• Sabrina Ventresqui

Crítica Sem Spoilers | Utopia

Atualizado: Nov 1


Criada e roteirizada por Gillian Flynn, mente brilhante por trás dos best sellers Garota Exemplar e Objetos Cortantes. A série é estrelada por John Cusack, Ashleigh LaThrop e Dan Byrd.


Divulgação: Amazon Prime Video

Confira a sinopse: Em Utopia, um grupo de jovens adultos que se encontram on-line obtém uma história em quadrinhos de culto underground, a qual não apenas os aponta como alvos de uma sombria organização estatal profunda, mas também os sobrecarrega com a perigosa tarefa de salvar o mundo.


A série não chegou em um momento ideal. Apesar de não parecer, ainda estamos enfrentando uma pandemia. Ironicamente, Utopia aborda inúmeros acontecimentos reais (e fictícios) sobre as grandes doenças e pragas que acometeram a humanidade.


Chega a ser bizarro assistir a série exatamente nesse momento que estamos vivendo, porque passa a sensação de que o mundo atual saiu diretamente de um livro de ficção científica.


Desde a abertura, notamos mensagens subliminares e referências a doenças as quais já conhecemos e eventos que colaboram com a decadência do planeta. Se prestarmos atenção, podemos ver aquecimento global, desmatamento, brutalidade policial, exploração de petróleo, entre outros.


Divulgação: Amazon Prime Video/Adoro Cinema

Além da conspiração presente no quadrinho, a série também aborda os dramas pessoais dos personagens. A coisa fica séria quando um grupo de pessoas desesperadas para obter “Utopia” e desvendar seus segredos cruza o caminho dos personagens Becky (Ashleigh LaThrop), Sam (Jessica Rothe), Wilson Wilson (Desmin Borges), Ian (Dan Byrd) e Grant (Javon "Wanna" Walton).



Conteúdo Relacionado:


A série tem um ritmo frenético e a trama se desenrola rapidamente. Aconselho, inclusive, a não se apegar tanto aos personagens e nem se deixar levar pelas primeiras impressões, pois você pode se surpreender... tanto positiva quanto negativamente.


Alguns dos plot twists são, de fato, surpreendentes. Em contrapartida, a série não escapa das falhas no roteiro e se mostra um pouco previsível.


Particularmente, uma das coisas que me incomodou bastante foi o fato de que os protagonistas deveriam ser experts em procurar respostas no quadrinho. Porém, quem descobre uma das grandes sacadas da série é uma personagem secundária que sequer tem conhecimento sobre a HQ. Nenhum dos outros foi capaz de perceber a pista escondida em “Utopia”.


Divulgação: Amazon Prime Video/Adoro Cinema

Apesar dos eventuais problemas, ainda é uma série que prende sua atenção. A cada episódio assistido, você fica ansioso para o próximo e para descobrir o que está por vir. No começo, a série pode parecer confusa, mas com seu desdobrar as dúvidas são sanadas e tudo começa a fazer sentido.


Utopia também não economiza no elemento gore e possui cenas com bastante violência e sangue. Além disso, o drama termina com o cliff hanger intrigante, o qual te faz teorizar sobre os rumos que a série irá tomar.


E se você é apressadinho e/ou curioso, Utopia também tem uma versão britânica, mas foi cancelada após duas temporadas. A série foi exibida originalmente entre 2013 e 2014 pelo Channel 4.

Utopia é um prato cheio para os amantes de ficção científica e teorias da conspiração. A série possui 8 episódios e pode ser assistida no serviço de streaming Amazon Prime Video.


Se interessou? Assista o trailer:



Os clientes do Brasil podem experimentar Prime com o teste gratuito de 30 dias da Amazon e, em seguida, ingressar como assinantes por R$ 9,90 por mês ou com um desconto de 25% no pagamento anual de R$ 89,00.

Para assinar ou iniciar uma avaliação gratuita do Amazon Prime, clique aqui.

Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos e ouvir o nosso podcast!



Apoie o Jornalismo Cultural seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.
otageek amazon prime .jpg