PS5 vs Xbox Series X: Tudo sobre os consoles da nova geração

Você deve estar se perguntando... em qual console da próxima geração eu devo investir? É uma pergunta difícil. Tanto a Sony quanto a Microsoft estão prometendo consoles com gráficos incríveis, performance muito rápida, visuais em 8K e jogos exclusivos.


A boa notícia é que você vai ter um bom tempo para pensar: o Xbox Series X e o Playstation 5 serão lançados perto do natal de 2020. Agora que essa guerra de consoles começou, qual deles será melhor pra você?


Temos informações o bastante para começar a comparar as duas máquinas, e estamos aqui pra dividir tudo que sabemos. Então vamos lá...


PS5 vs Xbox Series X: Preço



Nada foi confirmado ainda, porém um vazamento anônimo diz que o PS5 vai ser vendido a $499. Só para uma breve comparação, o primeiro PSOne e o PS2 foram vendidos no seu lançamento a U$299, o PS3 foi vendido a $499 e o PS4 a $399.


Sabendo que o Xbox Series X não está muitos anos-luz de distância em termos de especificações, estamos esperando preços competitivos, algo na faixa dos $499.


E sim, vai sair caro mesmo, porém existem rumores da Microsoft estar trabalhando em uma versão totalmente digital, o Project Lockhart. A indústria de jogos prevê que uma versão sem leitor de blue-ray do Xbox Series X seria lançada mais ou menos no valor de $399. Se realmente for verdade, ele seria o console mais barato da nova geração.



PS5 vs Xbox Series X: Design


(fonte: Microsoft)


O design do Xbox Series X já foi revelado pela Microsoft em 2019. Ele não parece ser muito diferente de um gabinete de um desktop em torre preto, bem diferente do Xbox One. Ele pode ser utilizado tanto na vertical como na horizontal. Suas medidas são 31.1 x 15.1 x 15.1 cm. Vai pesar perto dos 4,5 kg e vai trabalhar com um cooler de 130 mm, que vai puxar o ar de baixo pra cima, dissipando o ar quente acima do console.


Já a Sony não revelou ainda o design do seu novo console, porém não deve demorar muito. David Scott Jaffe, um antigo desenvolvedor de God of War, fez um tweet dizendo que esse seria “o pior segredo que ele já guardou”.


No último ano, o site Let’s Go Digital criou algumas ideias baseadas no kit de desenvolvimento do PS5. E, mais recentemente, Falcon Design 3D criou algumas imagens incríveis baseadas nas fotos que vazaram do que supostamente seria o PS5.


(fonte: twitter.com/Falcondesign3D)



PS5 vs Xbox Series X: Especificações



(fonte: Microsoft)


Tanto a Microsoft quanto a Sony apresentaram todos os detalhes sobre seus consoles, e ambos serão incríveis. O Playstation 5 e o Xbox Series X vão ter o mesmo “cérebro”: ambos vão utilizar o processador AMD Zen 2 capazes de gerar gráficos em incríveis 8K.


O Playstation 5 virá com um processador 8x AMD Zen 2 Cores de 3.2GHz, enquanto o Xbox Series X terá um processador 8x AMD Zen 2 Cores de 3.8.


Já o Xbox Series X mostra todo seu poder de fogo com 52 Core Units RDNA de 1.825GHz, sendo capaz de incríveis 12,1TFLOPs. Já o Playstation 5 vem com 36 Core Units RDNA de 2.23Ghz, assim com 10,3 TFLOPs.


No quesito memória RAM, ambos contam com 16GB de memória GDDR5, sendo o Xbox Series X com 10GB em 5560GB/s e 6GB em 336GB/s. O PS5 utiliza os 16GB de RAM em 448GB/s.


Os dois consoles vão contar com o recurso de ray-tracing, uma tecnologia utilizada em PC Gamers "mid-high". Esse recurso faz com que seja simulado qual o caminho que os fótons de luz percorreriam em ambientes virtuais, tornando-os, assim, os mais reais possíveis.


No quesito armazenamento, o Xbox Series X virá com SSD NVME Custom de 1TB, com velocidade de transferência padrão (I/O) de 2.4GB/s e de 4.8GB/s por compreensão de Hardware. O Xbox Series X vai aceitar um cartão de memória feito em parceria com a Seagate, de 1TB.


Enquanto isso, o Playstation 5 vem com um SSD Custom de 825GB, com velocidade de transferência padrão (I/O) de 5.5GB/s e podendo alcançar incríveis 9GB/s por compreensão de Hardware pelo Kraken.


A Sony anunciou que vai deixar um slot para um SSD NVME para expansão de memória, porém ela ainda não afirmou qual será. Na última transmissão pela E3 2020 Online, eles afirmaram apenas que teremos um slot para expansão da memória do PS5.

Vale lembrar que ambos irão aceitar HD Externo, porém serão compatíveis apenas com os jogos das gerações imediatamente anteriores.


Essa combinação de RAM e SSD deverá reduzir drasticamente ou, quem sabe, até acabar com os intermináveis loadings. De acordo com a Sony, o PS5 vai carregar um jogo “dez vezes mais rápido” que o PS4. Os jogos devem iniciar instantaneamente, e você não vai ter que esperar por pausas entre cenas ou quando entra e sai de mapas e nos Fast Travels.


Mas nem só de gráfico vivem os jogos... tanto a Sony quanto a Microsoft anunciaram grandes planos para o áudio dos consoles. O PS5 apresenta o incrível Tempest Engine, capaz de posicionar até milhares de elementos sonoros em um campo baseado nos cálculos do HRTF. Isso é responsável pela “função de transferência de sons relacionada à cabeça”, referente ao recebimento e percepção das ondas sonoras recebidas pelos nossos ouvidos e nosso cérebro, baseado na posição do som nas nossas cabeças.


E imagine só... a Microsoft também apresentou algo similar, chamado de Audio Ray Tracing. O Xbox Series X também tem um chip dedicado apenas a esse cálculo, que é parecido com o feito pelo Tempest Engine.


Esse não é um conceito novo de áudio: nos anos 90, a Creative’s EAX e a Aureal’s A3D fabricavam algo semelhante. Você encontrava esse recurso em muitas placas de áudio, mas com o temo ele acabou morrendo junto ao desenvolvimento das placas de áudio para PC.


O áudio 3D vai funcionar muito bem se você estiver utilizando headphones, seja no Xbox Series X ou no Playstation 5. O arquiteto da Sony, Mark Cerny, disse que estão trabalhando para que, mesmo com um home ou as uma soundbar, seja possível ter uma experiência do que o Tempest Engine pode fazer.



PS5 vs Xbox Series X: Controle




O controle do Xbox Series X já foi anunciado durante o The Game Awards 2019, e não é muito diferente do controle do Xbox One S.

Agora temos um botão de Share, com função idêntica à do botão de mesmo nome do DualShock 4. A grande diferença está no D-pad, baseado no controle do Xbox One Ellite 2. O controle também é compatível com o Xbox One, e o contrário também se aplica, você poderá utilizar o controle do Xbox One no Xbox Series X.


Já a Sony ainda não divulgou o nome ou como será o novo controle do PS5, que possivelmente irá se chamar DualShock 5. Entretanto, a Sony já nos disse o que podemos esperar do novo controle: ele terá um novo sistema do Rumble, dando um retorno mais realista. A nova tecnologia vai possibilitar uma resposta mais fiel à realidade nos jogos, como por exemplo uma maior resistência do Analógico quando você estiver andando em uma superfície com mais resistência, como neve ou pântanos. Teremos também diferenças nos gatilhos, imitando a força que faríamos ao puxar a corda de um arco, por exemplo.

O controle do PS5 também vai contar com uma bateria de maior capacidade, sendo esse um dos maiores defeitos do Dualshock 4 na geração atual.



PS5 vs Xbox Series X: retro-compatibilidade


Ambos vão ter compatibilidade com jogos da geração passada, mas a Microsoft soube fazer isso do melhor modo possível. O PS5 vai ter retro-compatibilidade com os 100 jogos mais importantes do PS4, enquanto o Xbox Series X vai ter retro-compatibilidade com os jogos do Xbox One, Xbox 360 e Xbox. A Microsoft disse que, no dia do lançamento, os jogos do Xbox One já estarão disponíveis para o Xbox Series X.


(fonte: Sony)


PS5 vs Xbox Series X: games

Nós sabemos que a Blueprint Games, estúdio por trás do Uncharted e o remaster do Shadow of the Colossus, está trabalhando em um jogo grande. E também temos a Gearbox’s desenvolvendo o Godfall, previsto para ser lançado junto do PS5.


A Microsoft já revelou o Halo Infinite como jogo de lançamento do Xbox Series X juntamente do jogo Senua’s Saga: Hellblade 2, que foi anunciado na The Game Awards 2019. Hellblade 2 ainda não tem sua data de lançamento prevista.





PS5 vs Xbox Series X: Veredito


Agora vem o dilema: Playstation 5 vem com um SSD Custom muito rápido, chegando a incríveis 9GB/s de transferência com a compressão Kraken, um slot para SSD NVME e o novo Tempest Engine, nova aposta para áudio 3D da Sony. Já o Xbox Series X vem com um processador a 3.8GHz, 12TFLOPs contra apenas 10,2TFLOPs do PS5, além de memória RAM funcionando com maior frequência.


A dúvida em qual deles comprar é grande, pois ambos são consoles incríveis e, com certeza, independentemente de qual console você compre, você não vai se arrepender. Xbox Series X ou Playstation 5, Sonysta ou Caixista, a próxima geração de consoles vai ser forte, com gráficos incríveis e jogos que valem a pena jogar.


Mas e você, após saber tudo que sabemos, qual dos dois consoles você compraria?


O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.