• Nathy marro

OtageekCAST #27| Vamos falar sobre Tormenta com Rogerio Saladino da Jambô Editora

Atualizado: Jul 3

Tormenta é um cenário de fantasia medieval brasileiro, criado por Marcelo Cassaro, Rogerio Saladino e JM Trevisian em 1999. Com a adição de Guilherme Dei Svaldi e Leonel Caldela ao grupo, o que era uma simples ideia para um cenário de RPG acabou se tornando o maior universo de fantasia do país.


Como começou


Para contar a história do sistema, temos que voltar para os anos noventa e falar da revista Dragão Brasil, uma revista que falava sobre RPG, literatura fantástica e cultura nerd. Nela trabalhava o trio criador do cenário, que escrevia matérias com dicas sobre os RPG da época.



Tormenta veio como um encarte especial para a edição de número 50, para a qual foram selecionadas matérias que já haviam sido lançadas e que continham alguns cenários e personagens. Após o processo de seleção, tudo foi compilado em um encarte preto e branco. Por conta desse processo, o sistema ficou referido como sendo uma colcha de retalhos, o que para muitos trazia algo mais leve para se viver uma aventura.



O pequeno encarte se tornou uma suplementação de cenário, já que os sistemas publicados no Brasil na época, como AD&D e GURPS, tinham apenas os livros básicos e sofriam falta de cenários prontos. Tormenta, então, acabou preenchendo esse buraco no mercado e, anos mais tarde, com a Open Game License feita por causa da terceira edição de D&D, conquistou seu lugarzinho como um suplemento de cenário pronto do sistema.

Apenas dez anos após o seu lançamento, Tormenta deixou de ser um suplemento e se tornou um sistema completo, com regras e uma história bem formada.




O mundo de tormenta


A história de Tormenta se passa em Arton, um mundo cheio das mais variadas aventuras e perigos, e onde os deuses estão muito próximos das pessoas, a ponto de literalmente bater em sua porta... ou arrombá-la.



Nesse mundo temos lugares como Deheon, o maior de todos os reinos e lar da gigantesca estátua de Valkaria; Bielefeld, reino de cavaleiros, onde a honra é mais forte que o aço; Vectora, uma cidade voadora que navega o continente carregando mercadorias, intrigas e magia.


É claro que para toda boa aventura são necessários perigos, e Arton é cheio deles. No continente sul, por exemplo, temos uma horda goblinoide comandada por Thwor Ironfist, que ameaça destruir o Reinado. Nas sombras dos salões palacianos, cultistas de Sszzaas, o Deus da Traição, fazem planos sem fim. Nas profundezas, o Império Finntroll abriga milhares de monstros, e um número ainda maior de escravos da superfície. Mas a maior preocupação de qualquer habitante de Arton é a Tormenta, uma tempestade de sangue que até mesmo os deuses temem, a qual traz destruição por onde passa.




Além do Rpg


O universo de Tormenta se expandiu, e hoje conta com obras literárias, quadrinho, mangá e livro-jogos. Todos são uma boa pedida, seja para fãs ou não do sistema, já que abordam a fantasia do lugar de maneira profunda.


A primeira expansão do mundo de Arton foi o romance de Leonel Caldela, "O Inimigo do Mundo", que conta a história de origem da tempestade demoníaca que dá nome ao cenário. Ele também é o primeiro titulo da Trilogia Tormenta, sendo seguido por "O Crânio e o Corvo" e "O Terceiro Deus".




Um outro cenário na literatura de Tormenta é a história épica de Karen Soarele, "A Joia da Alma", que conta a história de aventureiros que buscam um dos artefatos mais antigos do mundo.



Já no mundo dos quadrinhos e mangás, temos Holy Avenger, série de Marcelo Cassaro e Erica Awano. Ela foi vencedora do Troféu HQ Mix e finalista do International Manga Awards, sendo composta por quatro volumes.



Temos também Ledd, mangá de J. M. Trevisan, Lobo Borges e Heitor Amatsu, que está no seu quinto volume.


Tormenta mostrou para muitos que para viver aventuras mágicas é preciso apenas de um livro, imaginação e amigos, e a passos curtos, uma ideia pode se tornar algo grandioso. E agora, que venha Tormenta 20!



Ouça agora o nosso podcast especial onde falamos mais sobre o universo de Tormenta e do vindouro Tormenta 20 com Rogerio Saladino, Jornalista, um dos fundadores do sistema, escritor, editor e roteirista. O OtageekCAST esta disponível nos principais agregadores:


Apresentação: Nathy, Vitor e Santiago

Convidado especial: Rogerio Saladino


Gostou de tormenta? Conheça mais sobre o projeto no instagram da editora Jambo. A maior editora de RPG do Brasil!



Ou ouça online a partir do nosso player no Castbox:



Não se esqueça de nos seguir no Twitter, no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no universo do RPG e da Cultura Pop.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits, fake news e achismo.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.