• Vitor Guimarães

Saque sua espada e desbrave a era hiboriana com Conan

Atualizado: Jul 16


“Bem-vindos à era hiboriana! Muitas aventuras e perigos os esperam nessas terras há muito esquecidas, então peguem suas espadas e preparem-se.”



Conan da Ciméria, o Bárbaro de Bronze, Cimério, Rei Conan ou apenas Conan... Acho que todos que gostam de histórias em quadrinhos ou de filmes de brucutus dos anos 90 já ouviram esse nome de algum jeito antes. Mas agora, que tal ver um pouco mais sobre esse mundo?


"O todo poderoso Conan"

Conan nasceu no meio de um campo de batalha na Ciméria, um lugar fictício e selvagem correspondente ao que hoje seria o norte da Europa. O bárbaro foi um grande aventureiro, além de ladrão, mercenário, pirata e até rei. Sendo um autêntico bárbaro com o seu tamanho colossal e braços parecendo duas bolas de aço, ele possuía uma força extrema, mas mesmo assim demostrava uma alta inteligência em batalha.


Porém, outra coisa que é realmente mais interessante na história de Conan é o período no qual vivia, chamado de era hiboriana. Essa, por sua vez, é ambientada depois do colapso de Atlântida. Porém, de acordo com o próprio Robert E. Howard, criador do personagem, não se tem lembrança ou sequer registro desse período e, por isso, ele pode ser considerado um passado alternativo. Em suma, o momento é conhecido por suas masmorras, bruxas e monstros, isto é, um mundo de aventuras e perigos.


" A era hiboriana a seu total esplendor"

Como já citado, Conan veio da mente criativa de Robert E. Howard, o qual queria um novo personagem, sendo publicado pela primeira vez em 1932. E mesmo que o cimério tenha perdido seu criador, já que Howard acabou cometendo suicídio em 1939, ele ainda tem as suas histórias publicadas até hoje, já tendo passado por duas ou três editoras diferentes.


As histórias, aliás, são violentas, aventurescas e épicas, sempre com o bárbaro se aproximando de uma aventura. Os escritores optaram por narrá-las sempre de forma heroica, mas uma das coisas que me incomodam um pouco é a forma como são contadas de forma atemporal, como relatos da vida de Conan. Hora ele tem 22 anos de idade, e em outros momentos tem 30, assim como em algumas histórias ele é rei, e em outras pirata, mercenário... e por aí vai.



Não há muito mais o que falar sobre o mundo de Conan, já que é mais interessante ler e aprender as próprias histórias dos lugares e sua política. Portanto, recomendo fortemente que leiam para terem suas próprias experiências e se aventurarem nesse mundo. Então levem suas espadas e boa sorte!


Leia também:
Entrevista com Mauricio de Souza  


Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter,  no Facebook e no Instagram.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.