• Dan Profirio

Duna | Diretor da primeira adaptação chama o novo filme de previsível

Atualizado: Set 21


Diretor Alejandro Jodorowsky dá sua opinião após assistir trailer da nova adaptação do clássico livro de Frank Herbert



Duna, de Frank Herbert, é uma das grandes obras da literatura de ficção científica, e por isso é compreensível que haja interesse em dar vida à essa história na tela grande. No entanto, fazê-lo tem se mostrado difícil. A versão de David Lynch de 1984 foi um fracasso famoso, mas antes mesmo disso o diretor Alejandro Jodorowsky tentou trazer Duna para a telona de uma maneira que nunca veria a luz do dia.


Jodorowsky agora aparentemente viu o trailer da próxima versão, dirigida por Denis Villeneuve, e ele tem opiniões. Todavia, deve-se dizer que a maioria de suas opiniões tem a ver menos com seus pensamentos sobre Duna em si e mais sobre o que o filme representa.


Caso você ainda não tenha visto o trailer, confira no link abaixo:
DUNA | Trailer oficial é divulgado

Alejandro Jodorowsky é um daqueles cineastas que podem facilmente usar o rótulo autor. Ele é único, com uma voz e perspectiva singulares. E essa é sua maior crítica em relação à Duna baseado no trailer. Falando com o Le Point da França, Jodorowsky deseja o sucesso do filme, mas no final sente que a nova obra, sendo um blockbuster moderno de Hollywood, simplesmente se parece com todos os blockbusters modernos de Hollywood. De acordo com o diretor:


"Gostaria que seu Duna fosse um grande sucesso, porque Denis Villeneuve é um bom diretor, sobre quem me elogiaram muito. Eu vi o trailer. É muito bem feito. Vemos que isso é cinema industrial, que há muito dinheiro, e que tem custado muito dinheiro. Mas se foi muito caro, deve compensar proporcionalmente. E este é o problema: não há surpresas. A forma é idêntica ao que é feito em todos os lugares, a iluminação, a atuação, tudo é previsível."

O que Alejandro Jodorowsky se refere aqui como "cinema industrial" é o que pensamos de outra forma como a máquina de Hollywood. Duna de Denis Villeneuve é, sem dúvida, para ser um grande sucesso de bilheteria de Hollywood em muitos aspectos, como outros blockbusters.


As especificidades de Duna podem lhe dar uma estética única, mas o processo pelo qual o filme foi feito foi em grande parte o mesmo que outros filmes, e assim, na opinião de Jodorowsky, o resultado acaba parecendo em grande parte o mesmo. O documentário de 2013 Jodorowsky's Dune entra em detalhes exatamente em como seria sua versão da história e há pouco argumento de que sua versão teria sido diferente de tudo o que tínhamos visto antes.



Existem certamente muitas escolas diferentes de pensamento quando se trata de cinema, e Alejandro Jodorowsky acredita claramente que um filme deve ser a visão singular e criação de seu diretor. Ele acredita que há mais em fazer filmes do que simplesmente entreter o público, e ele não vê nada nesta versão de Duna além disso. O diretor continua:


"O cinema industrial é incompatível com o cinema autoral. Para o primeiro, o dinheiro vem antes do trabalho. Para o segundo, é o inverso. E isso, qualquer que seja a qualidade de um diretor, seja meu amigo Nicolas Winding Refn ou Denis Villeneuve. O cinema industrial promove o entretenimento, é um espetáculo que não se destina a mudar a humanidade ou a sociedade."

Alejandro Jodorowsky não está totalmente fora da base aqui. No caso dessa versão de Duna, a ideia de fazer o filme veio do estúdio (o dinheiro) e não do diretor, ou pelo menos desse diretor, tendo uma visão para o projeto. Para o modo de pensar de Jodorowsky, esse é o caminho errado.


Dito isso, embora Duna não possa mudar a humanidade, ainda pode ser um filme impressionante. E hoje em dia promover o entretenimento não é a pior coisa que você pode fazer. E você, caro leitor, qual a sua opinião sobre o assunto?


Fonte: Cinema Blend


Leia também:
Review | "Escola Sem Sentido", um curta necessário
Marvel | O que Kang O Conquistador pode significar para o MCU?
Taika Waititi dirigirá nova série de comédia sobre piratas da HBO MAX

Apoie o Jornalismo Cultural seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg