• Leda Câmara

Dia dos Namorados: 7 filmes de romance que conquistaram o Oscar

Ainda estamos em distanciamento social, e com certeza o dia 12 Junho deste ano será diferente de qualquer outro. Mas se ainda não dá para estar perto, sempre é possível assistir filmes juntos, mesmo à distância.


Assim sendo, aqui estão sete longas para maratonar neste fim de semana do Dia dos Namorados. Eles conquistaram o Oscar e certamente irão conquistar você!

Para os que já viram, uma boa sessão de nostalgia é louvável!


Quer saber mais sobre o Oscar? Confira:
7 maiores injustiças do Oscar 2020
Confira os indicados ao Oscar 2020

Ghost - do Outro Lado da Vida


Até onde um amor pode durar? Ou talvez a pergunta seria: até que circunstâncias faríamos de tudo para cuidar de quem amamos?

Ghost - do Outro Lado da Vida” é um dos grandes clássicos: lançado em 1990, foi premiado com as estatuetas de Melhor Atriz Coadjuvante pela nossa brilhante Whoopi Goldberg e roteiro original.


Otageek - Dia dos Namorados

As Pontes de Madison


O filme foi lançado em 1995 e premiado como melhor filme estrangeiro. É protagonizado por Meryl Streep, que apesar de nesta indicação de melhor atriz não ter garantido o Oscar, já conquistou a estatueta 21 vezes. O longa nos mostra que nunca importa o momento da vida, uma paixão sempre pode acontecer nas mais inesperadas situações e ser avassaladora em tempo recorde! Outro aspecto relevante retratado sutilmente é o quanto padrões, regras e normas sociais estabelecidas às mulheres as afetam.


Otageek - Dia dos Namorados

Titanic


Ainda na mesma década, em 1997, temos o longa que, mesmo depois de mais de 20 anos, lidera o terceiro lugar no ranking de maior bilheteria mundial: “Titanic”. A obra recebeu nada mais, nada menos que quatorze indicações ao Oscar, sendo premiada com onze, em particular o de melhor filme.


É, eu sei... assim como Ghost, o filme é um clássico e possivelmente você já assistiu. Mas merece seu "bis": trouxe, em uma história trágica, uma paixão avassaladora que eternizou o casal Rose e Jack, bem como os atores que os protagonizaram, Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.

Otageek - Dia dos Namorados

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças


Muitos estão acostumados a ver Jim Carrey em filmes de humor, mas sua atuação neste filme de romance vai com certeza te surpreender e possivelmente provocará lágrimas. Ressalta-se que seu par é Kate Winslet, que faz a personagem complexa Clementina. A atuação é digna de um Oscar, mas ficou só na indicação. Entretanto, o longa de 2004 conquistou a estatueta de melhor roteiro original.


Por que assisti-lo? Bom, além de tudo que citei acima, veja bem: depois de várias tentativas de tentar fazer dar certo o relacionamento, Clementina submete-se a um experimento para apagar Joel (Jim Carrey) de sua memória. Mas até que ponto isso é possível?


Otageek - Dia dos Namorados

O Segredo de Brokeback Mountain

Com oito indicações ao Oscar, sendo premiado com três e um deles o de melhor roteiro adaptado, o filme O Segredo de Brokeback Mountain tem em seu esplendor muito além de questões cinematográficas. Ele trouxe a representatividade para o assunto LGBTQ+ em Hollywood. Sem sombra de dúvidas, traz muitas reflexões e irá te emocionar.


Otageek - Dia dos Namorados

La la land cantando estações


Depois de exatos 20 anos, novamente uma obra conquista 14 indicações ao Oscar: La la land cantando estações. Tornou-se assim o terceiro filme com mais indicações, ficando atrás apenas de “Titanic” e “A malvada” no ranking.


O filme foi premiado com seis Oscars, sendo alguns deles de melhor direção e atriz. Há muitos motivos para que você veja o filme, mas talvez dois sejam os mais importantes:

primeiramente, retrata o dilema de uma escolha, uma situação que pode ser cruel quando as duas opções são importantes. No entanto, o segundo motivo trata-se da obra ser apresentada com uma sutileza tão peculiar que te permite assistir sem sofrer tanto.


Otageek - Dia dos Namorados

História de um Casamento


Para fechar nossas sugestões, temos um dos destaques do Oscar 2020! Ele certamente enfatizou a capacidade magnífica de atuação de seus protagonistas, Scarlett Johansson e Adam Driver, que inevitavelmente nos fazem soluçar. O longa obteve seis indicações ao Oscar. Todavia, neste ano, havia muitos filmes de peso tão bons quanto "História de um Casamento".


Não obstante, Laura Dern não permitiu que o filme ficasse sem nenhuma estatueta através de sua atuação fantástica como atriz coadjuvante, levando o Oscar para a casa. Diferentemente de La la land, o filme não é sutil e te provoca lágrimas ao apresentar algo muito simples, mas com tanta autenticidade e sensibilidade que, somadas a uma atuação de arrepiar, lhe mandam uma mensagem: em uma relação, o amor é importante, mas os detalhes são fundamentais. Dê atenção a isso.


Otageek - Dia nos Namorados
Confira!Análises sobre a linguagem cinematográfica de alguns premiados do Oscar:
Trilogia "O Poderoso Chefão" e "Parasita": curiosidades em comum
Alegorias cinematográficas em História de um Casamento
A construção da relação entre Coringa e o público

Lembrou de algum filme de romance que foi premiado no Oscar e não citamos? Mande para nossa equipe, seja pelo Twitter, Facebook ou Instagram!

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits, fake news e achismo.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.