• Isabelle de Paula

Quino, criador de Mafalda, morre aos 88 anos


A morte do cartunista argentino foi informada pelo editor Daniel Divinsky. Quino foi o criador da personagem Mafalda, uma garotinha de 6 anos preocupada com a humanidade.


23 de outubro de 2014. Quino ao lado de Mafalda, sua personagem mais famosa. Foto: Europa Press.

Quino, criador de uma das personagens mais famosas de tirinhas do mundo, Mafalda, morreu mas 88 anos, confirmou o editor Daniel Divinsky em sua conta no Twitter.


"Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele", escreveu Divinsky.

A causa da morte não foi oficialmente divulgada. De acordo com a imprensa argentina, Quino sofreu um acidente vascular cerebral recentemente.


As histórias em quadrinhos de sua personagem Mafalda foram traduzidas para mais de 30 idiomas. A mesma completou 56 anos nesta segunda-feira (29). A garotinha fictícia de 6 anos de idade ficou conhecida por seu espírito filantropo, sua vontade de combater os problemas sociais e sua aversão por sopa.


Mafalda virou protagonista de um filme de animação lançado em 1982, Mafalda - O Filme. Com seu sucesso, outros personagens das tirinhas também se tornaram notáveis como Susanita, Monolito, Guille, Filipe e Libertad.


No ano de 1973, Quino tomou a decisão de não desenhar mais Mafalda após quase 2 mil tirinhas produzidas, porém, o artista seguiu criando histórias com teores políticos, criticando, maioritariamente, a desigualdade social e a opressão.


Leia também:


Apoie o Jornalismo Cultural seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg