• Isabelle de Paula

BTS lança “Dynamite”, seu primeiro single em inglês - confira referências e recorde


O grupo sul-coreano mais famoso da atualidade, BTS, lançou na Sexta-feira (21) seu primeiro single cantado inteiramente na língua inglesa, "Dynamite". Os membros falaram sobre a música e confirmaram o lançamento de um novo álbum em conferência online para a imprensa.



"Dynamite" é um single alegre com um quê de pop retrô - "disco-pop" - e, segundo o grupo, foi escolhida com o intuito de energizar e entusiasmar os fãs, levando em conta a situação difícil em que se encontra o mundo com a pandemia da COVID-19.


Segundo a revista Variety, o integrante V (Taehyung) revelou que, durante a gravação da música, todos sentiram que a letra em inglês se encaixava melhor na melodia. Ainda na mesma entrevista, foi confirmado que o próximo disco do grupo será lançado até o final de 2020.


REFERÊNCIAS


O clipe de "Dynamite" é repleto de referências que levam nostalgia ao público.


O quarto do integrante Jungkook no vídeo musical lembra o típico quarto de adolescentes protagonistas de filmes coming of age. Na parede, pode-se ver pôsteres do 12º álbum dos Beatles - "Abbey Road", do 6º álbum de David Bownie - "Aladin Sane", dois pôsteres da banda Queen, um pôster do filme de 1984 do "Exterminador do Futuro", um pôster da banda AC/DC, entre muitos outros pôsteres de músicos e filmes icônicos.



A camisa usada pelo rapper Suga (Yoongi) é do time de basquete de Michael Jordan, TuneSquad, no filme de 1991, "Space Jam".



Encontram-se duas referências ao rei do pop Michael Jackson na letra da música, sendo uma ao álbum Off The Wall, além de V (Taehyung) imitar a pose de assinatura do cantor no vídeo, e outra à música "Break Of Dawn". Ademais, existem diversas outras referências ao rei do pop na coreografia da canção.



O "bigodinho de leite" do integrante Jungkook logo no começo o vídeo é uma referência à campanha publicitária norte-americana criada em 1993, que incentivava o consumo de leite bovino.



Na época, a campanha se tornou demasiadamente famosa e muitas celebridades aderiram à "nova moda" de tirar fotos.



E essas foram apenas algumas das inúmeras referências que se fazem presentes no vídeo de "Dynamite".


RECORDE


O BTS já é conhecido como um grupo quebrador de recordes e, dessa vez, não foi diferente. Eles entraram novamente para a história após o clipe do single "Dynamite" atingir a marca de 101,1 milhões de visualizações em 24 horas, superando o recorde que, anteriormente, era de outro fenômeno do K-POP, o grupo feminino sul-coreano BLACKPINK, com seu single "How You Like That", que atingiu 86,3 milhões de visualizações dentro do mesmo período referido.


Leia também:
7 músicos R&B coreanos que você precisa conhecer


Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter,  no Facebook e no Instagram.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.