• Isabelle de Paula

Dicas para adquirir o hábito de ler - Parte II


Como escrevi no texto passado, o hábito da leitura é muito relativo, e, já o possuindo ou não, você pode me perguntar por que deve ler mais. Entretanto, não acho que você deva ler mais, por isso vou empurrar essa pergunta para você: Por que você está aqui? Por que você quer ler mais?


Venho por meio deste texto te auxiliar com mais dicas para desenvolver ou aprimorar o hábito da leitura.


1. Por quê?



Entender o porquê ler é um passo muito importante na caminhada para adquirir e/ou aprimorar o hábito da leitura e quanto a isso tenho algumas respostas para te oferecer:


  • Adquirir conhecimento

Ok, clássico, mas é verdade... não podemos negar! Na contemporaneidade, é realmente muito simples aprender coisas novas. Se você quer aprender a esculpir, muito provavelmente há tutoriais de escultura no Youtube. Porém, a internet é demasiadamente distrativa, um mundo grande demais onde é muito fácil de se perder. Ler um livro é um ato que exige mais atenção – você com certeza não vai conseguir captar as informações que um livro te oferece enquanto dá uma olhadinha no feed do Instagram. Fecha esse Youtube e vá ler um livro!


  • Relaxamento e uma boa noite de sono

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, apenas seis minutos diários de leiturapromove alívio de estresse e tensões. Se você está estressado, ao invés de assistir a um filme do qual você nem sequer consegue se concentrar, correndo o risco de pegar o celular para dar uma olhadinha no Twitter, vá ler um livro! Se você está tendo dificuldades para dormir, deite-se e leia; quando menos esperar, o sono aparece.


  • Inspiração

Você é artista? Aspirante a escritor? Publicitário? Não importa! Um livro pode te proporcionar inspiração e grandes ideias de qualquer forma. Se está há tempo demais parado em frente ao computador, diversos papeis ou a sabe-se lá o que, sem a mínima ideia de como dar continuidade ao que começou... vá ler um livro! Pode se surpreender com novos pensamentos.


  • Outros mundos

Às vezes nós apenas queremos um descanso, sumir um pouquinho... se enfiar num buraco quem sabe... mas você não precisa fazer isso (por favor, não o faça). Um livro pode te levar para outros mundos, outros cenários, outras concepções. Claro que, quando terminar a leitura, o mundo real vai estar a sua espera, mas você merece um descanso!


2. Leia mais de um livro "ao mesmo tempo"



Nós estamos passando por momentos particulares todo tempo, mudando de humor e de estado de espírito e por isso essa dica pode ser muito eficaz. Pela manhã, talvez, você pode estar com vontade de ler um romance... pois vá em frente. Durante a tarde, quem sabe você não queira ler um mistério? Vá em frente. E a noite quiçá você queira ler poemas... leia poemas! Você não precisa se limitar.


3. Aleatoriedade



Estou ciente que esse item pode contradizer uma das dicas que apresentei no texto passado – a das listas. Mas ambas podem funcionar! Talvez você não seja uma pessoa que consiga seguir listagens, talvez você nem sequer goste de listagens, então viva perigosamente. Leia livros aleatórios: um livro que você ouviu falar em um filme, outro que seu amigo comentou ser bom, outro que você simplesmente achou por acaso. Afinal... por que não?


4. Carregue um livro para todos os cantos



Sabe como você está sempre com o seu celular, independentemente do lugar? Tipo quando você o leva para o banheiro? Pois então faça isso com livros. Seja livro físico, kindle, e se você lê no seu celular isso não vai ser tão difícil, não é mesmo? Quando encontrar uma brecha, leia – ele vai estar logo ali, não tem motivo para não ler!


5. Um livro não coleta seus dados pessoais



Ah... as redes sociais! Troque-as por um livro. Passamos tempo demais olhando para feeds e dashboards, absorvendo informações que nem sequer queremos absorver, nos estressando e ganhando de presente dor nos olhos e na cabeça. Atualmente, não é exagero dizer que trabalhos e estudos estão sendo feitos majoritariamente através de computadores e redes sociais. Por isso, em seu tempo livre, se dê um tempo! Escolha um livro ao invés das redes.


O que achou das dicas? Espero que possam te ajudar!



Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos ou ouvir o nosso podcast.


Apoie o Jornalismo Cultural seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.
otageek amazon prime .jpg