• Raissa Sara

Leitura coletiva de Harry Potter | Em breve minha primeira experiência com a saga


Harry Potter se tornou o terceiro livro mais vendido no mundo, somando mais de 450 milhões de cópias vendidas desde a sua publicação na Inglaterra. Aqui no Brasil, a primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançada em 2000 pela editora Rocco.



Conversando com o Jai do @jaixbooks, ele me contou um pouco sobre como veio a ideia de fazer leitura coletiva de Harry Potter.


"Quando eu pensei em começar a ler Harry Potter eu decidi que iria fazer algo grandioso, sabe? Que se tornasse uma experiência única para mim e para os novos (e antigos) visitantes de Hogwarts. Então reuni quatro amigos fãs, cada um de uma das casas, e bolamos a #umpassoparahogwarts".


Quando fiquei sabendo dessa leitura coletiva, já me interessei no mesmo momento, pois assim como Jai eu estava vivendo minha primeira experiência com a saga. Eu vi aí a oportunidade de não ficar perdida no mundo literário, no qual nove em cada dez pessoas já leram Harry Potter.


As inscrições começaram com um formulário na internet, e a leitura coletiva fez tanto sucesso que até o momento do encerramento já contava com mais de 700 inscrições. Para levar o projeto em diante, Jai montou todo um esquema de casas, no qual todos os participantes primeiro foram colocados em um grupo de WhatsApp chamado Sorting Hat, e de lá foram sendo sorteados para uma casa: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa. Cada uma dessas casas tem um monitor, sendo que cada um adota uma dinâmica diferente para animar os velhos e novos leitores de Harry Potter.


"Vai ser uma leitura coletiva que expande a experiência literária. Vamos ter brincadeiras, desafios e concursos. Temos quatro grupos no WhatsApp, cada um para uma casa. E as casas vão ter um sistema de pontuação! Cada fim de livro uma casa recebe uma taça e no final da leitura coletiva vou sortear um prêmio especial!".


Os idealizadores são:

Jsi (@jaixbooks)

Yas (@blogliterarte)

Dudu (@wolfliterario)

Luhran (@preconceitoliterario)

Gabi (@agrandeestante)



A leitura coletiva se inicia no dia 01/07, com um livro por mês em ordem de publicação. Confesso que estou muito animada para ser introduzida ao mundo de Harry Potter.


"Gostaria de deixar claro que de maneira alguma a leitura coletiva servirá como apoio aos posicionamentos da autora da série. Somos totalmente contra qualquer tipo de disseminação de ódio".


Tanto Jai quanto os outros idealizadores e os participantes da leitura coletiva de Harry Potter não compactuam com os posicionamentos da autora J.K. Rowling, tanto que o projeito foi idealizado meses antes de tudo acontecer.



Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter,  no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg