• Ian Paranhos

One Piece - Por que assistir 1000 episódios de um pirata que estica?


Era uma vez um homem chamado Gol D. Roger, que era o Rei dos Piratas. Ele tinha fama, poder e riqueza além de seus maiores sonhos. Antes que o pendurassem em uma forca, essas foram suas últimas palavras: (ler com voz rouca) "Minhas fortuna terá de ser encontrada, o tesouro está todo em um lugar só, por isso o chamei de One Piece". Desde então, piratas de toda parte do mundo saíram navegando pela Grande Linha e procurando por One Piece, o tesouro que faria os sonhos virarem realidade.



Enfim, One Piece é um dos animes de maior sucesso de todos os tempos, uma produção que marca e sempre vai marcar e influenciar os seus sucessores. Porém, devido ao seu tamanho, muitas pessoas assustam e até não veem sentido em assistir ou ler uma obra com 1000 capítulos sobre um pirata que estica.


Eu poderia até lhe dizer que One Piece não é apenas uma obra sobre um pirata que estica, que tem toda uma profundidade por trás, mas não... hoje eu vou apenas assumir, concordar e dizer que é verdade: One Piece é apenas uma obra de um pirata que estica, e é exatamente por isso que você deveria dar uma chance e consumir a obra.



A partir da introdução da própria obra, você já consegue entender que é a história de um jovem pirata com um poder de se esticar, o qual sai pelo mundo encontrando uma tripulação pra achar o tesouro do falecido Rei dos Piratas. Todavia, mais do que isso, a introdução nos mostra que a história em si não é focada no tão sonhado tesouro, e muito menos em quem vai conseguir a conquista primeiro ou tem o maior título entre os piratas.


One Piece é a história de como Luffy, o protagonista, e seu bando conseguem mudar a vida de cada pessoa que eles encontram, como eles conseguem dar vida pra cada local em que eles passam, como eles deixam uma marca e, mesmo com tudo isso, conseguem aproveitar a aventura com simplicidade e um sorriso no rosto.



Esse é um dos motivos de grande parte do sucesso de One Piece: a criação de valores e crenças durante a infância de muitas pessoas e como esses valores são trabalhados pelos personagens à medida que eles também crescem. A obra de 20 anos construiu um envolvimento enorme com o público e conseguiu fazer uma identidade visual e uma constância de pensamentos dos personagens incríveis.


Isso faz uma pessoa que acompanhou o anime por todo esse tempo encontrar coerência e até imaginar as possíveis futuras ações dos personagens, como se realmente fossem verdadeiros e "humanos". E esse é um dos fatos responsáveis pela vivacidade da comunidade, que sempre comenta sobre cada referência do autor e cada subjetividade apresentada. O princípio do sucesso de uma obra é conseguir fazer você se apaixonar pelos personagens, e One Piece faz isso de forma primorosa.



As próprias aberturas do anime fazem você amar os personagens e conhecer a história melhor. Por exemplo, a icônica primeira abertura de One Piece, "We are", mostra como vai seguir a linha de toda a história.


Analisando algumas partes conseguimos ver isso: é uma tripulação cheia de sonhos distintos, mas se juntarmos cada um desses sonhos e usarmos de ponte para alcançar algo maior, podemos ser felizes juntos no futuro... um futuro melhor e mais alegre se tivermos a chance de comprovar que um "mapa" e um caminho existem.

Podemos comemorar e dar um chute na tristeza. E essa é apenas uma das aberturas que seguem esse ritmo de união e felicidade e aconselham a aproveitar a caminhada, já que o que tu fez pra chegar na tua conquista é mais importante do que apenas a tua conquista em si.



A obra começa meio despretensiosa, com um tom cômico e histórias rápidas. Todavia, à medida que a história passa e o próprio público-alvo cresce, as tramas ganham cada vez mais um ar político, mostrando diferenças culturais, críticas à sociedade, luta de classes, etc. E tudo isso sem tirar a imersão que a história sempre teve, expandindo cada vez mais o mundo rico e melhorando a narrativa, usando ganchos de arcos anteriores para explorar e dar uma profundidade maior em muitos dos personagens já existentes.



Como um típico shounen, uma obra voltada para o público jovem, um dos pontos mais fortes e importantes da obra é a comédia. E ela é muito bem colocada, principalmente devido à intimidade com os personagens trazida pelo anime. Como é uma obra muito grande, com personagens bem caricatos e um apelo bem forte para o lado emocional, principalmente devido à história de cada um, você consegue ter um contato muito claro com cada personagem.


O espectador consegue, junto aos piratas, sentir falta, desespero, alegria... no geral, sentir mais cada momento com eles. E é claro, isso inclui o humor. Em diversas cenas você vai morrer de rir com situações simples, apenas por saber que, mesmo aquilo não sendo comum, é totalmente normal para os padrões do personagem, para o estilo que ele traz na obra.



Além de todos esses pontos, uma coisa importante de dizer é que, dando uma chance a One Piece, você terá a oportunidade de, caso goste, acompanhar, emocionar-se, assistir live actions e, é claro, teorizar junto da Elza Soares e todo o restante da comunidade do anime/mangá.


A história sempre tem uma comunidade ativa, e é aquela mesma situação de mídias famosas como Game of Thrones, Dark, Naruto e, claro One Piece: quando você está acompanhando uma história, conversando com a comunidade, teorizando, fazendo amigos, acompanhando aquele universo... tudo sempre fica mais divertido.



Tá bom, você leu até aqui e ainda não entendeu que você tá perdendo a oportunidade de viver uma experiência única? Então que tal conferir abaixo 5 motivos rápidos e importantíssimos pra refletir se realmente não vale a pena assistir 1000 episódios de um pirata que estica, como você estava pensando até agora?


Motivo 1 - Risadas


As risadas contagiantes de One Piece te fazem rir simplesmente porque é ridículo HoroHoroHoroHoro (sim, isso é uma risada).



Motivo 2 - Representatividade Brasileira


Esse motivo pode te assustar, mas é verdade: One Piece tem representatividade brasileira... e no protagonista. Oda, o criador da obra, confirmou que, se o Luffy fosse de algum país do nosso mundo, ele seria brasileiro, por toda a alegria e jeitinho brasileiro que ele passa.



Motivo 3 - Vilões?


Cada arco de One Piece conta com uma diversidade incrível de antagonistas, porém, todos eles têm uma história, um motivo. Nem sempre você vai estar do lado do vilão, mas sempre vai entender que ele não está fazendo aquilo à toa. Como a premissa já diz, é uma história de piratas, não tem lado bom ou lado mau. É tudo uma grande luta de interesses, só que vista da perspectiva de um protagonista. Se formos levar no literal, até a tripulação dos protagonistas são vilões, já que o mocinho, na teoria, é o governo.



Motivo 4 - Lutas ao som de Linkin Park


É claro que, representando todo um gênero, essa obra tinha que ter diversas lutas impecáveis... e tem. One Piece carrega uma bagagem de "lutas de amv" incríveis e tem pouco discurso motivacional pra passar o vilão pro lado dos mocinhos. Sem risadinha, só poderzinho, espadada, chutão, drama, tiro, porrada e bomba. Isso pode ser visto no exemplo cirúrgico que separei pra vocês a seguir:



Motivo 5 - Passado Triste


Me explica porque você vai deixar de assistir One Piece pra ir assistir outra obra de drama se One Piece já é o anime com maior concentração de passados tristes por metro quadrado da história dos animes. Até o cachorro que aparece por 1 episódio tem passado triste. O vilão tem passado triste, o figurante tem passado triste, todo mundo tem passado triste. Se você quiser rir, assista One Piece. Se quiser chorar, assista One Piece. Se quiser estudar pra sua prova da faculdade que VOCÊ ENROLOU DURANTE DUAS SEMANAS e agora tá com medo de ficar de dependência, estude, mas depois assista One Piece.



Após toda essa jornada, o que eu posso te dizer é que espero ter te convencido a assistir o anime do pirata que estica. Não tem jeito de você não ter saído convencido e, tenha certeza que nós, pessoas que acompanham a obra, vamos esperar ansiosamente por você nos capítulos e/ou episódios atuais. É uma obra linda e única e tenho certeza que você vai se apaixonar.



E é claro, depois desse texto, é impossível você não dar uma chance pra obra... né? Por isso vou finalizar te avisando que One Piece pode ser assistido na Crunchyroll.


Leia Também:
Animes de Digimon e One Piece são interrompidos por conta do Coronavírus
Live-action de One piece na Netflix
Live-Action de One Piece | Reveladas as Nacionalidades dos Atores
5 dicas para adquirir o hábito de ler


Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter,  no Facebook e no Instagram.




O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.