8 filmes para entender o Folk Horror (Horror Rural)

Atualizado: Set 14


O Folk horror, ou Horror rural, apresenta algumas características marcantes em seus filmes. Geralmente a história acontece em comunidades isoladas e campestres, podendo trazer o conteúdo folclórico da região. Na maioria dos filmes desse subgênero do terror, a narrativa é ambientada próxima à floresta, onde essas comunidades afastadas praticam rituais envolvendo lendas, medo do desconhecido, seres misteriosos, animais, sacrifícios e pessoas com poderes ocultos relacionados ao paganismo ou à bruxaria.


Leia também:
Host: conheça o filme de terror gravado durante a quarentena


O homem de palha (1973)

Os filmes mais conhecidos do subgênero são os europeus, o que não quer dizer que os filmes de Folk horror orientais não existam há décadas, mas sim que foram ignorados em favor das histórias do ocidente. Como exemplos, existem o japonês Kuroneko (1968), dirigido por Kaneto Shindô, e o sul-coreano O lamento (2016), dirigido por Na Hong-jin. Os dois são considerados dos trabalhos mais emblemáticos do subgênero, mas não são os primeiros a serem lembrados.


Impetigore (2019), filme de folk horror da Indonésia e dirigido por Joko Anwa, está chamando muita atenção. Inclusive, esse filme se encontra no catálogo do stream norte- americano Shudder.

A seguir, listei 8 filmes (incluindo os filmes orientais) que vale a pena assistir para conhecer mais sobre o horror rural!


1 - Midsommar (2019)


Direção: Ari Aster/ Elenco: Florence Pugh, Will Poulter, Jack Reynor

Produção famosa do gênero e que recebeu ótimas críticas, o filme estadunidense/sueco Midsommar (disponível na Amazon Prime), dirigido por Ari Aster, segue um grupo de amigos norte-americanos na Suécia durante o festival de verão realizado pelo povo local, os Harga, numa vila remota. Era para ser uma viagem tranquila para o grupo, até que eles se deparam com rituais bizarros, superstições, insanidades e adoração pagã. O interessante desse filme é que ele se situa em um ambiente completamente "claro", onde a luz não se apaga, o que difere de Impetigore (filme indonésio), onde o cenário é escuro, sombrio e sangrento. Em uma entrevista, Ari Aster refletiu sobre as suas inspirações para o filme.


"Eu fiz muitas pesquisas sobre tradições e o folclore sueco, estudei mitologias nórdicas e usei elementos sobre festivais de verão da Alemanha e Inglaterra. No final, misturei tudo isso à minha imaginação".

Leia também: 
Sons cinematográficos: três pilares básicos


2 - A Bruxa (2015)


Direção:  Robert Eggers/ Elenco: Anya Taylor‑Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie

A história se passa numa fazenda do século 17 na Nova Inglaterra, Estados Unidos. Em A Bruxa, de Robert Eggers, uma família cristã do casal William e Katherine e seus cinco filhos acabam sendo expulsos de uma comunidade religiosa. A família foi julgada por sua fé se diferenciar do restante do grupo. Essa situação obrigou os personagens a viverem em um local isolado, cercado por uma floresta. Quando o filho mais novo desaparece, a família acredita estar sendo punida por algum pecado.


3 - O Homem de Palha (1973)


Direção:Robin Hardy/ Elenco: Edward Woodward, Christopher Lee, Ingrid Pitt

O filme O Homem de Palha (Robin Hardy) acontece na ilha de Summerisle, na Escócia. O policial Neil Howie vai até o local para investigar o desaparecimento de uma menina. No entanto, a comunidade que vive lá não parece se importar muito com o sumiço da jovem. Mais tarde ele conhece o fazendeiro Lord Summerisle, que conduz uma seita pagã.


4 - November (2017)


Direção: Rainer Sarnet/ Elenco: Rea Lest, Dieter Laser, Jörgen Liik 

November (Rainer Sarnet) é um filme de terror da Estônia selecionado como pré-indicado para representar o país no Oscar de melhor filme estrangeiro em 2018, apesar de não ter sido o indicado final. No elenco, temos um dos atores que fez o horror (muito hardcore!) A Centopeia Humana, o alemão Dieter Laser.


Uma garota chamada Liina se apaixona pelo rapaz Hans em um pobre vilarejo rural. Porém, Hans acaba se apaixonando pela filha de um barão da região. Ele está disposto a realizar qualquer sacrifício para ficar com a baronesa, até mesmo visitar o diabo na floresta próxima. O diabo é conhecido por roubar as almas dos homens e usá-las para alimentar aos kratts, criaturas que foram criadas através de feitiços e que são usadas para ajudar a comunidade do vilarejo.


5 - A Maldição da Bruxa (2017)


Direção: Lukas Feigelfeld/ Elenco: Aleksandra Cwen, Celina Peter, Claudia Martini

A curiosidade mais interessante desse filme é ser um projeto de graduação do diretor austríaco Lukas Feigelfeld! Inclusive, o diretor precisou de ajuda financeira pra conseguir concluir o projeto. O filme conta a história da jovem órfã Albrun, que tenta manter sua sanidade ao morar numa zona rural repleta de lendas pagãs, uma comunidade supersticiosa e espíritos.


6 - Kuroneko (1968)


Direção: Kaneto Shindô/ Elenco: Kiwako Taichi, Nobuko Otowa, Kazuo Kuwahara

Kuroneko é uma adaptação de um conto folclórico sobrenatural. Ambientado durante a guerra civil no período Heian, no Japão, conta a história dos espíritos de uma mulher e sua nora que buscam vingança depois de perderem a vida por um incidente brutal.


7 - O Lamento (2016)


Direção: Na Hong-jin/ Elenco: Chun Woo‑Hee, Jun Kunimura, Kwak Do‑won

A chegada de um estranho misterioso em uma aldeia tranquila no filme coreano O Lamento coincide com uma onda de assassinatos cruéis, causando pânico e desconfiança entre os moradores. Enquanto investiga o suspeito, um policial percebe que sua filha pode ter sido vítima do ataque.


8 - Impetigore (2019)


Direção: Joko Anwar/ Elenco: Tara Basro, Faradina Mufti Rachma, Aghniny Haque

Em Impetigore, Maya decide voltar à sua cidade natal, na zona rural da Indonésia, onde supostamente há uma casa da qual seria herdeira. Sua amiga Dini a acompanha na viagem. Todavia, quando chegam ao vilarejo, encontram-no abandonado. Os aldeões acreditam haver uma maldição afetando as crianças recém-nascidas daquele lugar.



Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.