Crítica | Digimon Adventure: O Estágio Final, DoneDevimon


“Quando parecia que Taichi, Yamato e Takeru tinham vencido Devimon em sua nova forma de NeoDevimon, ele digivoluiu mais uma vez e se tornou DoneDevimon, um Digimon do nível Mega.”



O REVIEW ABAIXO CONTÉM SPOILERS


Antes de mais nada, caso queira relembrar os acontecimentos de "Digimon: Adventure (2020)" até agora, temos os reviews dos episódios anteriores.


Vamos ao episódio!


NeoDevimon proporcionou uma luta incrível e com certeza marcou de forma positiva sua estreia no universo da animação de Digimon.


Agora, DarkKnightmon trouxe NeoDevimon de volta à vida com o poder do cristal. Assim, influenciado por essa força e pelos dados absorvidos do mundo real, NeoDevimon inicia um novo processo de Digievolução e digivolve para sua forma Mega, o aterrorizante DoneDevimon (DanDevimon).


Reprodução - Crunchyroll


Ao ver o DoneDevimon, eu fiquei com medo e muito feliz ao mesmo tempo, pois finalmente Devimon recebeu um nível mega exclusivo. Ele é originalmente um Digimon do nível Champion do tipo vírus “base” em sua linha de evolução, portanto, não possuindo uma “linha Devimon”. Agora, contudo, a criatura completou sua linha evolutiva.


Correm boatos de que o misterioso cristal é Moon Millenniumon, um poderoso Digimon maligno. Mas volto a dizer que são somente boatos, pois até então não foi liberada nenhuma informação oficial sobre isso. Porém, se realmente for verdade vai ser incrível, já que se trata de um Digimon com muito potencial para ser vilão de arco ou até vilão final.


Reprodução - Crunchyroll


Voltando ao episódio!


DoneDevimon é aterrorizante, causando medo e desespero em qualquer um que o olhe. Os Digimons até tentam iniciar uma batalha contra o maligno, mas estão com pouca energia. A prova disso é que WereGarurumon, ao assumir a forma de Sagittarius, não muda de tamanho.


Portanto, mesmo assumindo as novas formas de MetalGreymon Alterous Mode e WereGarurumon Sagittarius Mode, os dois não têm chances contra o DoneDevimon: ele se encontra em estágio mega, enquanto os mocinhos ainda estão no nível Ultimate.


Reprodução - Crunchyroll


Taichi, ao ver que seriam atingidos pelo golpe do inimigo, pensa rápido e empurra o Yamato para longe a fim de protegê-lo. Desta forma, ele e MetalGreymon são golpeados em cheio e contaminam-se com o miasma.


Reprodução - Crunchyroll


Mesmo sendo um anime para crianças, a equipe não poupou esforços para deixar o DoneDevimon amedrontador. Ele está muito incrível e suas risadas maléficas durante a batalha causam arrepios!


Reprodução - Crunchyroll


O maligno é implacável, atacando os digiescolhidos continuamente enquanto usa seus braços de miasma das trevas. Yamato e WereGarurumon tentam se aproximar para o ataque, mas são pegos e recebem um Ultimate Flare à queima roupa, sendo arremessados ao chão de forma monstruosa.


Reprodução - Crunchyroll


Todo o jogo de cenas e a trilha sonora que colocaram durante esse momento foram impactantes. Ver Yamato e Gabumon inconscientes no chão junto àquela música foi desesperador.


Takeru, então, ao ver seu irmão naquele estado, tenta ajudar desesperadamente. Taichi tenta impedi-lo por trás para que não seja atingido por DoneDevimon, mas não obtém sucesso: o inimigo o ataca furiosamente, porém, por sorte Tokomon cria uma barreira protetora com seu poder sagrado.


Reprodução - Crunchyroll


É muito bom ver que estão trabalhando bem o conceito do poder sagrado ser algo além, que ultrapassa os estágios dos Digimons, tendo em vista que Tokomon está apenas no nível in-training e conseguiu barrar o ataque de um Digimon do nível mega.

Espero que continuem trabalhando bem esse conceito do poder sagrado e do poder das trevas estarem além das habilidades comuns dos estágios daqueles Digimons.


Enquanto isso, MetalGreymon alveja DoneDevimon com vários mísseis, tentando afastar o Digimon maligno de Takeru. Taichi começa a se irritar profundamente com tudo aquilo que estava acontecendo, e o miasma em seu corpo fortalece a sua raiva, sentimento esse que começa a corromper tanto Taichi quanto o MetalGreymon, os quais passam a emanar uma aura corrompida e ficam extremamente agressivos.


Reprodução - Crunchyroll


Esse episódio vai te tocar muito, pois é desesperador ver toda essa situação com as crianças e seus parceiros Digimons. Você com certeza vai se lembrar do episódio do clássico no qual Greymon se torna SkullGreymon.


MetalGreymon perde a razão e fica assustador, de maneira que até DoneDevimon começa a ficar com medo. Porém, mesmo carregado de raiva, o Digimon não é páreo para o inimigo à frente. DoneDevimon o derruba e, ao ver que Taichi está emanando uma aura de ódio, o DEVORA... Isso mesmo, DoneDevimon engole o Taichi!


Reprodução - Crunchyroll


Ao ver aquela cena, MetalGreymon perde a razão e inicia um processo de digievolução, dando origem a um Machinedramon (Mugendramon) incompleto. Ele então inicia uma série de ataques descontrolados contra DoneDevimon.


Reprodução - Crunchyroll


O Machinedramon mostrado nesse episódio estava incompleto, pois aqui não possuía os canhões dorsais. Isso abre uma brecha bem interessante, pois o MetalMamemon ainda não apareceu, embora todos os outros Digimons que o “formam” já tenham dado as caras. Seria por isso que o Machinedramon estava sem os canhões?

Isso mesmo, o Machinedramon é formado pela junção de várias partes de diferentes Digimons do tipo máquina... são peças de Andromon, Megadramon, MetalTyrannomon, MetalGreymon e MetalMamemon.


Tokomon, ao ver que Machinedramon está ganhando forma, desespera-se e pede a ajuda de Takeru. Assim, o garoto, com os poderes sagrados do brasão da esperança, faz com que Tokomon se projete na consciência de Agumon. Em sua forma de Angemon, o Digimon sagrado pede para que Agumon acalme seu coração e não perca as esperanças, pois Taichi ainda estava vivo e chamando por ele.


Reprodução - Crunchyroll


Com a ajuda do poder sagrado de Angemon, o Agumon recobra então a consciência e, ao sentir a energia do Taichi, inicia um novo processo de evolução. Sua forma corrompida de Machinedramon dá lugar a uma forma energética de WarGreymon, a qual, com um só ataque, consegue derrotar DoneDevimon e salvar Taichi.


Reprodução - Crunchyroll


WarGreymon derrota DoneDevimon e volta a ser Agumon após desgastar tanta energia. Ao final de todo o evento, Tokomon começa a digivolver e, com uma animação incrivelmente fofa, torna-se Patamon.


Reprodução - Crunchyroll


Após todo desespero e medo causados por DoneDevimon, temos o coração aquecido pela fofura e encanto do Patamon.


O episódio 24 – "O Estágio Final, DoneDevimon" teve vários pontos positivos, principalmente nos detalhes técnicos, pois o jogo de cenas e a trilha sonora conseguiram deixá-lo melhor ainda. Ademais, a animação não apresentou oscilações e foi fluida durante todas as cenas de luta.


Como estamos falando de um longo episódio de batalha, não se teve muito espaço para desenvolvimento de personagem, mas todo o plot emocional fez valer a pena.


Quanto a pontos negativos, eu aponto somente a parte dos digiescolhidos que estão no mundo real. O plot deles acabou ficando muito jogado dentro do episódio... até tentaram conciliar, mas não encaixou muito bem.


Por ter entregue uma luta emocionante, com direito a um Machinedramon fazendo referência ao Shin Godzilla, o episódio 24 de Digimon Adventure: “O Estágio Final, DoneDevimon” recebe a nota 9.5/10 no Norman Awards. Infelizmente, o plot das crianças no mundo real acabou ficando bem desajustado.


No próximo episódio, teremos a aparição de um grupo enorme de Mamemons e BigMamemons e o retorno de Leomon.



Com transmissão simultânea à do Japão por aqui através da Crunchyroll, Digimon: Adventure é um reboot da animação original de mesmo nome, produzida pela Toei Animation em 1999.


Todo sábado, às 23h30, é disponibilizado um novo episódio da série no catálogo da Crunchyroll. Então, deixe o saudosismo de lado e acompanhe essa nova aventura pelo Digimundo.


Está gostando do anime? Comente com a gente, queremos saber sua opinião sobre o Digimon Adventure.


Sinopse pela Crunchyroll:


"É o ano de 2020. A Rede tornou-se algo indispensável para a vida dos humanos. Mas o que eles não sabem é que, por trás da Rede, existe um mundo de luz e trevas conhecido como o Mundo Digital, habitado pelos Digimons. Quando Taichi Yagami tenta salvar sua mãe e sua irmã, que estão a bordo de um trem desgovernado, ele entra na plataforma… e um estranho fenômeno o leva para o Mundo Digital. Ele e outros Digiescolhidos encontram seus parceiros Digimons e embarcam numa aventura em um mundo desconhecido!"



Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos ou ouvir o nosso podcast. Temos um episódio especial do filme Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna.


Interessado em comprar algo de Digimon? Clique aqui e compre através de nossos links. Assim, você nos apoia a continuar produzindo Jornalismo Cultural de credibilidade!



Apoie o Jornalismo Cultural independente seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.
otageek amazon prime .jpg