• Dan Profirio

XBOX | Microsoft compra Bethesda por 7,5 bilhões de dólares


Compra da ZeniMax Media leva Doom, Fallout, The Elders Scroll e muito mais para o Xbox



Em um anúncio surpresa no site oficial da Xbox Wire, Phil Spencer, diretor da Xbox, publicou uma carta informando sobre a compra da ZeniMax Media e da Bethesda Softworks, dando boas vindas às franquias The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, Doom, Dishonored e Quake para a família Microsoft.


Na carta, o diretor escreve (traduzido do inglês):


"Os jogos da Bethesda sempre tiveram um lugar especial no Xbox e no coração de milhões de jogadores ao redor do mundo. Nossas equipes têm uma longa história de trabalho conjunto, desde o incrível primeiro DOOM, e seu motor Id Tech, jogos inovadores em PCs, para Bethesda trazendo seu primeiro jogo de console para o Xbox original, o inovador The Elder Scrolls III: Morrowind. Ao longo dos anos, tive muitas conversas profundas com os líderes criativos da Bethesda sobre o futuro dos jogos e há muito tempo compartilhamos visões semelhantes para as oportunidades para os criadores e seus jogos alcançarem mais jogadores de mais maneiras.


Assim como eles deram os primeiros passos ousados para trazer a franquia The Elder Scrolls para o Xbox original, Bethesda foram os primeiros apoiadores do Xbox Game Pass, trazendo seus jogos para novos públicos entre dispositivos e têm investido ativamente em novas tecnologias de jogos, como o streaming em nuvem de jogos. Vamos adicionar as franquias icônicas da Bethesda ao Xbox Game Pass para console e PC. Uma das coisas que me deixa mais animado é ver o roteiro com os futuros jogos da Bethesda, alguns anunciados e muitos não anunciados, para console e PC Xbox, incluindo Starfield, o tão esperado, novo épico espacial atualmente em desenvolvimento pela Bethesda Game Studios."


Spencer disse que a aquisição é um "marco" para a Microsoft. Em um comunicado de imprensa, a Microsoft disse que agora tem 23 "equipes de estúdio criativos" — anteriormente eram 15 — fazendo jogos para Xbox e PC. A Microsoft também adicionará os jogos da Bethesda ao Xbox Game Pass para console e PC e ainda pretende adicionar futuros jogos da Bethesda ao Xbox Game Pass "no mesmo dia em que eles são lançados no Xbox ou PC", especificamente falando sobre Starfield da Bethesda Game Studios.


Pete Hines, vice-presidente sênior de marketing e comunicações globais da Bethesda, postou uma carta separada no site do desenvolvedor, delineando por que a Microsoft é uma boa opção para a empresa. Hines disse que a empresa tem uma "longa história de trabalho com a Microsoft" e continuará fazendo jogos como sempre fez.


"Mas o ponto chave é que ainda somos Bethesda", escreveu Hines. "Ainda estamos trabalhando nos mesmos jogos que estávamos ontem, feitos pelos mesmos estúdios com os quais trabalhamos por anos, e esses jogos serão publicados por nós."


Hines acrescentou que a aquisição da Microsoft permitirá à Bethesda mais recursos para "inovar" e "crescer".


A aquisição da ZeniMax Media e da Bethesda Softworks pela Microsoft em um acordo no valor de US$7,5 bilhões une a distribuidora de Fallout e a desenvolvedora de Fallout: New Vegas, Obsidian Entertainment sob a mesma empresa.


Também de interesse: a Bethesda tem dois jogos programados como exclusivos cronometrados para o concorrente da Microsoft, a Sony. Publicado pela Bethesda, Deathloop da Arkane Studios e GhostWire: Tokyo da Tango Gameworks devem ser exclusivos quando forem lançados no PlayStation 5 no próximo ano. Resta saber se a situação permanecerá a mesma com a aquisição.


Os consoles de próxima geração da Microsoft, o Xbox Series X e o Xbox Series S, serão lançados em 10 de novembro. As pré-encomendas para os novos consoles Xbox abrem terça-feira, 22 de setembro.


Leia também:
PS5 Showcase | Venha conferir todos os jogos anunciados durante a Live
Vazou todo o evento do Xbox Series X
38º Golden Joystick Awards será online, com listas de candidatos anunciadas no final de Setembro


Apoie o Jornalismo Cultural seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg