• Wando Moreira Don Wandolero

Documentário sobre Seleção Brasileira de Basquete de 1987 estreia no Globo Play


Longa de 2017 mostra como o time liderado por Oscar Schimdt revolucionou o esporte.



O documentário Revolução dos 3 retrata como a seleção brasileira de basquete, na era Oscar Schimdt, ganhou notoriedade no mundo ao vencer a equipe dos EUA no Pan-Americano de Indianápolis em 1987. Ele já está disponível na plataforma de streaming da Globo Play.



A obra dirigida pelo documentarista e ex-jogador de basquete David Feldon revela que, há mais de 30 anos, uma seleção comandada por Oscar Schmidt entrou para a

história. Ela, inclusive, possuía um estilo de jogar que serviu de inspiração para vários jogadores de NBA como Lebron James e Steve Curry: arremessos de três pontos, bolas rápidas e um jogo que não para.


O basquete, criado por James Naismith em 1891, passou por muitas mudanças, mas a maior delas foi a adoção da linha dos três pontos na NBA em 79 e na FIBA em 84. De acordo com David Feldon, muitos técnicos e jogadores não gostaram dessa alteração:


O jogo era concentrado em arremessos próximos ao aro e bolas de meia distância. Muita gente repudiou a criação desse lance.”

Contudo, nessa mesma época a equipe brasileira tinha carta branca do técnico Ary Vidal para se arriscar exatamente onde a maioria dos técnicos não recomendava jogar. Nesse aspecto, craques como Oscar aproveitavam a situação apesar das críticas de alguns.


A gente arremessava da linha dos 3 e era visto como irresponsável!”, relembra o jogador.

Time campeão de 1987 diante dos EUA no Pan de Indianápolis - Reprodução

Usando a emocionante vitória do Brasil na final do Pan de 87, o documentário Revolução dos 3 mostra em uma análise estatística inédita como a seleção brasileira previu o futuro do basquete. Jogadores brasileiros, jornalistas e fãs de basquete como Pedro Bial e Rafinha Bastos, além de estrelas da NBA como James Harden, Emanuel Ginóbili e Steve Kerr, constroem essa narrativa que faz jus ao papel do Brasil no basquete mundial.



Para comprar produtos de basquete, clique aqui e compre através de nossos links, assim você nos apoia a continuar produzindo Jornalismo Cultural de credibilidade!


Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos ou ouvir o nosso podcast.


Apoie o Jornalismo Cultural Independente seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg