• Lucas Almeida

Os 10 melhores filmes da década

Atualizado: Mar 16

Nesses últimos 10 anos o cinema lançou filmes importantíssimos em todo o mundo. Seja em grandes produções ou filmes independentes, as obras lançadas foram de imensa competência e significado para os amantes da sétima arte. Sendo assim, uma década de surgimentos de nomes importantes para o cinema e lindas histórias que por eles foram contadas.

Por isso, nós do Otageek revisamos e listamos os 10 melhores e mais importantes filmes dessa década. E lembre-se de deixar nos comentários quais desses filmes são mais importantes para você e é claro aquelas obras que não listamos.


1 - Namorados para sempre

Dirigido por Derek Cianfrance, “Namorados para sempre” conta os passos do relacionamento de Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) desde o seu início até o seu fim. Trazendo de forma impecável a paixão e conexão que existia entre eles e como o tempo e as frustrações podem “Desgastar” o amor que os envolviam. Gosling e Williams se obtém de uma sintonia incrível em todas as cenas, e vale ressaltar a liberdade que Cianfrance deu para ambos improvisarem na maioria delas.


“Namorados para sempre” é um filme diferente sobre o amor, é uma história real, sincera e humana sobre duas pessoas. Por mais que o nome nacional dado ao filme possa te iludir, a experiência de ir acompanhando esses dois personagens e suas transformações se torna emocionante.


2 - Planeta dos macacos: A origem

Filme que deu início a uma das melhores trilogias do cinema e revelou de vez ao mundo o melhor ator em captura de movimento, Andy Serkis! O ator que já tinha brilhado na pele de “Gollum” (Senhor dos anéis), dessa vez teria um filme com mais foco e importância em seu personagem, que assim foi concretizado em “Cesar”. “Planeta dos macacos: A origem” é espetacular! Com cenas de ação super legais e uma história convincente, o filme cresce com seu decorrer e abre as portas para as demais sequencias do longa.


3 - Os Vingadores

Se a reunião de um dos principais grupos de Super-heróis no cinema não foi um marco, eu não sei o que mais poderia ser! Joss Whedon junto a toda competência de Kevin Feing, realizaram um dos momentos mais marcantes da história do cinema "blockbuster". O construir em anos, e alimentar a ansiedade dos amantes de quadrinho por esse momento, foi incrivelmente executado pelo estúdio. Com Homem de ferro (Robert Downey Jr), Capitão América (Chris Evans) e Thor (Chris Hemsworth) liderando a equipe contra o vilão Loki (Tom Hiddleston).“Os Vingadores” encheram as telas dos cinemas com suas cenas de ação, a dinâmica dos personagens e um “time” certeiro em suas cenas de comédia. Além de sucesso de bilheteria e crítica, o filme apenas concretizou toda visão e competência do Marvel Studios na criação de seu próprio universo nos cinemas.


4 - 12 anos de escravidão

Filme de Steve McQueen, retrata a história de Solomon Northup, um homem negro, pai de família, músico e livre. Em que ao aceitar tocar em outra cidade, ele passa literalmente por um “boa noite cinderela”, e quando acorda está acorrentado. Assim passando 12 anos trabalhando como escravo, buscando a sua liberdade.


“12 anos de escravidão” é impecável e muito delicado de se assistir. Muito se deve ao roteiro afiado e é claro a todo elenco. Chiwetel Ejiofor e Michael Fassbender trazem duas atuações incríveis e de uma integra gigantesca. Mas o que esse filme tem ainda mais especial, foi revelar ao mundo Lupita Nyong'o! A atriz que está deslumbrante nesse filme, nos proporciona momentos difíceis de se assistir e de uma verdade absoluta. Em cada palavra dita, Nyong'o nos coloca na barbárie daquela época, nos comove, nos faz transbordar "rios" de lagrimas. Lupita Nyong'o, ganha o Oscar na categoria de melhor atriz coadjuvante em 2014 e se coloca de vez como uma das melhores atrizes de sua geração.


5 - Garota exemplar

"Garota exemplar" é uma das muitas obras surreais de David Fincher. O diretor que é especialista em thriller, nos proporcionou sentimentos de tensão, risos e estranhamento nesse filme. A obra que nos prende com as reviravoltas e atitudes inesperadas dos protagonistas, nos mostra um filme afiado, onde a fotografia, roteiro e o elenco se unem, como se fossem um só.


A trama que por vezes soa romântica, mais ao mesmo tempo brutal. Proporciona ao filme a visão de Fincher sobre a realidade interior dos relacionamentos, o amor junto ao ódio. Assim, dando como sempre a própria visão fria do cineasta sobre a humanidade.


6 - Mad Max: Estrada da Fúria

George Miller retornou depois de muito tempo, para dirigir um dos filmes mais incríveis e de se encher as telas do cinema de todos os tempos. As constantes cenas de ação, junto com a fotografia impecável de John Seale, proporcionaram ao filme momentos gigantescos e um ritmo acelerado do começo ao fim. Usando e abusando de efeitos práticos, o filme acaba proporcionando uma sensação muito mais realista e sufocante de se assistir. A obra que ganhou inúmeras categorias do Oscar de 2016. Sendo eles, figurino, maquiagem e cabelo, montagem, mixagem e direção de som e é claro Direção de Arte. Mostrando toda a força da luxuosa obra de Miller.


7 - Deadpool

Depois da insistência gigantesca de Ryan Reynolds, “Deadpool” foi lançado e nos proporcionou um “respiro” dentro do gênero de Super-heróis. Uma obra que não se leva a sério, sendo para maiores de idade e a incrível escolha da quebra da quarta parede. Fez com que “Deadpool” fosse algo totalmente novo e incrível de se assistir. Sendo um sucesso de bilheteria e crítica, o filme inovou o gênero, divertiu os telespectadores e lançou um desejo dos fãs em ver Wade Wilsonno no famoso universo do MCU.


8 - Corra

O filme que mostrou ao mundo toda genialidade de Jordan Peele e o como o diretor conduz com maestria a tensão e curiosidade dos telespectadores dentro de seus filmes. “Corra” é a sua principal obra até então. Um filme muito particular, porém, de uma eficiência gigantesca em transmitir o que Peele pretendia dizer e nos mostrar. Por vezes a obra possa te causar um estranhamento ou um desconforto. Mas caso voce se deixar entrar nessa história, a experiencia ao final do filme será espetacular.


9 - Um lugar silencioso

Filme dirigido por John Krasinski e protagonizado por ele mesmo e Emily Blunt, se tornou uma surpresa muito agradável e um terror um pouco diferente do que acostumávamos a assistir. A obra de Krasinski é direta, clara e sem muita explicação. Mas a imersão, ou seja, o cenário junto ao silencio absoluto existente no filme, é lindamente executado pelo diretor, proporcionando varias cenas de tensão e sustos no decorrer do longa. Isso mostrou o talento existente do cineasta, em criar uma atmosfera de desespero e de nos fazer não só sentir empatia pelos personagens, mas de nos preocuparmos da possibilidade de algo ruim acontecer com eles.


10 - Parasita

O primeiro filme fora dos EUA a ganhar na categoria de melhor filme no Oscar, não poderia ficar de fora dessa lista, não é? Então, o filme Sul-Coreano de Bong Joon-ho, conquistou o mundo todo, com seu drama, comédia, e sim terror! “Parasita” conseguiu transitar por todos esses gêneros com uma eficácia absurda. Com um roteiro afiado e super amarrado, os acontecimentos se tornam plausíveis dentro da história, e os personagens completos em pouco tempo. O filme ainda levou os prêmios de melhor filme internacional, roteiro original e direção, comprovando todo brilhantismo do cineasta em realizar uma obra muito particular, mas que se conecta com o mundo todo.

otageek amazon prime .jpg