(fonte: thegeek.com)


Este sendo, sem nenhuma dúvida, o ponto mais forte do Xbox Series X. Ele tem total compatibilidade com todos os consoles anteriores (Xbox, Xbox 360 e Xbox One) da Microsoft. O que sabemos é que, no lançamento do Xbox Series X você poderá jogar todos os jogos do Xbox One. O Xbox Series X ira rodar todos do Xbox e Xbox 360 que rodam no Xbox One.


JOGOS e Exclusivos


Poucos jogos foram confirmados até o momento para o Xbox Series X, o que inclui Hale Infinite, Senua’s Saga: Hellblade II e Cyberpunk 2077. A Microsoft deve confirmar novos lançamentos na The Game Awards 2020 e na E3 2020. Nos vamos continuar atualizando vocês desses lançamentos, podem ficar tranquilos. Com essa compatibilidade, o console vai contar com o Smart Delivery, assim você sempre vai baixar a versão certa do jogo.


Ainda não temos nenhum exclusivo anunciado para o Xbox Series X, Halo Infinite também será lançado para Xbox One. Senua’s Saga: Hellblade Ii também, foi anunciado para Xbox Series X, porém não foi ainda confirmado seu lançamento para PC. Assim como Halo Infinite, Hellblade II também deve ser lançado para o Xbox One.


Muitos dos estúdios que a Microsoft comprou em 2018 começaram a revelar seus projetos. Entre eles, no metroidvania temos Ori and the Will of the Wispe e o jogo de ação Everwild estão em desenvolvimento. Isso ajuda a dar confiança a Microsoft em promover jogos exclusivos para os consoles como Gears of War, Halo e Forza.


Game Services


O Xbox Series X vai continuar com o Xbox Game Pass, o serviço de assinatura de jogos da Microsoft. O novo console também utilizar o sistema de jogo em nuvem, chamado de Project xCloud, você sai poder continuar jogando seus jogos do Xbox no seu PC ou Celular.


Preço


A Microsoft ainda não revelou o preço do Xbox Series X e nem temos uma pré-venda dele. Antes de vender o console, a Microsoftquer apresentar tudo que o seu novo console pode fazer. O The Game Awards 2020 entrega um cenário perfeito para novos anúncios do novo console. A Microsoft ainda não confirmou nada. Nós estamos esperando alguma novidade sobre o Xbox Series X durante a E3 2020.


Continue acompanhando a gente pra saber de qualquer novidade do mais novo console da Microsoft.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.