• Sabrina Ventresqui

Review | As três gerações de “Uma Receita Familiar”


O curta faz parte do 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos, o Entretodos, que acontece do dia 13 ao dia 26 de Setembro.


Cena de Uma Receita Familiar

Uma Receita Familiar” é um curta-metragem argentino de 2018, dirigido por Lucía Paz. O filme narra a história de três gerações de mulheres que, enquanto cozinham o jantar, revelam um pouco de suas vidas e comentam assuntos considerados tabus.

Apesar de ter apenas 11 minutos de duração, o curta consegue explorar dilemas pertinentes ao público feminino. Dentre os temas abordados está o conceito de que o prazer feminino ainda sofre repressão devido ao machismo.


Principalmente porque as mulheres não são ensinadas e nem estimuladas a conhecerem seus próprios corpos, a masturbação feminina ainda é tida como tabu ou como algo imoral, que “não é coisa de menina”. Em contrapartida, a masturbação e o prazer masculinos são amplamente debatidos e estimulados desde a pré-adolescência.


Cena de Uma Receita Familiar

Além do prazer feminino, "Uma Receita Familiar" também fala um pouco sobre outro tabu: o da sexualidade na terceira idade. Junto com a questão da libido, o filme fala sobre o processo de autoconhecimento de umas das personagens, a qual finalmente consegue se libertar e viver o romance que sempre mereceu mas que lhe foi negado pelas imposições da época quando era jovem.

Uma Receita Familiar” é um curta muito interessante e vale a pena conferir.


Clique AQUI para acompanhar todos os filmes do festival.


Leia mais sobre:
She-Hulk | Kat Coiro foi escolhida como diretora de vários episódios da série
Viúva Negra e Yelena se juntam contra o Treinador em novas fotos
She-Hulk | Tatiana Maslany vai interpretar a personagem na nova série da MARVEL


Apoie o Jornalismo Cultural seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg