• Ricardo Diniz

Pânico 5: o que esperar do quinto ato da franquia de wes craven?

"Pânico" – ou "Scream" segundo o título original – foi um filme de terror lançado em dezembro de 1996, estrelado por Neve Campbell, roteirizado por Kevin Williamson e dirigido pelo renomado Wes Craven. Wes ficou conhecido por ter dirigido e criado vários filmes clássicos de terror, como por exemplo o principal deles: "A hora do pesadelo (1984)", que deu vida ao clássico assassino Freddy Krueger. Wes faleceu em agosto de 2015 devido a um câncer no cérebro, bem na época em que dirigia a recém-lançada série da MTV, "Scream". A série foi inspirada na obra de 1996 (Pânico), que como já mencionado, foi dirigida pelo próprio.


Em novembro de 2019, foi anunciado pelo site “Deadline” que as produtoras “Spyglass Media Group” e “Lantern Entertainment” se uniram e compraram os direitos da franquia “Pânico” da “Dimensionfilms”, e que, portanto, um quinto filme estaria a caminho. Algumas semanas depois, foi revelado e confirmado que o roteirista original da franquia, Kevin Williamson, estaria trabalhando também no roteiro dessa nova sequência. Isso deixou os fãs bastante animados, mas por um outro lado, o que os preocupa é o fato de esse ser o primeiro filme da franquia que não será dirigido por Wes.


Muitos, inclusive, ousaram dizer que preferem que não haja continuação para não “estragar” a obra e o trabalho de Wes. Já outros querem uma continuação digna e honrosa, a nível de Craven. Mas quem então seriam os novos diretores da franquia? Estaria essa em boas mãos?


De acordo com “The Hollywood Reporter”, os diretores do filme já foram selecionados. Matt Bettinelli-Olpine e Tyler Gillett, diretores de “Casamento sangrento” (Ready or not), de 2019, serão os novos diretores de Pânico 5. Essa notícia alegrou alguns fãs, já que esses diretores têm um histórico excelente, e com certeza podem elevar e enriquecer a franquia.


Mas e aí, será que essa nova direção será tão aclamada e bem vista como a direção de Craven? Só nos resta esperar e torcer pelo melhor.



Pessoalmente eu, como fã da franquia, não acho que essa nova direção conseguirá chegar ao nível de Wes, mas que o filme será sim bem trabalhado, e deve ter um bom resultado. O toque especial de Wes nos filmes era sem dúvida único, e não os ter com certeza fará falta.         

Uma outra incógnita a respeito do novo filme é sobre o elenco. Os fãs claramente querem os sobreviventes dos prévios 4 atos de volta, com foco nos três personagens principais: Sidney Prescott (Neve Campbell), Gale Weathers (Courteney Cox) e Dewey Riley (David Arquette). Mas ao que parece, até o momento, a equipe por trás do novo filme não contatou os atores originais da franquia.


Em dezembro do ano passado, em uma aparição na “Steel City Con", em Monroeville, Neve foi questionada se estaria em “Pânico 5”, e a atriz respondeu:


“Tudo o que eu sei sobre é o que todo mundo já está sabendo, que é o fato de terem anunciado que estão fazendo (o filme). Mas ninguém me ligou ainda, então, quem sabe?!”.


David demonstrou interesse em participar do novo filme em seu Twitter, mas também relevou que ainda não o chamaram. Courteney ainda não se pronunciou sobre. Acredito que os produtores do novo filme definitivamente deveriam os contatar o mais rápido possível, afinal, eram os atores e seus personagens que davam energia e emoção à franquia, e sem eles, muitos fãs ficarão decepcionados e o filme com certeza não terá a mesma vibe dos anteriores.


Contudo, se tratando de enredo, ainda não se sabe se o quinto filme será um reboot – que ocorreu na terceira temporada da versão série do clássico, “Scream” – ou se será uma história avulsa da franquia, mas que fará correlação com os filmes anteriores. O que foi revelado é que o filme contará a história de uma mulher que volta à sua cidade natal após anos para resolver uma série de assassinatos, e descobrir quem está por trás da tão famosa máscara do ghostface.



Seria essa mulher Sidney Prescott, interpretada por Neve Campbell, de volta a Woodsboro após 10 anos? Ou seria uma nova Sidney, interpretada por uma outra atriz, no caso de um reboot?


Muito se especula também sobre essa personagem ser na verdade Gale Weathers, que assumiria, no quinto filme, o oficial papel de final girl. Afinal, dos três atores originais, ela foi a única que ainda não se pronunciou sobre o quinto filme, ou sobre os produtores ainda não terem feito contato. Será que é porque eles já fizeram contato com ela? É uma possibilidade, visto que a personagem se destacou bastante nos filmes anteriores.


Particularmente, não acredito que seja um completo reboot e acho que os atores originais farão algum tipo de participação honrosa no filme. Todavia, possivelmente ele terá como foco uma história à parte dos anteriores, mas ainda no mesmo universo.

Devido ao coronavírus, as gravações marcadas para maio deste ano obviamente foram canceladas. Se especulava que o filme fosse lançado no começo de 2021, mas com os recentes atrasos nas gravações é muito provável que a data de lançamento também seja adiada.


Enquanto isso, os fãs esperam mais detalhes sobre o enredo, os atores e, claro, parte da produção técnica do tão esperado quinto ato de pânico, pois este é um setor muito importante quando se trata de filmes de terror. Até lá, seguimos ansiosos para novas informações e anúncios, que podem chegar a qualquer momento.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits, fake news e achismo.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.