• Isabelle de Paula

Crítica | O mistério contínuo de "Nápoles Velada"

Atualizado: Set 7


O 8 ½ Festival de Cinema Italiano está exibindo produções italianas gratuitamente pela plataforma Looke até o dia 10 de Setembro, muitas delas inéditas para o Brasil.



“Nápoles Velada” ou “O Segredo de Nápoles” é um filme noir de mistério e suspense de 2017. A obra foi dirigida pelo cineasta turco-italiano Ferzan Özpetek, que foi ganhador do “Prêmio Especial” SIAE (Sociedade Italiana de Autores e Editores) no Festival de Cinema de Veneza, e protagonizada por Giovanna Mezzegiorno e Alessandro Borghi.


O filme acompanha a médica legista Adriana que, pouco tempo após passar uma noite com um homem desconhecido, é surpreendida pela notícia de que seu amante, pelo qual já tinha desenvolvido sentimentos, foi brutalmente assassinado.



A trama começa entregando prontamente ao telespectador um clima enigmático e lúbrico, e os personagens não fogem dessas características. Adriana, após a morte de seu companheiro desconhecido, passa a vivenciar situações estranhas e intrigantes, o que a faz duvidar de sua própria sanidade.


A protagonista, entretanto, surpreende ao mostrar uma obscuridade oculta até então, provando que para ela seus anseios são maiores que a razão.


A fotografia e o ambiente são pontos-chave para o filme. A câmera segue Adriana pelas ruas rústicas de Nápoles, mesclando a beleza da cidade e das artes com todo o suspense carregado pela personagem.



Porém, mesmo com personagens interessantes, ambientes belos e uma atmosfera de mistério inegavelmente atraente, o enredo peca na demasia de indagações e pressupostos. De qualquer forma, a obra “Nápoles Velada” é interessante para os amantes de suspense que apreciam criar suas próprias teorias de histórias complexas.


Leia também:
8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza edição "em casa" e gratuita para todo Brasil
Crítica | O sucesso da jovem estrela italiana em o "Desafio de um campeão"
Crítica | Documentário NORMAL e o problema de gênero
Crítica | "Como Um Peixe Fora D'água"

Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.