Review | "Invasão Espacial" e a Base Aérea de Alcântara

Atualizado: Set 28


No dia 13 de Setembro, o 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos, chamado Entretodos, começou trazendo 5 categorias de curtas. Hoje vamos falar sobre o curta "Invasão Espacial".

(Fonte: Curta Invasão espacial)

Para muitos, a corrida espacial afetou apenas grandes nações como Estados Unidos, Rússia ou China, porém nos anos 80 o Brasil também sofreu. Muitas comunidades centenárias sofreram com a chegada da base da Força Aérea Brasileira, inaugurada em 1° de Março de 1983 na cidade de Alcântara. Ela está localizada em um local estratégico, próximo à linha do equador.


O curta conta a história dessa cidade hoje sofrendo com as ações da base aérea e seus lançamentos de foguetes: o corte da cabeceira do rio, a tomada do litoral, um acidente que causou a morte de 21 técnicos na base e a tristeza do povo que hoje, após mais de 30 anos da inauguração da base, é tratado com total desprezo.


Atualmente, a base de Alcântara é o segundo maior centro de lançamento de foguetes do mundo, mesmo nunca enviando um satélite sequer para o espaço. O impacto nas comunidades foi enorme, sendo em grande parte comunidades quilombolas. Infelizmente, o Brasil assinou um tratado com os Estados Unidos para utilizar o local para lançamentos, mas tomara que esse documentário ajude a salvar as comunidades quilombolas que ainda existem no local.

Conteúdo recomendado:

O curta está disponível no Vimeo pelo perfil do Festival Entretodos. O 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos acontece do dia 13 até o dia 26 de Setembro.


Sinopse: Eles vieram de fora, entraram na cidade e seduziram o povo. Tentaram agradar a todos, mas ninguém entendia os seus planos. A comunicação era por acenos e gestos. Aos poucos, comunidades centenárias foram retiradas do seu território para dar lugar a planos espaciais. É difícil saber o que é ficção e realidade nessa localidade escondida no interior do Brasil. Invasão Espacial é um drama de realismo mágico absurdo, mas bastante real.


ANO

2019


IDIOMA

Português


LEGENDA

Português


DIRETOR

Thiago Foresti


PRODUÇÃO

Attilio Zolin, Augusto Dauster, Thiago Foresti


FOTOGRAFIA

Attilio Zolin, Augusto Dauster, Thiago Foresti


EDIÇÃO

Thiago Foresti, Daniel Sena


GÊNERO

Documentário


ASSUNTO

Cultura; Tradição; Direito à moradia


__________________________________________________________________________________


Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos ou ouvir o nosso podcast. Nesta semana comentamos sobre os indicados ao Emmy 2020.



Apoie o Jornalismo Cultural seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg