Guerras Secretas | Um guia completo do primeiro crossover da Marvel


Em 1984, a Marvel trouxe o Homem-Aranha, os Vingadores, os X-Men e outros juntos em Guerras Secretas, o primeiro verdadeiro crossover de toda a empresa.



Com o lançamento de Guerras Secretas em 1984, a Marvel Comics introduziu seu primeiro evento de crossover de quadrinhos. A origem do crossover foi bastante simples. A Mattel, uma empresa de fabricação de brinquedos, estava em parceria com a Marvel e queria produzir um conjunto de figuras de ação temáticas. Depois de fornecer à empresa de quadrinhos diretrizes sobre o que estava procurando, o evento resultante foi um divisor de águas para toda a indústria de quadrinhos.


Jim Shooter, Michael Zeck, John Beatty, Christie Scheele e Joe Rosen criaram uma série de 12 edições que reuniu a maioria dos principais heróis da Marvel para o primeiro crossover da história. Guerras Secretas foi um enorme sucesso e aqui está um olhar sobre o que levou a isso, o que aconteceu na história e o impacto que o evento teve no Universo Marvel.


O INÍCIO DAS GUERRAS SECRETAS


As Guerras Secretas originais eram únicas, pois não tinham questões "tie-in" que precisavam ser compradas para vivenciar totalmente a história. Essa série foi um evento único e independente que começou e terminou dentro das 12 edições mensais.



O único lead-up de Guerras Secretas chegou ao final pouco antes do lançamento da primeira edição, onde os heróis envolvidos no evento desapareceram sem nenhuma explicação. No mês seguinte eles voltaram com muito pouca explicação, em alguns casos com grandes mudanças que ocorreram como resultado do evento. Guerras Secretas conta a história do que aconteceu entre esse período.


O QUE ACONTECEU EM GUERRAS SECRETAS?


Um misterioso e onipotente sendo conhecido apenas como O Além sequestrou a maioria dos maiores heróis e vilões da Terra e os transportou para um planeta alienígena conhecido como Battleworld. Todos os envolvidos assistiram The Beyonder destruir uma galáxia inteira para criar esse planeta, e heróis e vilões percebem que ele é mais poderoso do que quase qualquer um que já enfrentaram.


Todos os heróis aparecem em uma construção, junto com Magneto, enquanto todos os vilões aparecem em uma diferente. Como o nome do mundo implica, essa foi uma batalha entre heróis e vilões - tudo pelo entretenimento de Beyonder.



Os vilões reunidos começam a lutar uns contra os outros quase imediatamente. Ultron tenta destruí-los, mas Galactus drena toda a energia do robô antes que ele ignore a todos e olhe para as estrelas. Quando The Beyonder explica o que espera que todos façam e promete que o vencedor terá qualquer coisa que seu coração desejar, Galactus tenta enfrentá-lo de frente sem sucesso. Enquanto isso, os heróis sofrem uma separação também com a maioria deles desconfiando de Magneto e dos X-Men.


Conteúdo recomendado:


À medida que a batalha entre os heróis e vilões começa, o Doutor Destino desvia sua atenção em uma busca por mais poder. Ele encontra uma maneira de roubar o poder de Beyonder e se declara o senhor do Mundo de Batalha, com heróis e vilões à sua mercê. A conclusão da série gira em torno dos heróis e vilões variados trabalhando juntos em um esforço conjunto para derrotar uma Condenação massivamente dominada enquanto tentam encontrar um caminho de volta à Terra.


COMO AS GUERRAS SECRETAS MUDARAM O UNIVERSO MARVEL


Enquanto Guerras Secretas conta a história da batalha entre heróis e vilões, a traição de Doutor Destino e a jornada de volta para casa, o verdadeiro impacto dessa série é o que aconteceu quando terminou.


A mudança mais significativa foi quando o Homem-Aranha voltou à Terra com um novo traje preto. Esse traje parecia reagir aos pensamentos de Peter Parker e deu-lhe um impulso de poder. A roupa acabou por ser o simbionte alienígena que se tornaria Venom e foram as Guerras Secretas que viram o simbionte chegar à Terra pela primeira vez.



Outra mudança significativa aconteceu nas páginas do Quarteto Fantástico. A equipe experimentou uma grande mudança de elenco ao retornar à Terra quando o Coisa foi substituído por She-Hulk. Mais tarde foi explicado que, enquanto em Battleworld, o Coisa foi capaz de se transformar de volta à sua forma humana à vontade, então ele escolheu ficar para trás e explorar o planeta enquanto She-Hulk tomou seu lugar na equipe. Guerras Secretas também introduziu Julia Carpenter, a segunda Mulher-Aranha que evoluiu para Madame Teia, e os vilões Titania e Volcana.


Conteúdo recomendado:


Outra série de Guerras Secretas rasgou o Universo Marvel três décadas depois, terminando com a destruição do Multiverso. No entanto, por mais que a nova série abalava o Universo Marvel, o original ainda era o primeiro do gênero.


Artigo pulicado originalmente no site CBR, traduzido e adaptado.


Leia também:


Apoie o Jornalismo Cultural seguindo o Otageek no Twitter, Facebook e Instagram.
otageek amazon prime .jpg