• Dan Profirio

Território Lovecraft: Horror Cósmico e Racismo nos Anos 50

Atualizado: Ago 28

Anunciada como uma série que irá estrear em Agosto pela HBO, com produção de Jordan Peele (Corra, Nós) e JJ Abrams (Lost, Super 8, Star Trek), o livro do autor Matt Ruff mistura o horror cósmico de H. P. Lovecraft com os monstros humanos dos Estados Unidos dos anos 50.

Atticus, o protagonista do primeiro conto do livro, é um jovem negro na América segregada. Veterano da Guerra da Coréia, ele volta para sua cidade natal após receber uma carta de seu pai, que o informa que foi atrás de um segredo da família. O jovem então parte em uma jornada pelo sul do país junto com seu tio, editor do Guia de Viagem Segura para Negros, e sua amiga de infância Letitia. Todavia, acabam envolvidos em uma trama cheia de sociedades secretas, portais para outra dimensão e intolerância.


Dividido para funcionar tanto como uma antologia de contos, na qual cada conto apresenta um personagem e seu encontro com o sobrenatural, quanto como uma novela, em que todas as histórias são interligadas e influenciam o desfecho.


H. P. Lovecraft, autor das obras das quais Atticus é fã confesso, é conhecido por ser o mestre do terror, pelas palavras rebuscadas e criaturas viscosas e tentaculares... mas também pelo racismo inserido em sua obra. O jovem inclusive é advertido pelo pai, em um trecho do livro, sobre o autor, mas ainda assim continua fascinado pelo mundo criado por Lovecraft.



Tenso e ainda assim cheio de momentos divertidos, o livro dá a oportunidade a um grupo de protagonistas excluídos do gênero do horror para brilhar. E por conhecerem e serem aficionados pelo gênero, eles o subvertem brilhantemente. O suspense nos deixa ainda mais curiosos para saber: "Aquele homem com a tocha está possuído por alguma criatura sombria? Ou somente cego pela intolerância?".


Território Lovecraft foi publicado no Brasil em capa dura pela editora Intrínseca.


Ficha Técnica


Titulo: Território Lovecraft

Autor: Matt Ruff

Numero de Paginas: 352 páginas

Editora: Intrínseca

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.