- Matt Félix
Noite Cinza: produção na quarentena e espaço na cena
Atualizado: 29 de Jun de 2020
''Acho que a mesma coisa que nos destaca, é uma dificuldade que enfrentamos: somos três minas fazendo rock.''

Com quase 10 anos tocando juntas, a Noite Cinza só teve início de fato em 2019, com o lançamento do EP "Cinza". Assim como nesse primeiro trabalho, queriam que essa cor fizesse parte do nome da banda, pois sempre tiveram uma relação bem forte com ela. Junto disso, o nome final da banda tem relação com as canções "Night Diving", do Thrice, e Grey, do Alexisonfire, bandas que são grande influência para o grupo.
Com as influências sonoras bem diversificada, as maiores inspirações sonoras até agora foram Thrice e Alexisonfire, que, como já havia dito, deram origem ao nome da banda. Mas há também nomes como Linkin Park e Circa Survive. Porém, em entrevista a vocalista Isis revela que nos trabalhos futuros estarão seguindo referências mais modernas como Citizen, Pvris e Tuyo.

Sobre a gravação da remasterização de Equinócio, intitulado como ''Equinox'', a vocalista explica como foi o processo de produção na pandemia:
"Essa versão rolou durante a pandemia, mas a música original faz parte do nosso primeiro EP. A gente sempre teve vontade de fazer uma versão mais eletrônica de algum som nosso, então juntamos o útil com o (des)agradável, no caso esse momento que está todo mundo recluso."
Isis conclui: "Não temos home studio e nem queríamos correr risco nenhum saindo, então usamos as ferramentas que tínhamos em mãos: computador, guitarra e celular. A Amanda (Guitarrista) fez praticamente tudo, desde os beats, ambientações, guitarras... Aí para gravar a voz eu usei o microfone do meu próprio celular. Entrei dentro do meu armário para isolar o máximo do som possível, dava "play" na base no notebook e "rec" no celular ao mesmo tempo (risos). "
A vocalista e guitarrista da banda, Isis, também falou sobre as dificuldades da banda no underground.
"Acho que a mesma coisa que nos destaca é uma dificuldade que a gente enfrenta: somos três minas fazendo rock."
Ela ressaltou: "Aqui em Santos não conheço outra banda que tenha uma formação com maioria feminina. Hoje em dia, o circuito anda melhor e mais respeitoso, mas ainda sinto que precisamos nos esforçar mais do que a banda ''dos caras'' para ganhar um respeito na cena, sabe?"
E sobre o projeto "Cinza", ele atendeu as suas expectativas?

"O Cinza, sendo nosso primeiro trabalho, sinceramente superou as nossas expectativas, tanto que em breve vamos lançar o terceiro clipe (e último) vindo dele. Conseguimos trabalhá-lo bem. Fizemos bastantes shows em 2019 e conhecemos muitas pessoas."
E ao falar sobre previsões para o próximo disco, a banda respondeu:
"A gente prefere não arriscar nenhuma data, por conta do que o mundo está vivendo. Mas nosso próximo trabalho já está em pré-produção: vai ser um EP Duplo chamado Kuro/Shiro."
Confiram o seu novo single, Equinox (Reimagined):
Leia também:
Entrevista | Cefa sobre 2020: "Vocês não perdem por esperar."
A banda é formada por:
Isis Tomaz - Voz e Guitarra
Amanda Ferreira - Guitarra e Voz
Iracema Almeida - Baixo
Vinnie Grillo - Bateria
Confira mais sobre o conteúdo da banda em sua conta do Instagram clicando aqui.
Leia também:
As 10 melhores colaborações femininas na indústria musical
Não se esqueça de nos seguir no Twitter, no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece no Otageek.