• Sabrina Ventresqui

Crítica | "Como Um Peixe Fora D'água"


O filme de 2017 chega pela primeira vez ao Brasil por meio do festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que está rolando desde o dia 28 de Agosto e vai até o dia 10 de Setembro, exibindo 20 produções italianas gratuitamente pela plataforma Looke.



O filme é dirigido pelo diretor veterano Riccardo Milani e estrelado por Paola Cortellesi e Antonio Albanese.


A comédia narra as vidas de Giovanni e Mônica. O primeiro é um intelectual de classe média alta que luta pela igualdade social. Já Mônica é uma mãe solteira que trabalha em uma casa de repouso para conseguir o sustento da família.

"Como Um Peixe Fora D’água" retrata a desigualdade da sociedade italiana quando os protagonistas são forçados a viver na realidade um do outro. O choque cultural é gigantesco para ambas as partes, que precisam deixar os preconceitos de lado para conseguir tomar conta dos filhos pré-adolescentes.


Leia a sinopse:


Giovanni e Monica não podiam ser mais diferentes. Ele é um intelectual que apoia a integração social e vive no centro de Roma. Ela é uma ex-caixa de supermercado que enfrenta um dia-a-dia muito problemático nos subúrbios de Roma. Nunca teriam se conhecido se os seus filhos não tivessem começado a namorar e o único ponto em comum dos dois é: ambos desejam que a relação dos filhos termine! Uma divertida comédia sobre as diferenças de classe e políticas de integração.



O filme, apesar de divertido, provoca reflexão tanto no telespectador quanto nos próprios personagens. Podemos notar isso quando nos damos conta da hipocrisia do personagem Giovanni, que embora lute pela igualdade social, sequer conhece os bairros periféricos de Roma. Além disso, ele carrega preconceitos internalizados e disfarçados por um discurso bonito de igualdade. No entanto, ao ter contato com a família de Mônica, Giovanni tem uma nova perspectiva de vida e é capaz de sair de sua bolha e enxergar a realidade dos outros de uma forma mais empática.

O destaque do filme é Paola Cortellesi, que dá um show de atuação e rende momentos hilários, principalmente quando está junto de Albanese. A dupla tem muita química e timing cômico. Cortellesi, inclusive, ganhou o prêmio de Melhor Atriz na versão italiana do Globo de Ouro por seu papel no longa.


O alívio cômico se dá pelas gêmeas Pamela e Suellen (nome inspirado nas personagens da série norte-americana Dallas, de 1978), as quais trazem leveza para a produção. Além disso, o filme também conta com a participação especial da premiada jornalista italiana Franca Leosini.


O longa é hilário e vale muito a pena. Se você está procurando uma farofinha consciente, não irá se arrepender de assistir “Como Um Peixe Fora D’agua”.


Ficou interessado? Confira o trailer:



Quer saber mais sobre o festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano? Clique AQUI para conferir quais produções estão sendo exibidas.


Leia também:
Crítica | Documentário NORMAL e o problema de gênero
Crítica | O sucesso da jovem estrela italiana em "Desafio de um Campeão"
Crítica | O mistério contínuo de "Nápoles Velada"

Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.