• Vitor Guimarães

Final Fantasy XVI | O que podemos esperar do próximo capítulo da franquia de RPGs da Square Enix?


“O que realmente podemos esperar do próximo capítulo da franquia de RPGs da Square Enix?“


Muito se teorizava sobre quando o próximo Final Fantasy sairia e acho que todos foram pegos de surpresa quando ele finalmente foi anunciado. Mais surpreendente ainda por ser um novo jogo numerado, e não o Final Fantasy VII remake parte 2, como era esperado.



Revelado com um trailer bem épico, fomos apresentados ao Final Fantasy XVI, quando imaginávamos que um remake parte 2 viria antes do novo jogo.


Então, acabamos decidindo que seria interessante analisar o trailer e tentar entender o que está por vir no jogo. Acreditamos que tudo que será dito pode ter ficado um pouco óbvio para quem viu o trailer algumas mil vezes. Aliás, recomendo que assista ao trailer para não se perder no meio da explicação.


Pessoas e Summons


Essa eu vi no canal CAPSLOCK. Ele teorizou que as pessoas estariam ligadas aos cristais e no trailer somos apresentados a Joshua, filho de um nobre, o qual entraremos em mais detalhes um pouco adiante. No vídeo ele cura as pessoas, além de ser citado como a Fênix, um dos Summons/invocações da série de RPGs. Porém, em um ponto do trailer é dito “outro Eikon de fogo?! Mas isso é impossível”, o que aponta para a teoria de um Eikon bom e o outro ruim. Isso acaba sendo sustentado pelo próprio logotipo do jogo, onde duas figuras estão se enfrentando. Se for igual ao Final Fantasy XV, só vamos saber a verdade ao final do jogo. Ainda falando sobre os Summons/invocações e pessoas, aqui as chamaremos de “controladores”, o que talvez envolva os poderes do protagonista. Durante o trailer é colocado, usando as asas de fênix, um punho que teorizo como sendo o Summon Titan e um tipo de sequência com o que parecem garras com um efeito verde, associando ao vento.


Com isso, podemos concluir outra coisa interessante: nosso protagonista pode pegar alguns poderes dos Summons emprestado. Agora, como isso funciona é algo não dá para saber. Eu chuto que seja o seu protegido, mas algo me diz que pode ser mais profundo que isso.


História e trama


Esse é um dos tópicos mais intrigantes. Mesmo que não esteja muito claro, ainda é possível espremer um pouco e tentar tirar alguma coisa dali. Vamos começar com o óbvio - o cenário que está sendo apresentado. Para começar, ele voltou com o estilo “High Fantasy”, obras de ficção tipo Senhor dos Anéis, onde a magia e a fantasia são comuns, algo que não vimos desde Final Fantasy VI. Isso já pode significar uma volta às origens da franquia, mesmo que eu ainda não saiba dizer se isso é bom ou ruim. Particularmente, não sou muito fã de High Fantasy medieval, mas se a história for boa, tudo bem. Agora, falando sobre a história propriamente dita, Joshua, que pode ser um coprotagonista (mesmo achando que isso vai durar apenas durante as primeiras horas de jogo), é filho de um Arquiduque e esse nobre será traído, como acaba sendo mostrado quando um NPC diz “esses lixos imperiais”. Isso talvez leve o jovem portador da fênix a se “corromper”. Outro detalhe curioso é sobre o nosso protagonista, o “novo fênix”, o qual carrega consigo uma tatuagem, mostrada durante sua apresentação ao final do trailer, possivelmente durante sua vida adulta. No entanto, outras pessoas as carregam também, talvez um grupo de mercenários ou algo desse tipo, que trabalha para evitar que as Summons saiam do controle. O último aspecto que achei interessante no trailer é o foco no rosto do protagonista. Isso nos diz que haverá um timeskip, que eu chuto ser de 2 a 3 anos, onde o jovem se tornará um homem amargurado com o desejo de vingança contra alguém ou alguma coisa.

Indo um pouco mais para as teorias, acredito que essa história pode estar envolvida com a antiga Fabula Nova Crystallis. De maneira bem resumida, ela envolve um filho divino procurando por sua mãe, esta que está dormindo no “mundo dos mortos” ou o mundo invisível. Relembrando que tudo que estou falando são teorias que podem ser tiradas de apenas alguns replays no trailer do jogo. Espero estar errado, pois se eu descobrir o que acontecerá, vai acabar tornando o jogo previsível.

Final Fantasy XVI ainda segue sem uma data prevista de lançamento, mas já foi anunciado para o novo console da Sony, o Playstation 5.

Vídeo do canal CAPSLOCK:



Conteúdo relacionado:



Para comprar , clique aqui em uma das imagens e compre através de nossos links, assim você nos apoia a continuar produzindo Jornalismo Cultural de credibilidade!














Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos e ouvir o nosso podcast!


Apoie o Jornalismo Cultural independente seguindo o Otageek no Twitter, Facebook e Instagram.

otageek amazon prime .jpg