• Marcos Costa

Representatividade : 5 Personagens Trans das HQs


Todo mundo sabe que as histórias importam, e elas têm sido usadas muitas das vezes para capacitar e humanizar as pessoas muito antes da civilização moderna. Através delas, aprendemos e desenvolvemos empatia e criamos meios para imaginar as nossas próprias histórias.



É por isso que no mundo de hoje, séries, filmes e games têm abordado histórias de diversos temas, sobre as mais diversas pessoas. É claro, não poderia faltar a representação de pessoas trans. Por isso, reuni uma lista de alguns personagens transexuais das HQs em homenagem ao mês do Orgulho LGBTQ+.


1. COAGULA


Kate Godwin , ou Coagula, é uma das primeiras personagens transgênero nos quadrinhos e até então a única super-heroína trans da história da DC. A personagem é membro da Patrulha do Destino e foi criada pela escritora Rachel Pollack, uma escritora transexual que já escreveu mais de 6 romances e tem mais de 20 livros publicados, sendo grande parte deles direcionada à diversidade.


Na HQ, Coagula é uma ex-prostituta que ganhou suas habilidades após "dormir" com Rebis, que é um ser radioativo. Depois da experiência, Kate foi capaz de solidificar líquidos e dissolver matéria apenas com o toque.

2. WANDA MANN


Personagem das histórias em quadrinhos do selo Vertigo da DC Sandman, de 1989. Na saga, a personagem Wanda Mann foge para Nova York ainda na adolescência por falta de compreensão de seus familiares, para conseguir sua liberdade.


Wanda se mudou para um prédio, onde tinhas suas aventuras e conheceu sua melhor amiga, a Barbie. Por fim, ela acaba conhecendo uma senhora e se tornando também sua amiga, depois de a mesma demostrar simpatia dizendo que ela se parece com seu neto... uma cena muito linda de se ver.



Entretanto, uma tempestade classificada como furacão Lisa acaba por passar pela cidade, destruindo o prédio. Na ocasião, Wanda morre para salvar a vida de sua amiga. Depois do acidente, a personagem Morte aparece para buscar Wanda, que aparece agora em sua real forma feminina.



3. KOI BOI


Trata-se de um super-herói universitário da Marvel, que usa uma camiseta laranja como seu traje e tem a capacidade de falar com os peixes, além de um corpo desenvolvido para condições subaquáticas. Devido aos seus músculos aprimorados, possui super velocidade na água.

Koi Boi, ou Ken Shiga, é um estudante de ciência da computação e homem trans, asiático-americano, que combate o crime com seus parceiros do  Squirrel Girl e sua colega de quarto, Nancy Whitehead .

4. LORD FANNY


A personagem é uma das protagonistas da HQ “Os Invisiveis”, do selo Vertigo da DC, de 1994. Além de uma mulher trans e para a surpresa de todos, ela é brasileira. Hildes Morales ou Lord Fanny, como é conhecida, nasceu no Rio de Janeiro e foi criada por sua avó desde criança como uma menina, pois a mesma precisava de uma herdeira para sua linhagem de bruxas.



Lord opta então por seguir a deusa da obscenidade como guia, e como consequência entra de cabeça no mundo da prostituição. Tudo muda quando a mesma é estuprada em um clube noturno, gerando um trauma que quase a leva ao suicídio. Depois disso, ela é resgatada pelo grupo anarquista ”Os Invisíveis" e desenvolve seus poderes, que são ligados ao xamanismo.

5. SERA


Inicialmente, Sera era uma das Arcorites, raros anjos machos de Hevem. Esses anjos não tinham asas e eram mantidos pelos Hierofantes no interior de um templo rezando pelos anjos mortos, os quais não tinham alma. No entanto, Sera se identificava como fêmea e a curiosidade a levou a praticar a magia secreta dos Hierofantes.



Suas habilidades são resistência, invulnerabilidade aprimorada, super força, imortalidade, além de mostrar que é mestre em magia. Notícias indicam que Sera poderá ser a primeira personagem transexual do MCU.


Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter,  no Facebook e no Instagram.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.