Dia Mundial do Rock e Cultura Geek!


Em 13 de Julho nós comemoramos o Dia Mundial do Rock no Brasil. Venha saber tudo sobre essa data comemorada há mais de 20 anos!

Estamos celebrando o Dia Mundial do Rock, mas apenas no Brasil essa data é comemorada. Estranho, hein? Calma, nós vamos explicar o motivo. Organizado pelo músico e compositor Bob Geldof no dia 13 de Julho de 1985, o mega-evento chamado Live Aid acabou reunindo grandes nomes da música como Queen, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, entre outros.


O evento foi realizado simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. Porém, o Live Aid não foi apenas um gigantesco show com os grandes nomes da música, mas sim um apelo para mostrar ao mundo a situação da fome na Etiópia. Os organizadores estavam esperando reunir um milhão de libras, porém conseguiram arrecadar incríveis 150 milhões, que correspondem a aproximadamente 283,3 milhões de dólares.


Dia Mundial do Rock só no Brasil?

Nos anos 90, duas rádios paulistanas dedicadas ao rock, a 89 FM e a 97 FM, começaram a mencionar a data na sua programação. Os ouvintes aceitaram muito bem e gostaram da celebração, que acabou virando um dia importante para os amantes brasileiros do rock. Porém, outros países não concordam com a data. A comemoração também é uma homenagem ao desejo do músico Phil Collins (Ex-Genesis), que gostaria que aquele dia fosse considerado o “Dia Mundial do Rock”.

Leia também:
-Noite Cinza: produção na quarentena e espaço na cena
-Entrevista | Cefa sobre 2020: "Vocês não perdem por esperar."
-Fresno e Far From Alaska lançam nova versão da música "EVA" com arte cheia de referências

O Rock e o Mundo Nerd/Geek

Como todo bom nerd, eu fui pesquisar sobre bandas que tiveram sua inspiração no mundo Geek ou Nerd. Achamos algumas legais, então vou listar as 5 mais divertidas!


OKILLY DOKILLY



A banda Okilly Dokilly é inspirada no nosso amado e fanático religioso Ned Flanders de Os Simpsons, e sim, todo mundo usa a roupa do Flanders e tem seus nomes com rimas e com o sobrenome Ned. Ela possui quatro integrantes: Head Ned (Vocal e Guitarra), Shred Ned (Guitarra), Zed Ned (Synth) e Dread Ned (Bateria). As músicas, por sua vez, fazem referência às frases famosas do Ned e a seu fanatismo religioso. Okilly Dokilly é a única banda do Estilo Nedal do mundo.


Seven Kingdons



A banda, que teve seu nome como referência a "As Crônicas de Fogo e Gelo", já lançou três álbuns, tendo quase todas as suas músicas envolvendo temas recorrentes dos livros e da série! Com um som mais pesado voltado pro power metal, esse é um grupo que vale a pena ser ouvido.


The Tributes



A banda foi inspirada em "Jogos Vorazes" e lançou seu primeiro clipe em 2013, o qual já conta com mais de 4 milhões de visualizações. A música em questão, chamada “The Arena”, tem um som mais rock-eletrônico. As letras do grupo são carregadas dos sentimentos sobre os Jogos Vorazes no ponto de vista da nossa amada protagonista Katniss Everdeen.


Draco and the Malfoys



Eu acho que nem preciso falar da inspiração da banda, né? Totalmente inspirada em Senhor dos… não, calma…. em Harry Potter, suas músicas fazem referência ao ego do Malfoy, tendo até um refrão em que ele pede ao Papai Noel que dê um fim ao Harry. Eles lançaram cinco álbuns até agora, vale a pena parar pra ouvir e rir!


Vader



A banda polonesa de Death metal teve seu nome em homenagem ao maior vilão do lado negro da força, Lord Darth Vader. Além disso, suas músicas também têm inspiração em temas como Lovercraft e Segunda Guerra Mundial.



E o Otageek não iria deixar esta data passar, nós vamos relembrar duas músicas que marcaram os filmes da cultura geek nos cinemas!

Homem de Ferro 2


Banda AC/DC – Música Shoot to Thrill



Thor Ragnarok


Banda Led Zeppelin – Música Immigrant Song



E você, lembra de algum rock que marcou o mundo geek? Fala pra gente nos comentários, quem sabe a gente não faz uma playlist das melhores pra vocês?



Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter,  no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg