• Vitor Guimarães

RPG | 7º Mar - vista o seu melhor chapéu de penas, saque sua espada e vamos ser heróis


“Bem-vindo ao mundo de Théa! Pegue seu melhor penacho, prepare suas armas e suba em um navio. Esteja pronto para descobrir o 7º mar.”



Já tem algum tempo que não postamos nada sobre RPGs de mesa por aqui, então vou fazer mais uma postagem, dessa vez sobre um sistema muito legal chamado de 7º mar. Eu o conheço há algum tempo, mas apenas agora apareceu uma oportunidade de falar dele.

7°mar, pelo que pude sentir, trata-se de um sistema que eu chamo de Storyteller, ou contador de histórias.


Muita gente pensa que é um sistema de piratas, mas isso não é totalmente verdade: ele é de um estilo de filme chamado de “ Capa e Espada”. Tá, mas o que isso significa? Bom, o termo original vem de Swashbuckler, que em uma tradução literal seria algo como “espada e escudo” ou fanfarronice.


Não sabe o que seria esse estilo? Vamos lá... ele consiste em um herói o qual esbanja heroísmo, além de alta camaradagem entre os seus companheiros, brigas em bares com brutamontes, muitos malabares e cafonice. Existem alguns exemplos de filmes, como o primeiro Piratas do Caribe, todos os filmes do Zorro, Os Três Mosqueteiros, etc.



O RPG se passa no mundo de Théa, algo próximo da Europa do séc. XV, XVI ou XVII. Nesse lugar, tudo é completamente sombrio e todos são maus, mas você é o herói. Por mais que seja ainda mais divertido embarcar em uma nau e desbravar os mares de Théa, o sistema não é focado nisso, já que é simplesmente uma história de heróis tentando limpar o mundo da maldade de um grande vilão.



Agora, entrando em questões mais mecânicas e de conhecimento, nesse mundo temos as potências cujos nomes fictícios são Avalon, Castilla, Montaigne, Eisen, Highlands Marshes, Inismore, Confederação Sarmatiana, Ussura e Vestenmennavenjar. Temos também a nação dos piratas, mas ai já entram outros detalhes que fogem da proposta de ser um herói. E uma das coisas mais interessantes mesmo é a rolagem feita à base de apostas, somando atributo e perícia.


Enfim... a grosso modo, o sistema é esse. Não vou entregar tudo de bandeja, afinal ,quero que vocês deem uma olhada nele com calma e o joguem, pois o mar recompensa os audaciosos e afortunados.


Leia e escute mais sobre RPG 
- OtageekCAST #25 RPG 01 - A morte de Bruno Stephens
- OtageekCAST #27| Vamos falar sobre Tormenta com Rogério Saladino da Jambô Editora


Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter,  no Facebook e no Instagram. 




O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits, fake news e achismo.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.