8 referências da animação encontradas no live-action de Mulan

Atualizado: Set 15


Mesmo que o live-action de Mulan tenha a intenção de ser diferente, existem algumas referências à animação original.



ATENÇÃO! O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS!!!



A versão live-action de Mulan está agora no Disney + depois de ter sido adiada três vezes nesse ano. Ao contrário da versão da animação, que tinha um tom mais leve e uma série de sequências musicais, o novo filme foi reimaginado como um filme de guerra mais sério e direto. Mesmo assim, os cineastas ainda se esforçaram para dar o devido valor à característica original, referenciando tudo, desde eventos a personagens, até mesmo a música.


Aqui estão alguns dos exemplos mais proeminentes dos elementos que os fãs do filme de 1998 podem reconhecer.


1 - Música



Embora esse filme não contenha músicas com letras, percebe-se que na trilha sonora o live-action usou melodias que lembravam algumas músicas da animação original.

Uma das músicas do sample é "Honor to Us All"ou, em português, "Você vai nos honrar", que pode ser ouvida quando Mulan está sendo preparada para encontrar a casamenteira. E este é o mesmo lugar da história em que a música apareceu na animação original.


A outra música que retorna é "Reflection" ou "Imagem", tanto quando Mulan está fugindo após ter visto Xianniang pela primeira vez, quanto durante a celebração da vitória, após a derrota de Böri Khan.


Dado que o tema da música original é auto-atualização, a melodia no live- action aparece apropriadamente em momentos em que Mulan abraça quem ela é ou é celebrada por suas realizações.


2 - Falado, Não Cantado



A falta de canções significa que algumas das "frases" mais icônicas do original não podiam mais ser executadas em forma musical. Mas os cineastas encontraram uma maneira inteligente de contornar essa limitação: ao invés de aparecer de forma musical, algumas das frases foram encontradas nos diálogos falados.

Antes de visitar a casamenteira, Mulan diz: "Vou trazer honra a todos nós", tirada da canção

"Você vai nos honrar". No campo de treinamento, um oficial comandante diz "I'll make a man out of you", que vem da música "Homem ser". Também há uma cena inteira dedicada à Mulan e seus colegas soldados discutindo as qualidades que eles gostariam em uma esposa, um retorno à canção "A Girl Worth Fighting For".


3 - Um Novo Gri-Li



Uma vez que alguns dos elementos mais fantásticos do filme original foram cortados, o grilo companheiro de Mulan, 'Cricket' em inglês ou 'Gri-Li' como na versão dublada, foi uma das vítimas. Entretanto, seu espírito continua vivo em um dos soldados em treinamento, também chamado Cricket. Quando ele é apresentado pela primeira vez, Cricket revela que sua mãe o considera um amuleto de boa sorte, consolidando ainda mais o paralelo entre os dois.


4 - Casamenteira



Grande parte da história foi mudada para se adequar ao tom mais corajoso da versão live-action, mas uma sequência que permaneceu muito semelhante foi a preparação, visita e consequências da casamenteira local.


Mulan mais uma vez demonstra sua habilidade de servir chá, a casamenteira fala sobre as qualidades necessárias para ser uma boa esposa e um inseto acaba estragando tudo. A exclusão de Gri- Li significava que uma aranha teria que ser o inseto em questão. Na versão live-action, é a irmã de Mulan, Xiu, que estraga a cerimônia ao reagir à aranha em vez de fazer um grilo entrar no vestido da casamenteira. Essa é a principal diferença entre as cenas.


5 - Avalanche



Uma das cenas mais icônicas do clássico animado foi a avalanche que Mulan cria para derrotar Shan Yu e o exército Hun. No meio do filme, o novo batalhão de Mulan se vê cercado pelos Rourans mais uma vez. Mas agora, os Rourans acabam se distraindo com Mulan e isso faz com que eles errem o alvo da catapulta, provocando uma avalanche. Mais uma vez, Mulan monta em seu cavalo durante a avalanche para salvar seus amigos, e a manobra consegue tanto destruir a maioria dos Rourans quanto salvar os soldados chineses restantes.


6 - Treinamento



Antes de partirem para a guerra, os novos soldados passam por um longo curso de treinamento que se parece muito com o treinamento de "Homem ser". Os soldados atiram flechas, praticam artes marciais e carregam pesos montanha acima. Todos esses métodos também foram empregados na edição de 1998, embora outros exercícios, como disparar canhões, pescar e subir em um poste de madeira para pegar uma flecha não tenham sido reutilizados. A cena também carecia da melodia da cena original.


7 - Banho em um lago



Enquanto Mulan tenta esconder seu gênero dos outros soldados, ela toma banho em um lago à noite enquanto outros estão dormindo. Em ambas as adaptações da lenda, a sessão de Mulan é interrompida por pelo menos um de seus colegas soldados, fazendo com que ela se preocupe em ser pega.


No filme de animação, são Yao, Ling e Chien-Po que estragam seu banho, junto com vários outros depois. No remake de 2020, entretanto, é Chen Honghui, seu amigo íntimo e interesse amoroso, que lhe pede para não virar as costas para todos enquanto toma banho.


8 - O presente do imperador



Na cena final do filme, o comandante Tung entrega um presente do imperador à Mulan como recompensa por seus serviços para substituir a espada de seu pai, que ela perdeu na batalha contra Böri Khan. Na animação, Mulan recebeu como lembrança a espada do vilão Shan Yu, com a qual ela tentou presentear seu pai para trazer honra à sua família.

Dirigido por Niki Caro, o live-action da Disney Mulan, é estrelado por Yifei Liu como Mulan, Donnie Yen como Comandante Tung, Jason Scott Lee como Böri Khan e Yoson An como Chen Honghui, com Gong Li como Xianniang e Jet Li como o Imperador. O filme já está disponível no Premier Access no Disney +.


Fonte:CBR



Conteúdo Recomendado:
Disney é massacrada na web por ter filmado 'Mulan' na província chinesa de Xinjiang
Crítica | Mulan


Quer apoiar o Jornalismo Cultural? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.