Por que o Superman usa o uniforme preto na Liga da Justiça de Zack Snyder?

Atualizado: Ago 28


Zack Snyder deu aos fãs um vislumbre do Superman em um uniforme preto de sua Liga da Justiça - mas por que o Super-Homem abandonou o vermelho e o azul?


O Super-Homem usará um traje preto em Liga da Justiça de Zack Snyder e aqui está o porquê. Assim que Superman morreu em Batman V Superman, foi assumido que ele seria ressuscitado em Liga da Justiça. Afinal, a morte de Superman nas mãos do Apocalypse foi trazido diretamente de uma história icônica de quadrinhos em que o Homem de Aço pagou o preço final em defesa de Metrópolis.


Porém, por mais que a DC tenha feito a morte do Super-Homem em 1992, não demorou muito para ser desfeita. Superman voltou e, pelo menos inicialmente, ele ostentou uma versão distinta em preto de seu traje icônico. Era geralmente assumido que ele usaria a mesma roupa como parte de seu arco de ressurreição em Liga da Justiça, mas isso provou não ser o caso.


Mas por que o Super-Homem está usando uma fantasia preta em primeiro lugar, e como ela se encaixa na Liga da Justiça de Snyder? Para entender isso, você tem que olhar para trás, para os quadrinhos.


O que a Roupa Preta do Superman Significa nos Quadrinhos?



A morte de Superman é geralmente vista como uma das tramas mais importantes dos anos 90, e seu anúncio ganhou manchetes em todo o mundo. Os leitores modernos de quadrinhos estão acostumados com a ideia de que a morte é uma porta giratória nos quadrinhos de super-heróis, e todos os grandes eventos apresentam pelo menos uma morte de alto perfil. Mas isso era muito menos comum nos anos 90, e como resultado os fãs ficaram surpresos quando a DC anunciou a morte iminente do Superman.


O objetivo da editora era destacar a importância do Super-Homem para o mundo, mostrando que sua Terra não poderia lidar com sua ausência. Foi uma abordagem tremendamente eficaz, e é claro que culminou em um arco de ressurreição, "Reinado dos Superman".


Esta foi uma ideia igualmente inovadora: em vez de simplesmente trazer o Superman de volta dos mortos, a DC introduziu um número de super-homens potenciais, cada um dos quais encarnava um aspecto diferente de seu legado. Em uma reviravolta inteligente, nenhum dos principais competidores acabou sendo o negócio real, porque Superman é, naturalmente, mais do que a soma de suas partes. Ele não é apenas o Homem do Amanhã, o Garoto Metrópolis, o Último Filho de Krypton ou o Homem de Aço... ele é tudo isso de uma vez, e mais.



O verdadeiro Super-Homem acordou em uma matriz de regeneração na Fortaleza da Solidão, mas levou tempo para se curar completamente, e como resultado ele não tinha seus poderes. Ele usava um traje kryptoniano preto, o qual deveria conter tecnologia restauradora, e adicionou um "S" estilizado em seu peito. Era um design deslumbrante e icônico, perfeitamente adequado à estética que atravessa os quadrinhos nos anos 90.


Ostentando cabelo mais comprido (tecnicamente porque ele não tinha tido tempo para cortá-lo antes de correr de volta para o campo), Superman parecia mais escuro e mais ousado do que nunca. Ele foi inicialmente forçado a usar um traje de batalha kryptoniano, e mais tarde empunhava um arsenal que teria feito o Cable dos X-Men orgulhoso. Claro, não demorou muito para o Super-Homem recuperar seus poderes e voltar ao azul, mas o traje preto já voltou muitas vezes, tendo se estabelecido firmemente na história do Superman.


Como Superman Consegue o uniforme preto na Liga da Justiça de Zack Snyder?



Uma cena deletada da Liga da Justiça revela como o Superman adquire o terno preto no Corte Snyder. Parece que ele o encontra na Fortaleza da Solidão imediatamente após sua ressurreição e escolhe usá-lo. A versão de Snyder é um pouco diferente dos quadrinhos, pois incorpora uma capa, sugerindo que o Super-Homem não precisará usar a armadura de batalha kryptoniana: a capa dificilmente caberia dentro dela.


Ainda assim, o tema da identidade que passou por "Reign of the Supermen" parece ter sido mantido, porque observe que Superman está passando por dois trajes em potencial. O primeiro é uma armadura de batalha kryptoniana, significando a herança do Super-Homem, enquanto o segundo é a fantasia do Super-Homem.


Isso provavelmente significa que, ao escolher a roupa do Super-Homem em vez da armadura de batalha, Clark Kent está abraçando seu novo papel. Ele resolveu a questão de sua herança kryptoniana e se comprometeu com a Terra finalmente. Snyder indicou que a voz de Jor-El será ouvida nesta cena, indicando que o Super-Homem pode muito bem ter a orientação de seu pai.


Por que a versãoq ue foi aos cinemas não tem o uniforme preto?



A relação entre Snyder e a Warner Bros. foi conturbada e o estúdio se recusou a permitir que uma fantasia preta fosse feita. Na época, o estúdio estava recebendo críticas pesadas pela estética sombria do DCEU e eles sentiram que a roupa preta simbolizava tudo o que precisavam consertar.


Snyder discordou, e embora ele tenha filmado as cenas em vermelho e azul, ele corrigiu a cor na pós-produção para criar o clipe lançado na Justice Con. É uma indicação surpreendente de o quanto a relação entre Snyder e os executivos do estúdio havia se deteriorado, e uma indicação perfeita de porque tudo desmoronou.


Quando Joss Whedon assumiu, ele refilmou a maior parte da Liga da Justiça, removendo quase todo o estilo de Snyder. Dado que o traje tinha sido um ponto de discórdia entre Snyder e Warner Bros., Whedon claramente sentiu que esta não era uma batalha que valia a pena lutar.



Há um sentido em que este traje preto simboliza a diferença entre as duas versões de Liga da Justiça. Para Snyder, representa a integridade de sua visão como diretor e a liberdade que ele agora tem para fazer o filme que ele sempre sonhou.


Em contraste, o tradicional azul e vermelho visto no corte teatral simboliza os compromissos que Whedon fez para trabalhar com o estúdio, e assim criar o Monstro de Frankenstein de um filme que foi finalmente lançado.


A base de fãs de Snyder entende isso, e é por isso que o clipe de Liga da Justiça lançado na Justice Con pode não ser particularmente emocionante para os telespectadores médios, mas é emocionante para fãs mais dedicados.


Leita também:
Crítica: A ruína do reinado do Superman
Cena do Superman com uniforme preto é revelada por Zack Snyder
Zack Snyder confirma o lançamento da sua versão de Liga da Justiça em 2021 no HBO MAX!
OtageekCAST #22 e 22.1 Vamos falar sobre Liga da Justiça: Snyder Cut
Versão de Zack Snyder de Liga da Justiça ganha novos pôsteres em preto e branco

Quer saber mais sobre o universo da Cultura Pop? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.