Mega Man Legacy, X Collection e Z/XZ: Por onde eu devo começar?

Atualizado: Jul 16

Falar desse robozinho azul que conquistou uma legião de fãs no mundo é muito fácil. Após inúmeros jogos em quase todas as plataformas, Mega Man ganha mais uma coletânea, o Mega Man Zero/ZX Legacy, para a nossa alegria.


Mesmo com tantos jogos, muitos feitos nos anos 80, outros nos anos 90, vale a pena jogar essa série em 2020?


Se você gosta de desafios e jogos de plataforma, corre que Mega Man não é apenas um clássico, mas uma das melhores franquias desse estilo. Já que são muitos jogos, que tal eu explicar pra você como é cada série, e você escolhe por onde começar? Vamos do início então:



Mega Man Legacy Collection 1 e 2

Mega Man ou Rockman, como é conhecido no Japão, teve sua estreia em 17 de dezembro de 1987, com Mega Man para o Famicom sendo muito bem recebido pela crítica. Sua história tem como base o engenheiro robótico Dr. Thomas Light (sim, o nome dele não é apenas Light) e seus “filhos” robôs Roll, responsável por cuidar da casa, e Mega Man, seu assistente no laboratório.


Dr. Light e Dr. Wily eram ambos cientistas e grandes amigos, porém Dr. Wily se volta contra seu amigo e resolve criar robôs para dominar o mundo. Então Mega Man infelizmente se vê obrigado a lutar contra os robôs feitos pelo Dr. Wily.


Mega Man Legacy Collection conta com os 10 jogos da franquia do nosso robozinho azul. Se você não jogou nenhum, vale a pena jogar todos. Eles são bem difíceis, não diga que eu não te avisei.


Mega Man X Legacy Collection 1 e 2

Sem dúvida a saga mais aclamada, Mega Man X se inicia no 22° século, quase 100 anos após os acontecimentos de Mega Man. A história tem como personagem principal Mega Man X, a última e mais importante criação do Dr. Thomas Light.


Após ser encontrado pelo arqueólogo mundialmente renomado Dr. Cain, X foi utilizado como base para a criação de uma avançada raça de robôs chamada Reploids. Eles são réplicas baseadas no Mega Man X. Não muito tempo depois, alguns Reploids começaram a entrar no estado de Maverick e se rebelaram contra a humanidade.


O conselho pediu ao Dr. Cain que colocasse um fim nos robôs, criando uma equipe que possa parar os Mavericks. Assim, o grupo especial chamado Maverick Hunters foi criado. Entretanto, o líder dos Hunters e criação de Dr. Cain, Sigma, se tornou um Maverick e levou muitos dos Hunters consigo, dando inicio à Guerra dos Mavericks.



Mega Man X veio com uma premissa mais dinâmica: continua sendo um jogo de plataforma, mas agora X conta com upgrades. Dr. Thomas Light deixou algumas cápsulas contendo partes da armadura do X junto de seu amigo Zero, última criação de Dr. Wily. Dessa forma, eles se juntam e formam novamente a força tarefa dos Maverick Hunters. Agora X e Zero precisam deter seus amigos que se tornaram Mavericks e parar os planos ambiciosos de Sigma para destruir todos os humanos.


Em Mega Man X7 temos novos elementos na jogabilidade, além do jogo agora estar com gráficos em 3D, o que implementa uma nova dinâmica nos jogos do X. Todavia, Mega Man X7 teve uma péssima aceitação, pois foi o único jogo da franquia no qual a jogabilidade nos mapas não é nem um pouco intuitiva, justamente pela inovação 3D.

Mas a CAPCOM, depois da péssima aceitação com Mega Man X7, resolveu se redimir e lançou Mega Man X8. Embora ainda contasse com gráficos 3D, a CAPCOM desistiu das inovações nos cenários e manteve o estilo plataforma que fez a série ter o sucesso que teve. Foi um ótimo final para a série X. Além disso, contou com um novo personagem, Axl, um protótipo da nova geração dos Reploids com a habilidade única de copiar o poder de seus inimigos.


Os três primeiros jogos do Mega Man X são para Super Nintendo, do Mega Man X4 até o Mega Man X6 são para Playstation 1 e os dois últimos são para Playstation 2. É uma franquia que vale a pena: jogabilidade precisa, ótima história, uma trilha sonora inconfundível e muitas horas de jogo.



Mega Man Zero/XZ Legacy Collection


Mega Man Zero


Um pouco mais de 100 anos após os acontecimentos com Zero em Mega Man X6, no qual ele foi aprisionado para análises, Ciel e seus companheiros vão até Zero para pedir ajuda na luta contra a Neo Arcadia. Porém, eles foram seguidos pelas Forças Armadas de Neo Arcadia até o laboratório em que Zero está aprisionado por mais de um século.


A situação em que o planeta se encontra é bem diferente da qual Zero se lembra. Os Reploids agora vivem em constante opressão por um líder maníaco que pode chamar qualquer um deles de Maverick simplesmente porque quer. E pra piorar, o líder é alguém que Zero conhece muito bem. Assim sendo, ele precisa lutar contra os Quatro Guardiões para descobrir a verdade que Ciel vem escondendo.


Mega Man Zero volta com aquela jogabilidade plataforma que fez dessa franquia tão grande. Agora com o Zero como protagonista de uma história com muitas reviravoltas. A série Mega Man Z trás toda aquela nostalgia dos jogos da serie X e muito mais: são 4 jogos pra você jogar e não esquecer. Mas já vou avisando, eles estão mais difíceis que nunca!


Mega Man XZ


Vários séculos depois de Mega Man Z 4, humanos e Reploids vivem pacificamente de acordo com as novas leis. Com o tempo, os habitantes da terra conseguiram reviver algumas nações. Mas como nada são flores em Mega Man, algumas máquinas vivas começaram a entrar em estado de Maverick, tornando alguns lugares muito perigosos para os habitantes, o que rapidamente gerou uma divisão das nações.


As nações ficaram divididas entre Inner, onde é segura a sobrevivência dos humanos, e Outer, lugares onde os Mavericks aparecem e não existe segurança para humanos e Reploids. A corporação Slither Inc tem se esforçando para manter a paz entre os humanos e os Reploids. Ainda, onde a crise dos Mavericks foi muito agravada, os humanos desenvolveram um grupo de defesa chamado de Guardiões.


Durante uma entrega da Giro Express para os guardiões, Giro e Vent/Aile (depende do personagem que você escolher) são atacados por Mavericks e se dividem na floresta. Vent/Aile abre a encomenda e encontra o Biometal Model X. Você acaba utilizando o Biometal e luta contra os Mavericks que haviam derrotado os Guardiões. Agora, se tornando Mega Man X, você começa a fazer parte dos Guardiões e vai tentar parar os Mavericks, fazendo o possível para frear a ameaça contra a paz dos humanos e Reploids.


Mega Man Legends

A história se passa alguns milhares de anos após os acontecimentos de Mega Man ZX. Dessa vez, temos como protagonista o Mega Man Volnutt, um escavador que está à procura da Mother Lode, um grande tesouro que é uma lenda entre os escavadores. Mega Man Volnutt vem procurando esse tesouro junto da família Caskett quando sua nave, após ter um problema no motor, cai na ilha Kattelox.


Na ilha, Mega Man tem seu primeiro contato com os Bonnes, um grupo de piratas que procuram os refratos de cristais e o tesouro lendário, Mother Lode. Os Bonnes são liderados pela Teisel Bonne e seus infinitos Servbots.


No primeiro jogo, Mega Man Volnutt descobre que as ruínas da ilha Kattelox estão conectadas com um Main Gate, o que que leva Mega Man, sua melhor amiga Roll Caskett e o macaco Data – apenas o nosso herói consegue entender o que ele fala – a tentar salvar a população da ilha, que precisa ser reinicializada. Enquanto procura as peças para consertar a nave e tenta ajudar os habitantes de Kattelox, Mega Man encontrará novos vilões, amigos e muitos inimigos já conhecidos pelos fãs da série.



Em Mega Man Legends 2, após dois anos do incidente com a nave caindo na ilha Kattelox, Mega Man Volnutt, Roll Caskett e Data ainda estão procurando o tesouro Mother Lode. Porém, Verner Bluecher, amigo do Professor Barrell, foi capaz de construir uma aeronave forte o bastante para atravessar a tempestade envolta da Forbidden Island.


Verner Von Bluecher, Professor Barrell e sua tripulação resolvem ir até a ilha, mas ao chegar perto eles são atacados e sua aeronave fica danificada, deixando-os presos na Forbidden Island. Enquanto isso, Mega Man e Roll assistem tudo pela televisão e resolvem ir atrás deles na ilha.


Já a bordo da incrível nave do Verner Von Bluecher, Mega Man e Roll são encarregados de recuperar as chaves da Mother Lode. Mas isso não vai ser tarefa fácil, pois agora estão em posse da Air Pirate Alliance, que pretende utilizá-las para o mal. Pelo caminho, eles tentam descobrir mais sobre uma mulher misteriosa que parece a mãe de Roll, Sera, o que desperta as lembranças do passado em Mega Man Volnutt.


Com jogabilidade toda em 3D, Mega Man Legends 1 e 2 trazem um novo gameplay, agora com mira, cenários modelados e novos inimigos. Esse jogo inova em todos os sentidos, trazendo uma nova experiência para os jogadores. Com bom enredo, jogabilidade simples e novos gráficos, a série Mega Man Legends tem tudo pra cativar qualquer um que joga.



Agora que você já sabe o que esses jogos de uma das franquias mais amadas da CAPCOM têm pra oferecer, escolha uma delas e comece a jogatina. Lembrando que todos os jogos desta matéria estão disponíveis pra PC, Playstation 4 e Nintendo Switch.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.