• Lucas Almeida

PéPequeno e a importância da curiosidade

Atualizado: Jan 15




Animações em geral, tendem a sempre nos fazer refletir sobre acontecimentos e dilemas do cotidiano. Seja expondo esses valores em meio aos personagens ou nos acontecimentos da trama. PéPequeno segue nessa mesma cartada, porém tocando em vários assuntos que move uma sociedade.


A trama, acompanha “Migo”, um jovem Yeti que durante toda infância teve o desejo de seguir os passos de seu pai. Mas que ao se deparar com algo que foge totalmente de seu mundo, se vê cheio de dúvidas em saber o que se tem além do que seus olhos podem ver.


O filme aborda vários assuntos importantes que move a vida das pessoas. Como por exemplo: a comunicação, bem e o mal, o preconceito e o medo. Mas a trama não se segura no medo que as duas raças podem ter uma da outra. O medo em si é o da curiosidade, e o como isso pode afetar diretamente a vida das pessoas.


O medo é refletido principalmente no Guardião da Pedra, um Yeti que dita as regras da cidade por meio do que as pedras têm a dizer. Isso faz com que os demais Yeti sigam as ordens, sem questionamento, sem reclamações, e sem qualquer tipo de curiosidade.


O mito da caverna!


O mito ou Alegoria da caverna foi escrito por Platão, onde ele descreve que desde a infância homens se encontravam aprisionados em uma caverna, onde não conseguiam se mover em virtude das correntes que os mantinham imobilizados. E nela, o filósofo trás conceitos de ignorância, conhecimento e curiosidade. E que para aqueles homens, a caverna era a sua única verdade.


Essa metáfora de Platão é bem perceptível no filme. Sendo a caverna a montanha, as correntes o Guardião, e a verdade são as pedras. Os homens acorrentados na caverna são os moradores da montanha que vivem inteiramente em uma só verdade.


A religião!


A alienação religiosa se veio a partir do medo, o medo da morte, o medo do inferno, ou até mesmo o medo de estar vivo. Mas acima de tudo, o que mantém as pessoas alienadas é o medo da dúvida. O buscar acreditar naquilo que seja mais fácil ou até mesmo o se sentir seguro nas ações tomadas em sua vida, é o que tende a fazer as pessoas se possibilitarem a acreditar apenas em uma única verdade.




Ligando a religião ao filme, temos as pedras como a bíblia e o guardião como uma espécie de líder religioso. Assim, os moradores seguem a verdade das pedras, sem nenhum tipo de questionamento. Realizam diariamente trabalhos sem se questionar o porquê deles. E qualquer descoberta que seja ao contrário das pedras, são escondidas perante o guardião e logo esquecidas.


Contudo, PéPequeno reforça o quão importante pode ser o questionar a realidade em que se vive. Ou seja, se está fácil demais, se as histórias são controversas. Pesquise, estude, se permite mudar a direção, pois a única coisa certa que você vai adquirir nesse caminho é conhecimento.


O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.