• Ana Laura Teodoro

Massacre da Praça da Paz Celestial | Diretora de Birds of Prey fala sobre o ocorrido e critica China


Em 4 de Junho, completou-se o 31º aniversário do massacre. Cathy Yan, diretora americana de origem chinesa, comentou sobre o fato em seu Twitter.



O Protesto na Praça da Paz Celestial (Tian'anmen) ocorreu em 1989 e consistiu em uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China, que ocorreram entre os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989. O protesto recebeu o nome do lugar em que o Exército Popular de Libertação suprimiu a mobilização: a praça Tian'anmen, em Pequim, capital do país.


Os manifestantes (em torno de cinco mil) eram oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas. Os protestos consistiam em marchas (caminhadas) pacíficas nas ruas de Pequim.


O Partido Comunista Chinês decidiu então suprimir os protestos pela força, no lugar de atender suas reivindicações. Em 20 de maio, o governo declarou a lei marcial e, na noite de 3 de junho, enviou os tanques e a infantaria do exército à praça de Tian'anmen para dissolver o protesto.



As estimativas das mortes civis variam: 400 a 800 (segundo o jornal estadunidense The New York Times) , 2 600 (segundo informações da Cruz Vermelha chinesa) e sete mil (segundo os manifestantes). O número de feridos é estimado em torno de sete mil e dez mil, de acordo com a Cruz Vermelha.


Diante da violência, o governo empreendeu um grande número de arrestos para suprimir os líderes do movimento, expulsou a imprensa estrangeira e controlou completamente a cobertura dos acontecimentos na imprensa chinesa. A repressão do protesto pelo governo da República Popular da China foi condenada pela comunidade internacional.


No Twitter, Yan compartilhou uma imagem poderosa do Massacre da Praça da Paz Celestial e comentou que o evento teve um grande efeito na China e em si mesma.



"Agora a China corajosamente suprime a dissidência em Hong Kong enquanto o mundo assiste", disse Yan. "Esses atos violentos de opressão aumentam o controle autoritário e desmantelam a sociedade civil muito tempo depois que o sangue seca".

Cathy Yan nasceu na China e seu primeiro longa-metragem, Dead Pigs, foi ambientado e filmado em Xangai. Yan dirigiu recentemente o filme do DC Universe, Birds of Prey (e a Fantabulosa Emancipação de Arlequina), lançado no início de 2020. Dirigido por Cathy Yan e escrito por Christina Hudson, Birds of Prey é estrelado por Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smollett-Bell, Rosie Perez, Chris Messina, Ella Jay Basco e Ewan McGregor. O filme já está disponível em vídeo sob demanda.

otageek amazon prime .jpg