Review | "El Inframundo de Rogelio" e a mina de enxofre no Vulcão Puracê da Colômbia

Atualizado: Set 28


No dia 13 de Setembro o 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos, chamado Entretodos, começou trazendo 5 categorias de curtas. Hoje vamos falar sobre o curta "El Inframundo de Rogelio".


(Fonte: Curta El inframundo de Rogelio)

Rogelio trabalha como minerador na mina El Vinagre, localizada nas profundezas do Vulcão Puracê, em Cauca (Colombia). A mina foi aberta durante a Segunda Guerra Mundial para fabricar explosivos a partir do enxofre dela retirado.


O curta demonstra o dia-a-dia do minerador e dos perigos das explosões necessárias para retirar a matéria-prima do vulcão. Inicialmente Rogelio diz que os donos devem ter feito pacto com o diabo e oferecido as almas dos mineradores como pagamento pela riqueza que conseguiram ter. Todavia, hoje a mina passou para as mãos do Cabildo Indígena, assegurando os direitos do povo indígena colombiano.


O filme está disponível no Vimeo pelo perfil do Festival Entretodos. O 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos acontece entre 13 e 26 de Setembro.



Os mineiros indígenas desafiam o pacto que ceifou centenas de vidas na mina El Vinagre: aquele que os primeiros donos fizeram com o diabo em troca de toneladas de enxofre que foram exportadas como insumos para explosivos durante a Segunda Guerra Mundial.


ANO

2019


IDIOMA

Espanhol


LEGENDA

Português, Inglês


DIRETOR

Álvaro Muñoz Sánchez


PRODUÇÃO

Germán Correa, Neiffy Vanessa López Rosero, Mónica Dousse


ELENCO

Equipe da mina El Vinagre - Luis Enrique Guauña Pizo, German Orlando Manquillo, Kelvin Darío Yacumal, Giraldo Yacumal, Víctor Ariel Trujillo, Carlos Alirio Quirá, Abelardo Piso, Alba Deicy Manquillo, José Ebersio Cuero, Horacio Quirá, Moisés Certuche


GÊNERO

Documentário


ASSUNTO

Meio Ambiente; Problemas sociais; Alterações Climáticas; Comunidades indígenas; Cultura; Desigualdades; Ecologia; Emprego; Guerra; Minorias étnicas; Morte;


Leia também:


__________________________________________________________________________________


Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos ou ouvir o nosso podcast. Nesta semana comentamos sobre os indicados ao Emmy 2020.



Apoie o Jornalismo Cultural seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg