• Isabelle de Paula

Conheça a série norueguesa Skam, que ganhará sua primeira adaptação asiática

“Skam” – que significa “vergonha” em norueguês – é uma série de televisão/internet que acompanha a vida dos adolescentes estudantes da escola Hartvig Nissen, localizada em um bairro rico da Noruega. Foi criada pela roteirista, diretora e produtora norueguesa Julia Andem e produzida pela NRK P3, parte da emissora NRK. A série foi exibida apenas no site da emissora: o primeiro episódio foi disponibilizado no dia 25 de setembro de 2015, e o último no dia 24 de junho de 2017.



Skam recebeu atenção do público e elogios da crítica por abordar pautas importantes como abuso sexual, transtorno mental (distúrbio alimentar e bipolaridade), homossexualidade e religião. A versão original possui 4 temporadas e cada uma é focada em um personagem diferente. Na primeira, a principal é Eva, uma garota ansiosa de 16 anos que se afastou de seu grupo de amigos. Na segunda, Noora, uma adolescente feminista, de opinião própria e atenciosa. Isak, um garoto descobrindo sua sexualidade, é o centro da terceira temporada. Já na quarta, temos Sana, uma jovem muçulmana inteligente e objetiva.



Devido ao grande sucesso, além de ter sido adaptada para uma peça de teatro dinamarquesa, Skam ganhou versões em diversos países, sendo elas atualmente:



Estados Unidos: Skam Austin

Número de temporadas: 2



França: Skam France

Número de temporadas: 5



Alemanha: Druck

Número de temporadas: 4



Espanha: Skam España

Número de temporadas: 3



Bélgica: WtFOCK

Número de temporadas: 3



Países Baixos: Skam NL

Número de temporadas: 2



Itália: Skam Itália

Número de temporadas: 3



E agora, Skam ganhará a primeira versão asiática na China – intitulada “Rebel” – produzida pelo site Youku – site chinês de vídeos semelhante ao Youtube. A série ainda está em processo de escolha de elenco e, diferentemente da original, que se passa na escola, se passará na faculdade. Ainda não tem previsão de lançamento.


Já conhecia Skam antes? Se sim, qual sua versão favorita? Conta pra gente!


Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg