A guerra dos consoles vista de uma maneira diferente

Atualizado: Abr 9


"Bem-vindo ao Gamindustri, um mundo fantástico onde todos os seus consoles de videogame favoritos ganham vida! Neptune e suas companheiras deusas governam os quatro reinos de Última Geração: Lastation, Leanbox, Lowee e Planeptune, mas seus deveres reais muitas vezes ficam em segundo plano diante de sua obsessão por jogos. Quando suas peripécias de esmagamento de botões são interrompidas por monstros furiosos, ataques de hackers e berinjelas assassinas, as deusas precisam se transformar em versões mais fortes de si mesmas e lutar por seu direito ao jogo! "



Que a guerra de consoles é real todos nós sabemos, mas que tal mudar o olhar sobre essa guerra? E se eu te falar que a Sony se acha solitária e que de calma a Nintendo não tem nada?

Esse é o ponto de vista que a franquia Hyperdimension Neptunia nos traz. A franquia de J-RPG pega a guerra de consoles e os transforma em quatro nações comandadas por quatro deusas, que são personificações das empresas e seus consoles. Gamindustri é dividida em quatro nações: em Planeptune encontramos Neptune, que é a personificação da Sega e também a personagem principal da história; em Lastation encontramos Noire, que representa a Sony; na nação Leanbox, representando a Microsoft, temos a deusa Vert e, por fim, a nação Lowee representa a Nintendo e é comandada pela deusa Blanc. Com uma mecânica típica de RPG em turnos, HyperDimension Neptunia é composta atualmente por 4 jogos principais e alguns spin-offs. A história em torno das deusas é divertida e cativante, e sua visão da guerra dos consoles com certeza vai mudar depois de ver as garotas se transformando à la Garotas Mágicas para enfrentar o Hacker da PSN. Esse vilão é um androide que se diz ser uma máquina de combate com coração de princesa, o qual é viciado em espionar a Noire.


Temos ainda a Plutia, que é habitualmente serena, mas ao se transformar em Iris Heart se torna sádica e agressiva, representando o marketing agressivo que o MegaDrive teve. Ao longo da história, você constrói os laços entre as personagens e torna-se capaz de novos ataques e combinações.


Os monstros encontrados pelos mapas são referências diretas a vários jogos: temos os fantasmas do pac-man em alguns mapas, dragões vindos de outros RPG’s e até os canos do Super Mário, entre outros artefatos. O que não falta é referência direta ao mundo dos games e cultura pop.


Além dos jogos, o mundo de HyperDimension Neptunia pode ser visto também em anime. O anime foi estreado em 2013 e conta com 12 episódios e mais 1 OVA abrangendo os arcos dos primeiros 3 jogos. A animação conseguiu pegar a essência das deusas e toda a trama em volta da Guerra por Shares, nos entregando tudo aquilo que queremos: um pouco de comédia, pancadaria e berinjelas voadoras gigantes.


Não deixe de conferir e falar aqui pra gente o que achou! Aguardamos você.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.