• Isabelle de Paula

Seis livros contemporâneos para leituras leves

Atualizado: Abr 4

Na modernidade em que vivemos, a vida de grande parte das pessoas costuma ser agitada e repleta de preocupações e, no ano de 2020, as coisas estão mais inquietantes que o corriqueiro. Nessa lista, trago para os leitores obras com histórias envolventes e acolhedoras.


1. Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo


A obra de Benjamin Alire Sáenz publicada em 2012, é sobre amizade, juventude, família, amadurecimento e amor. Aristóteles e Dante são os opostos um do outro, porém, em um verão, são ligados inesperadamente e começam uma amizade especial que muda suas vidas como nunca imaginaram, fazendo com que os dois descubram mais sobre si mesmos de formas diferentes e, ao mesmo tempo, semelhantes. Um livro capaz de fazer o leitor se sentir compreendido e muito próximo dos personagens, despertando todo tipo de sentimento em quem ama um romance coming of age e que se tornou significativo para muitas pessoas que o leram.



2. Amor & Gelato

Escrito por Jenna Evans Welch e publicado em 2016, o romance jovem adulto conta a história de Lina que, após a morte da mãe, vai para a Itália realizar o último pedido da mesma: que ela conheça seu pai. Então, Lina se encontra no cenário da afamada região Toscana, morando com um homem que nunca tinha visto na vida, em uma casa situada no terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial. Apesar de todas belezas e iguarias incríveis, a garota não vê a hora de ir embora do país europeu, até que encontra o antigo diário da mãe onde se depara com uma complexa história de amor que pode explicar suas origens. Uma narrativa confortável, que pode fazer o leitor se sentir acolhido mesmo quando o assunto for um coração partido.



3. Rádio Silêncio

O livro da autora Alice Oseman publicado em 2016, acompanha Frances, uma garota estudiosa e esforçada. Todos pensam que seu único objetivo é entrar para uma faculdade de elite e, para ela, não existe nada que ficará em seu caminho – nem mesmo a pessoa que ela realmente é. Na realidade, estudar não é o único interesse da garota e, entre eles, está escutar um podcast chamado Universe City e até desenhar fanart dos personagens – detalhe: ninguém sabe quem é o criador. Porém, tudo começa a mudar quando a garota se aproxima de seu vizinho Aled. Dividida em estações, a obra mostra como as relações com outras pessoas podem impactar nossas vidas de maneiras decisivas e mostra que ninguém está sozinho com suas incertezas e inseguranças.


4. Vermelho, branco e sangue azul


A ficção de Casey McQuiston publicada em 2019, conta o que pode acontecer quando o filho da presidenta dos Estados Unidos se apaixona pelo príncipe da Inglaterra. Alex, o queridinho da mídia norte-americana, e Henry, o príncipe mais adorado do mundo, são constantemente comparados um com o outro e não se suportam. Após um acontecimento vergonhoso que acaba estampado em todos os jornais globalmente, ambos são obrigados a passar um fim de semana juntos fingindo ser melhores amigos, porém, inesperadamente, essa relação evolui para algo muito maior que parece impossível de dar certo. Um romance doce e envolvente que pode aquecer o coração dos leitores.



5. A lógica inexplicável da minha vida

Escrito por Benjamin Alire Sáenz (o mesmo autor de Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo) e publicado em 2017, acompanha Salvador, que levava uma vida tranquila com seu pai adotivo e sua melhor amiga Sam, mas, chegando ao último ano do ensino médio, o garoto se vê em meio a mudanças das quais não tem nenhum controle. Com ímpetos de raiva que não costumava sentir, o luto repentinamente fazendo parte de sua vida e o fato de seu pai estar se reaproximando de um ex-namorado, Salvador, questionando sua própria origem e identidade, passa a procurar uma lógica para sua vida. Um livro que pode ser resumido nas palavras amor, amizade, família, crescimento e solidão.



6. Eu te darei o sol

Escrito pela autora Jandy Nelson e publicado em 2014, foi considerado um dos Dez Melhores Livros para Jovem Adultos do mesmo ano segundo a revista Time. A história é narrada pelos irmãos Noah e Jude que, apesar de serem gêmeos, possuem personalidades muito distintas – as duas narrações ocorrem em diferentes linhas de tempo: Noah aos seus 13 anos e Jude aos 16. Os dois tinham uma relação forte até que a competição pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que muda para o bairro, por uma vaga na melhor escola de arte da cidade e, enfim, uma perda trágica, os separam definitivamente. Uma obra que fala de tudo um pouco: companheirismo, traição, família, amor, arte, astrologia, misticismo e mais uma imensidão de coisas, sendo capaz de fazer o leitor rir, chorar e sentir tudo ao mesmo tempo.

otageek amazon prime .jpg