• Vitor Guimarães

RPG | 3D&T – Vamos salvar Tóquio... pela terceira vez

Atualizado: Set 2


Um sistema simples, divertido e ideal para quem quer começar a jogar RPG.



Um aviso: se você não gosta de anime e RPG, é melhor ficar o mais longe possível de 3D&T. Com a proposta de ser um sistema genérico, ele usa apenas o sistema 1d6 e não possui um cenário "principal", diferente de, por exemplo, o 7º Mar e Tormenta - os quais já foram apresentados aqui no site.


3D&T é a sigla para “Defensores de Tóquio 3ª Edição”, um sistema nacional divertido e interessante principalmente por sua mecânica de vantagens e desvantagens e pontos para montar o personagem. O mais legal desse sistema é a inexistência de classes e de uma tabela de armas. Seu personagem entrará em alguns dos papéis de combate como "atacante", "tanque", "dominante" e "baluarte".


Em relação aos cenários, por não oferecer um principal, poderia até considerar o de Tormenta, mas prefiro não pensar assim, já que esse cenário fica mais legal para o seu próprio sistema.


Há outros cenários que considero mais interessantes. Um deles - e de longe o meu favorito - é o Brigada Ligeira Estelar. Esse possui espadas de energias, robôs gigantes, intriga política, novela mexicana e, ainda, uma ameaça alienígena. É difícil não gostar.



Temos também o Super Mega City, do livro de cenário Mega City, com referências a super-heróis com habilidades incríveis, contando inclusive com seus próprios heróis e super-equipes.


Temos também o Torneio das Sombras, cenário voltado para artes marciais com direito a poderes especiais, “magias” sendo disparadas (acho que Street Fighter tem uma pequena influência aqui), uma megacity futurista com Robot Masters/Mavericks, um grande vilão a ser combatido e robôs hackeados que quebram todas as leis de Issac Asimov.


Leia também: 
OtageekCAST #25 RPG 01 - A morte de Bruno Stephens
OtageekCAST #27 | Vamos falar sobre Tormenta com Rogério Saladino da Jambô Editora
RPG | 7º Mar - vista o seu melhor chapéu de penas, saque sua espada e vamos ser heróis

Por último, mas não menos importante, Mega City oferece o cenário Crônicas de Nova Memphis, com uma proposta mais sombria, referências a Vampiro, Máscara e Lobisomem. Temos um apocalipse narrando uma guerra entre essas criaturas sobrenaturais contra algo que os mortais não podem ver.


Todos esses são mini-cenários encontrados no livro de Mega City, o qual conta também com um cenário de pessoas normais vivendo vidas normais na metrópole chamada de "A cidade das cidades".



Esse é um sistema simples que pode ser facilmente jogado. Seu livro base é disponibilizado de forma gratuita no próprio site da Jambô Editora. Acho um sistema divertido de jogar e de fácil acesso, já que os dados são pegos em literalmente qualquer jogo de tabuleiro.


Se quer começar a jogar RPG de mesa, recomendo iniciar por esse. Agora pegue os seus dados e se prepare para salvar Tóquio mais uma vez!



Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram. 

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.