• Nathy marro

Epidemias e pandemias retratadas na Cultura Pop

Atualizado: Abr 6

Peste Negra, Gripe Espanhola, Gripe Suína, e agora corona vírus... todas essas são doenças que causaram grandes pandemias, que infectaram e levaram milhões a morte. É claro que esse tipo de acontecimento tem, muitas vezes, os pontos negativos e positivos. Parece loucura, mas há sim pontos positivos, e um deles é a inspiração.

Muitas dessas calamidades trouxeram inspiração para livros, séries, filmes e jogos. Na ficção, tudo ocorre sempre em conjunto com a ciência, que pode ser usada para combater ou criar um vírus. Esse vírus pode ser mortal, ou até trazer mortos à vida, os famosos zumbis. Essas obras trazem fieis relatos sobre o comportamento social humano, com personagens tão realistas que até esquecemos se tratar ficção, sendo esse um dos elementos principais para seu sucesso.

Nesse artigo, apresentaremos alguns livros, filmes, séries e games que de alguma forma abordam o tema epidemia e vão fazer muitos de nós quererem tomar banho de álcool em gel.


Livros

A dança da morte

Em 1978, Stephen King lançava o livro "A dança da morte", que deixaria muita gente querendo mergulhar na clorexidina.



Sua história começa quando um vírus modificado em laboratório vaza e o Departamento de Defesa não se mostra capaz de deter um funcionário, que foge das instalações e espalha uma gripe altamente letal. Em poucas semanas, quase 90% da população mundial é dizimada e parte dos poucos restantes é levada sem piedade por uma segunda onda da pandemia. A pequena parcela de sobreviventes, no entanto, permanece imune e precisa enfrentar os desafios de viver em um mundo vazio.

Porém, pelas trilhas do destino, acabam se encontrando ajudados por estranhos sonhos. A partir de então, se formam dois grupos: os bons, liderados pela idosa negra mais que centenária de nome Abigail Freemantle, ou Mãe Abigail, e os maus, liderados pelo malévolo Randall Flagg, o Homem Escuro, misto de mago e feiticeiro.

O livro ganhou uma versão de minissérie em 1994, na TV Americana, tendo no elenco nomes como: Gary Sinise, James Sheridan, Ed Harrys, Kathy Bates e, claro, o próprio Stephen King. A minissérie acabou ganhando dois prêmios Emmy (Melhor Maquiagem e Melhor Mixagem), e também recebeu a indicação em outras quatro categorias, incluindo a de Melhor Minissérie.


Ensaio sobre a cegueira

"Ensaio sobre a cegueira" é um dos livros do escritor português José Saramago, que foi publicado em 1995. Ele conta a história de uma epidemia que começa de maneira repentina, quando um motorista é tomado por uma cegueira, enquanto esperava sozinho dentro do carro o sinal abrir. A doença vai se espalhando de maneira rápida para outras pessoas que tiveram contato com ele, criando uma onda de contaminação, até se transformar em uma epidemia.



Contada sobre a visão da única pessoa que pode enxergar, identificada como a mulher do médico, vemos as coisas que acontecem com os infectados durante seu isolamento em um manicômio, um ambiente onde irão passar por diversas situações consideradas subumanas, vivendo como bichos, em que o instinto se sobreporá à razão e à dignidade humana.

O livro foi adaptado para filme em 2008, tendo em sua direção Fernando Meirelles e em seu elenco nomes conhecidos como Julianne Moore, Alice Braga e Mark Ruffalo. Ele abriu o Festival de Cannes 2008, com selo de aprovação do autor. Também foi ganhador de quatro prêmios no "Grande Prêmio do Cinema Brasileiro": Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais.


Filmes


Epidemia

O filme, lançado em 1995, traz Dustin Hoffman no papel de Sam Daniels, um coronel-médico do exército americano e chefe do departamento de pesquisas epidemiológicas. Ele investiga uma nova doença contagiosa que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Por conta de um macaco que foi levado de forma clandestina para os Estados Unidos, uma população de uma pequena cidade americana começa a apresentar os mesmos sintomas da doença, porém o contágio se desencadeia muito mais rapidamente. Assim, o exército coloca a cidade sob quarentena. Mas quando o cientista do exército tenta ajudar a população, é inexplicavelmente afastado do caso.

É um filme com um elenco de peso, já que junto com Dustin Hoffman temos: Cuba Gooding Jr., Morgan Freeman e Rene Russo. No total, ele obteve nas bilheterias de todo o planeta a quantia de US$ 187,8 milhões.


Os 12 macacos

Também em 1995 foi lançado o filme "Os 12 macacos", estrelado por Bruce Willis. O enredo se passa no ano de 2035, quando James Cole, interpretado por Bruce Willis, aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que atacou grande parte da população mundial. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar a sua sanidade para a médica Kathryn Railly, interpretada por Madeleine Stowe, que é sua única esperança de mudar o futuro.


Inspirado no curta-metragem francês La Jetée, o filme teve duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor figurino e Melhor ator coadjuvante para Brad Pit, esse que acabou levando o Globo de Ouro.


Extermínio

O filme tem como premissa a disseminação de um vírus, que ocorre após a libertação de macacos de um laboratório de pesquisas por ativistas. Jim, interpretado Cillian Murphy, desperta de um coma em um hospital de Londres. Completamente confuso e estranhando a ausência de pessoas nas ruas, Jim nada sabe sobre o ocorrido e se esconde após encontrar diversos cadáveres e seres monstruosos, infectados pelo vírus disseminado. No meio do caminho, ele encontra dois sobreviventes que lhe explicam a situação atual: Selena, interpretada por Naomi Harris, e Mark, interpretado por Noah Huntley. Decidido a reencontrar seus pais, Jim decide partir e é acompanhado pela dupla de novos companheiros até que, ao se refugiarem em um prédio, ouvem uma transmissão pelo rádio de que um grupo de soldados, comandados pelo major Henry West, interpretado por Christopher Eccleston, está se reunindo e diz ter a solução para a cura da infecção provocada pelo vírus. Sem outra alternativa, Jim, Selena e Mark decidem se juntar aos soldados em sua batalha.


O filme teve uma sequência em 2007, chamada Extermínio 2, que não foi tão bem aceita quanto o primeiro.


Aeon flux

Baseado na série de TV de animação "Aeon Flux", o filme conta a história de uma civilização futurista. Quatrocentos anos no futuro, uma doença dizimou grande parte da população da Terra. A cidade de Bregna é povoada por sobreviventes e também por cientistas, que comandam o local. Lá também existe um grupo de rebeldes liderado por Handler, interpretada por Frances McDormand, e que conta com a participação da justiceira Aeon Flux, interpretada por Charlize Theron, que é enviada a uma missão em meio aos cientistas. É quando ela descobre os segredos guardados sobre a atual realidade do planeta.




Ultravioleta

O filme se passa no final do século XXI, quando surge uma subespécie de seres humanos derivada de uma mutação genética, sendo essa causada por um patógeno que provoca aumento de velocidade, força e inteligência. À medida que mais pessoas são infectadas, o governo fica aterrorizado tentando combater a mutação. Todavia, com o fracasso de seus esforços, o Estado decide eliminar as pessoas contaminadas. Para evitar que isso ocorra, Violet, interpretada por Milla Jovovich, decide combater o governo utilizando sua experiência nas artes marciais e no manejo de armas de fogo.




Eu sou a lenda

O filme é uma adaptação do livro de Richard Matheson e conta a história de como um terrível e incurável vírus, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Nele seguimos o drama de Robert Neville, interpretado por Will Smith, que é um cientista brilhante o qual, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Além disso, está sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente, realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus.


A Warner Bros. detém os direitos do livro desde a década de 70, e originalmente sua primeira adaptação ocorreria na década de 90, com Ridley Scott como diretor e Arnold Schwarzenegger como protagonista. O projeto até foi retomado em 2002, com Michael Bay como diretor e Will Smith como protagonista, mas ambos desistiram para realizar Bad Boys 2 (2003). O longa também conta com a presença de Alice Braga e Willow Smith.


REC

O filme espanhol conta a história Ángela Vidal, interpretada por Manuela Velasco, que é uma jornalista e, juntamente com seu operador de câmera Pablo, interpretado por Pablo Rosso, faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém, o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate, logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.


O filme fez tanto sucesso que ganhou uma sequência em 2009 e uma refilmagem, chamada "Quarentena", em 2008. Ele recebeu indicações em duas premiações europeias importantes, o European Film Awards, e o Goya, no qual recebeu os prêmios de Melhor Edição e Melhor Revelação Feminina, pela atuação de Manuela Velasco.


Zumbilandia

Um dos filmes mais engraçados quando falamos de epidemia. Em "Zumbilandia", a população mundial foi dizimada devido a um vírus, variante do mal da vaca louca, que faz com que as pessoas se transformem em zumbis. Poucos são os humanos não infectados, e entre eles está Columbus, interpretado por Jesse Eisenberg, um estudante da Univeridade do Texas que deseja voltar para sua cidade natal na esperança de encontrar seus pais ainda vivos. No caminho, ele encontra Tallahassee, interpretado por Woody Harrelson, que está indo para a Flórida com o objetivo de aniquilar o maior número possível de zumbis, e pega uma carona com ele. Ao parar em uma mercearia, a dupla enfrenta três zumbis e encontra duas garotas, Wichita, interpretada por Emma Stone, e sua irmã caçula Little Rock, interpretado por Abigail Breslin.


O filme ganhou indicações no MTV Movie awards e Teen Choice Awards, e se tornou uma referência em filmes do gênero zumbis, ganhando um sequência em 2019, com o elenco original , contando a história alguns anos após o acontecimento do primeiro longa.


Contágio

"Contágio" é um filme lançado em 2011, que segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias (familiar, não?). Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.


O elenco principal é Oscarizado, formado por quatro vencedores do prêmio (Marion Cotillard, Matt Damon, Gwyneth Paltrow e Kate Winslet), e três indicados (Laurence Fishburne, Jude Law e John Hawkes). Ele também foi filmado em vários pontos do mundo, incluindo Hong Kong, Macau, Chicago, Atlanta, São Francisco, Abu Dhabi, Londres e Genebra, dando realmente ao espectador a sensação de algo na escala global.


Planeta dos macacos- O confronto

A franquia "Planeta dos macacos" também fala sobre epidemias, as quais têm uma relevância maior no segundo filme da franquia. "Planeta dos macacos - O confronto" foi lançado em 2014, e conta a história dez anos após a conquista da liberdade. César, interpretado por Andy Serkis, e os demais macacos vivem em paz na floresta próxima a San Francisco. Lá eles desenvolveram uma comunidade própria, baseada no apoio mútuo, enquanto os humanos enfrentam uma das maiores epidemias de todos os tempos, causada por um vírus criado em laboratório, que recebeu o nome de gripe símia. Sem energia elétrica, um grupo de sobreviventes planeja invadir a floresta e reativar a usina lá instalada. Malcolm, interpretado por Jason Clarke, é o único que conhece bem os símios, tentando agir pacificamente e impedir que o confronto aconteça.



A história se passa antes à exibida em O Planeta dos Macacos (1968) e em sua refilmagem, Planeta dos Macacos (2001). Ela também conta em seu elenco com nomes como Keri Russell e Gary Oldman.


Guerra mundial Z

Baseado no livro de Max Brooks, o filme conta a história de uma terrível e misteriosa doença que se espalha pelo mundo, transformando as pessoas em uma espécie de zumbis. A velocidade do contágio é impressionante, e logo o governo americano recruta um ex-investigador da ONU (Organização das Nações Unidas) para investigar o que pode estar acontecendo e assim salvar a humanidade, tendo em vista que as previsões são as mais catastróficas possíveis. Gerry Lane, interpretado por Brad Pitt, tinha optado por dedicar mais tempo à sua esposa Karen, interpretada por Mireille Enos, e as filhas, mas seu amor à pátria e o desejo de salvar sua família acabam contribuindo para que ele tope a missão. Agora, ele precisa percorrer o caminho inverso da contaminação para tentar entender as causas ou, ao menos, identificar uma maneira de conter o contágio até que se descubra uma cura antes do apocalipse.

O longa também conta com nomes conhecidos como Peter Capaldi, Ruth Nagga, e Elyes Gabel.


Invasão zumbi

O filme sul-coreano conta a história de um trem de alta velocidade com destino à cidade de Busan, mas um vírus misterioso, que transforma as pessoas em zumbis, acaba se espalhando de maneira devastadora dentro do trem. A cidade de destino da locomotiva conseguiu com sucesso se defender da epidemia, mas até chegar lá os passageiros deverão lutar pelas suas sobrevivências.


O filme é dirigido por Sang-Ho Yeon, que também fez um filme de animação intitulado Seoul Station, que é um prequel de "Invasão Zumbi", mostrando os eventos que ocorrem um dia antes dos acontecimentos no trem para Busan, só que dessa vez na estação de Seoul. Esse foi o primeiro live-action do diretor, e o primeiro filme sul-coreano a ultrapassar a marca de US$ 1 milhão na bilheteria de Cingapura.


Cargo

O filme conta a história de Andy, interpretado por Martin Freeman, um pai que corre contra o tempo para salvar sua filha. Infectado por um vírus de uma pandemia zumbi, ele tem apenas 48 horas para encontrar um lugar seguro a fim de proteger a criança. A salvação que o pai procura pode estar em uma tribo aborígene isolada, mas, para ter acesso ao grupo, ele terá que ajudar uma jovem indígena em uma missão perigosa.


Baseado no curta de Yolanda Ramke e Ben Howling, o filme foi exibido na Sessão da Meia-Noite do Festival de Cinema de Tribeca (2018).


Séries


The Helix

Um suspense produzido pelos produtores executivos de "Battlestar Gallactica", "Lost" e "Arquivo X". Ele conta a história de um time de cientistas do Centro de Controle de Doenças (CDC) que viaja para o centro de pesquisa de alta-tecnologia, Arctic ByoSistems, para investigar a possível eclosão de uma doença. Porém, eles acabam ficando presos em uma situação de vida ou morte que pode definir todo o futuro da humanidade. E não acaba por aí: a ameaça letal é apenas a ponta do iceberg, e enquanto o vírus se desenvolve, a verdade vai se aproximando.


A série foi transmitida pelo Syfy Americano e tem duas temporadas.


The Last Ship

O capitão Tom Chandler, interpretado por Eric Dane, é responsável por encontrar a cura para um vírus que está dizimando os seres humanos. Em sua embarcação, estão o Comandante Mike Slattery, interpretado por Alec Baldwin, o Chefe Hugh Jeter, interpretado por Charles Parnell, o líder da equipe de fuzileiros navais Danny Green, interpretado por Travis Van Winkle, os especialistas em paleomicrobiologia Quincy, interpretado por Sam Spruell, e Rachel Scott, interpretado por Rhona Mitra. O Capitão e sua tripulação precisam descobrir uma nova maneira para sobreviverem com o vírus na Terra.


A serie teve 5 temporadas e foi exibida pela TNT.


The Strain

Uma serie baseada no romance de Guilhermo del Toro e Chuck Hogan. Ela conta a história de um boeing 777 que chega no aeroporto JFK, em Nova York, e enquanto está a meio caminho de pousar, de repente para completamente. Todas as persianas são baixadas, e as luzes desligadas. Os canais de comunicação ficaram mudos, mas um alerta foi enviado ao Centro de Controle de Doenças (CDC). O Dr. Ephraim "Eph" Goodweather, interpretado por Corey Stoll, recebe a chamada e embarca no avião. O que ele encontra no Boeing faz seu sangue gelar.

The Strain teve 4 temporadas, e no seu elenco também estavam os atores Kevin Durand e David Bradley.


The Walking Dead

Baseada nos quadrinhos de Robert Kirkman, a história da série se passa após um vírus infectar as pessoas e causar no mundo um apocalipse zumbi. Nesse meio temos o oficial de polícia Rick Grimes, que após acordar de um coma, descobre que os mortos-vivos estão se propagando progressivamente. Ele decide unir-se aos homens e mulheres sobreviventes para que tenham mais força para combater o fenômeno que os atinge. O grupo percorre diferentes lugares em busca de soluções para o problema.


A serie teve 10 temporadas até o presente momento, como também teve um spin-off, Fear the Walking Dead, que conta a história do começo da infestação e da propagação do vírus.

Tendo personagens muito bem interpretados e muito queridos pelos fãs, se destaca também o elenco muito conhecido até por pessoas que não são fãs. Entre eles estão: Norman Reedus, Danai Gurira, Andrew Lincoln, Jeffrey Dean Morgan, Melissa McBride, Steven Yeun e muitos outros.


Games


Resident Evil

Resident Evil é uma das franquias de jogos mais conhecidas dos últimos anos, da empresa CAPCOM. Sua primeira edição foi lançada em 1998 e vendeu três milhões de unidades no mundo na época de seu lançamento.

O primeiro jogo da franquia é ambientado no Noroeste de Raccon City, em 24 de julho de 1998. A equipe da Alpha Team sobrevoou a área da floresta procurando pelo time Bravo, que estava em busca de informações sobre mortes estranhas que aconteciam no local. A equipe acaba parando em uma mansão que servia como fachada para experimentos realizados por uma empresa chamada Umbrella Corporation, que mais tarde seria revelada como uma das principais responsáveis pelo desdobramento do T-vírus.


Os jogadores são apresentados a Chis Redfield, Jill Valentine, Barry Burton, Rebecca Chambers e Albert Wesker, personagens que são muito queridos pelos fãs da franquia.

O primeiro Resident Evil serviu como base para outros jogos, como Resident Evil Director’s Cut, Resident Evil Dualshock, adaptado para o controle analógico, e Resident Evil Remake para Game Cube, com mais de dez finais diferentes. Em 2006, o Nintendo DS também recebeu uma versão da campanha.

O jogo também foi adaptado para o cinema em 2000, com o primeiro filme de uma franquia de seis filmes: Resident Evil - O Hóspede Maldito, é dirigido por Paul W.S. Anderson e tem em seu elenco nomes como Milla Jovovich, Michelle Rodrigues e James Purefoy.


The Last of us

The Last of Us é um jogo de ação da produtora Naughty Dog, lançado em 2013 para PS3 e remasterizado em 2014 para PS4. Foi vencedor de mais de 200 prêmios de Jogo do Ano e é um dos jogos mais aclamados pela crítica.

O jogo conta a história de Joel, um sobrevivente das zonas de quarentena que atua no mercado negro contrabandeando armas. Ele é encarregado de levar Ellie, uma menina de quatorze anos de idade, a um local designado para trocá-la por armas. Em uma viagem pelos Estados Unidos, que está devastado por um fungo o qual dizimou a população, Joel e Ellie vão enfrentar pelo caminho diferentes tipos de inimigos, a falta de suprimentos, a ameaça de sobreviventes e infectados, e tudo fará eles se unirem para sobreviver à realidade de um mundo completamente novo.


The Last of Us foi inspirado em diversas produções similares, sendo a principal delas um episódio do documentário da BBC "Planet Earth" (2006), que apresentou os cordyceps, fungos parasitas capazes de transformar insetos e artrópodes em "zumbis". Em entrevista, o diretor do jogo, Neil Druckmann, revelou que a relação entre Ellie e Joel foi baseada em sua própria experiência ao se tornar pai. O jogo vendeu, em apenas uma semana, mais de 1,3 milhão de cópias, sendo um grande sucesso daquele ano e tendo uma continuação anunciada.


Plague Inc.

Plague Inc. é uma experiência única. O jogo foi desenvolvido por uma única pessoa, Ndemic Creations, e nele o jogador cria e desenvolve um agente patogênico com o objetivo de destruir toda a humanidade em uma pandemia, começando a se alastrar a partir de uma única pessoa. O jogo usa o modelo epidêmico, com as variáveis complexas e realistas para simular a propagação e atenção que recebe do CDC, de acordo com a gravidade da praga.

Como o objetivo é a erradicação humana, ele se torna um jogo estratégico: para conseguir seu objetivo, o jogador precisa adaptar a praga para vários ambientes. Entretanto, também precisa completar esse objetivo antes dos humanos, o oponente, desenvolverem a cura para a praga.



Não podemos negar que certas inspirações vem dos momentos mais incertos, ou trágicos, mas a mensagem passada por todos os títulos citados é que não podemos perder a esperança, que vamos vencer sim, independentemente das dificuldades , nem que tenhamos de matar até o ultimo zumbi... Mas enquanto o apocalipse não vem, que tal aproveitarmos nosso tempo e darmos uma conferida em alguns títulos da lista enquanto cumprimos a quarentena, já que ninguém quer que essa ficção se torne mesmo realidade...Não é mesmo?

Aproveite para conferir o nosso podcast onde discutimos sobre os impactos do coronavírus na cultura pop.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits, fake news e achismo.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.