• Felipe Braga

Cuidado com as espirais: Uzumaki e o terror desconhecido

Atualizado: Ago 28

Saindo diretamente da grande mente de Junji Ito, um dos mestres do terror japonês, Uzumaki merece cada elogio sobre sua ambientação e atmosfera aterrorizadora. Combinando sua arte fantasticamente perturbadora com uma historia de horror lovecraftiano, este manga pode ser realmente considerado um clássico do seu gênero.

A historia se passa na cidade fictícia de Kurôzu-cho, onde uma maldição sobrenatural envolvendo espirais se alastra. Contada na perspectiva dos cidadãos da cidade, da adolescente Kirie Goshima e de seu namorado Shuichi Saito, a obra trás em seu desenvolvimento os eventos que Kirie e Saito testemunham consequentes da maldição que afeta todos os moradores de tal local, tornando-os cada vez mais obsessivos ou paranoicos com espirais.


Executando de forma excelente sobre a premissa proposta, Junji Ito consegue transferir ao leitor o sentimento de inquietação que os próprios personagens passam na obra, deixando sempre um ar misterioso e o pensamento de qual será a próxima atrocidade espiral que irá acontecer. Grande parte se dá a arte fantástica que encapsula o sentimento de confusão, nojo e de fascínio que as espirais passam, criando imagens grotescas mas ainda assim fascinantes colocando o leitor na posição dos personagens que como eles não conseguirá deixar de olhar para as espirais.


Com uma atmosfera magnifica e uma arte amedrontadora, Uzumaki é uma leitura essencial para todo fã de terror, trazendo ao leitor um mistério brutal e inescapável a obra consegue transferir a paranoia para cada pagina criando um clássico da literatura japonesa moderna.

Nota: 5/5 (clássico)


A adaptação de Uzumaki realizada pela Toonami terá sua estreia em 2020.

otageek amazon prime .jpg