• Heloiza "h1za" Coelho

Review | Saint Onii-san, um anime sobre Buda e Jesus

Atualizado: há 2 dias


E se uma figura religiosa fosse um de nós? Poderíamos vê-los indo na padaria, pegando um ônibus ou até mesmo pagando o aluguel.


Leia também:
Review | Cells at Work!


O que aconteceria se Jesus e Buda dividissem um apartamento juntos? Esse é o conceito por trás do Saint-Oniisan (Saint Young Men), criado por Hikaru Nakamura. Trata-se de uma sitcom espiritualista que traz divindades tirando um tempo de folga em histórias cotidianas que funcionam como uma analogia para a condição humana, mas com milagres acidentais.


O fundador do cristianismo pode acidentalmente transformar uma piscina em vinho e a figura budista tem que afastar hordas de animais fofos que insistem em persegui-lo.


Não é uma crítica à religião


Nas mãos de Nakamura, o que temos é um olhar gentil e afetuoso sobre a , e você não precisa ser religioso para perceber isso. Temos um par de simpáticos protagonistas que parecem completamente humanos. Jesus e Buda são retratados como tão bem-intencionados e confusos quanto o resto de nós. Apesar de todas as suas experiências e conhecimentos, eles ainda lutam para entender o seu lugar no mundo.


A relação entre os dois é platônica e calorosa - ambos acomodam a religiosidade um do outro. Nenhum deles tem um destaque maior de acordo com suas crenças, nem afirmam que sua teologia é a única religião verdadeira. Eles são amigáveis ​​e não julgam os mortais que encontram.



Lançamento em outras mídias

Apesar do lançamento em 2006, o mangá tomou grande notoriedade graças a uma adaptação de anime que começou em 2013, com duas animações de vídeo originais (OVAs) seguidas por um longa-metragem que foi um sucesso nas bilheterias.


O sucesso Saint-Oniisan ganhou inclusive uma versão live-action. É interessante ver como o tom do mangá transita para a ação ao vivo.



Saint-Oniisan é um dos animes mais emocionantes e importantes dos últimos anos. Isso nos lembra como é urgente ter uma arte que nos remita à necessidade de uma coexistência pacífica, de olhar para o dogma do passado e abandonar nossos preconceitos em favor de algo mais alegre. Se Jesus e Buda podem se dar bem, por que o resto de nós não pode?



Leia também:
Review | BNA: Brand New Animal


Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.