• Leda Câmara

NOSTALGIA e DÉJÀ VU! Ou melhor: Citações e Alusões cinematográficas!

Atualizado: Jun 10


Ao longo de aproximadamente duas horas os filmes mexem com as nossas emoções, e um dos sentimentos que muitos proporcionam é a lembrança de outro filme, seja de formas visíveis ou ocultas em simbologias, ângulos, enquadramentos, atuação dos personagens, entre outros elementos utilizados no discurso audiovisual.

As responsáveis por estes sentimentos são alusão e citação, técnicas cinematográficas que promovem nostalgia, Déjà Vu e até mesmo curiosidade caso ainda não tem assistido o filme citado dentro do filme, logicamente como nada está em um longa por acaso, estas técnicas estão lá exatamente para causarem estas impressões!


Que tal entendê-las melhor?!


Citação


Quando a referência é demonstrada de maneira explícita para o público, em situações que um filme é citado dentro de outro, ou ainda, a cena de um longa é mostrada dentro de outro, esta técnica pode ser feita de duas maneiras:


Citação por Apropriação: quando filme se apropria das imagens de outro. É como se fosse cinema dentro de cinema filme dentro de filme. Que tal as cenas pós créditos Deadpool 2.



Citação por Diálogo: há uma conversa sobre um filme entre os personagens. Quem não se lembra do personagem de Carrey em Todo Poderoso, na qual seu personagem revoltado tem uma crise nervosa em uma entrevista ao vivo nas Cataratas do Niágara e conversa sarcasticamente com uma senhora a chamando de Rose citando o filme Titanic.


Alusão


Tem um propósito muito maior que a citação, a alusão envolve uma evocação verbal ou visual de outro filme, confiando que o público faça a conexão, não é explícita e depende do conhecimento do telespectador para fazer a ligação. Há maneiras significativas de um filme fazer alusão a outro, entretanto irei destacar duas muito usadas:

Alusão por Referência: um filme que possui referências de outro filme, pode estar o homenageando, usando das cenas construídas de formas parecidas. Uma alusão fantástica, em que há um espaço de mais de 20 anos entres os filmes, é o momento que Clark e Peter surgem para salvar suas amadas em Superman (1978) e Homem Aranha (2002), observe como ambos vão se revelando ao abrirem as camisas, expondo suas vestes de herói e como as duas personagens femininas estão despendidas em alturas fatais, a forma como as pegam no colo e as levam para um lugar seguro. Conseguiu achar as referências?


Alusão por Autorreferência: muito usado em filmes e séries que tem sequência, fazendo referências de eventos do longa anterior, sendo necessárias não somente para que as pessoas vejam ligação entre os filmes, mas como também para que não se perca detalhes que fazem toda a diferença, além de nos aproximar mais dos personagens.


  • Como se esquecer da “sentença” clássica: "Venha comigo se você quer viver!" Esta frase esteve presente nos cinco primeiros longas do Exterminador do futuro, vale ressaltar que há uma reflexão importante nesta fala, que era dita sempre pelo personagem que naquele momento detinha maior conhecimento do futuro, e tinha como objetivo salvá-lo ou garantir que quem o fizesse estivesse seguro.

  • E o final do O Exterminador do Futuro (1°) com o 3° - A Rebelião das Máquinas ambos exterminadores sendo esmagados, temos também o final do 2° - O Julgamento Final no qual Jhon não quer perder o exterminador assim como Sara no 5° - Gênesis, note como a morte de ambos são semelhantes. Acredite, há muitas outras alusões caso queira ver todos os longas novamente!

  • Em Superman (1978) e Superman o retorno (2006) - Apesar de não serem de fato uma sequência, abordam o mesmo personagem e sua trajetória heroica, e naturalmente o diretor Bryan Singer não perderia a oportunidade de homenagear o filme de 1978 de alguma forma. Note como em ambos há um acidente aéreo, e neles estão Lois Lane, o salvamento delas, as falas ditas, e a reação das personagens Lois com a partida do Superman.

  • Que tal um exemplo mais recente com um clássico de quase 30 anos ? Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993) e o Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros(2015), você irá encontrar diversas alusões entre eles! uma delas com certeza é o grande final: ambos os personagens nos dois longas ficam encurralados entre os dinossauros, além de outros detalhes, que vale a pena ver de novo!

Bom acredito que depois deste texto diversas conexões estão vindo à sua cabeça!!!

Se quiser tirar prova do que foi escrito aí acima, que tal assistir os Filmes Quentin Tarantino, ou sequências como Harry Potter, temos também o filme Brasileiro: Minha mãe é uma Peça!

Veja, avalie e se fascine com tantas citações ou alusões você conseguirá extrair!


Ah! E bom Filme! Ou Maratona!


O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits, fake news e achismo.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.