• Vitor Guimarães

RPG | Karyu Densetsu - queime sua alma, fortaleça os seus laços e enfrente o dragão de fogo


Laços são um sentimento forte para com alguém ou alguma coisa, seja ela qual for, podendo ser amor, amizade ou ódio. Esses sentimentos nos fortalecem e são a essência do sistema “Karyu Densetsu”.



Mesmo que o nome seja japonês, o sistema é nacional e foi escrito por Thiago Rosa e Nina Bichara. Ele é feito com base em dados de 6 lados, ou D6s, e trata sobre um mundo parecido com o nosso, mas ao mesmo tempo diferente.


Os pontos diferentes começam no ano de 1999, quando um monstro de fogo simplesmente apareceu e começou a destruir tudo em seu caminho. O exército foi chamado para a tarefa de impedir o tal monstro, mas infelizmente não obteve sucesso.



O evento acabou ficando na história com o nome de “O desastre de 99”, no qual o monstro agora apelidado de Ifrit destruiu metade do mundo. Porém, felizmente o chamado círculo do dragão conseguiu rituais para reunir nagen e derrotar a criatura.


Mas como nem tudo são flores, logicamente as pessoas do círculo não foram capazes de se livrar totalmente da criatura e por isso outros Yuuzas, usuários de Nagen, vieram e finalmente a findaram. Com o mundo novamente em paz, ele pôde então ser reconstruído e novas alianças surgiram.


Bom, essa é a base do cenário e sistema do jogo, o qual eu acho interessante pela dinâmica de um mundo de luz com pontos de trevas, enquanto no caso de outros sistemas o mundo é trevas e vocês são os pontos de luz que trarão de volta a esperança.



Leia também 
OtageekCAST #25 RPG 01 - A morte de Bruno Stephens
OtageekCAST #27 | Vamos falar sobre Tormenta com Rogério Saladino da Jambô Editora

Agora, outro elemento que eu acho fantástico no sistema são os mangás Seinen de ação (não confundir com os shounens), nos quais os sentimentos falam mais alto e lhe dão força, assim como os laços que você mesmo criou na história de seu personagem.


Enfim... eu poderia passar horas falando sobre o sistema aqui, mas a ideia não é essa, e sim que você o conheça e se anime para dar uma olhada mais aprofundada no mesmo, o que eu recomendo fortemente que faça. Afinal, é sempre bom ajudar o cenário nacional de RPGs.



Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter,  no Facebook e no Instagram. 

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.