7 EASTER EGGS em 'RESIDENT EVIL: O capitulo final' e OtageekCAST #19 Especial filmes Resident Evil

Atualizado: Ago 25

Após mais de 15 anos e seis filmes dirigidos por Paul W.S, a série Resident Evil de Anderson chegou ao fim em Resident Evil: The Final Chapter. Os filmes, que costumavam ter um relacionamento bastante distante com a série de games em que eram baseados, sempre tiveram alguns easter eggs escondidos para os fãs dedicados de Resident Evil. Usando a trama do vírus zumbi do videogame original de 1996, os filmes de Anderson Resident Evil criaram uma personagem completamente original chamada Alice (Milla Jovovich), uma super guerreira com amnésia. Alice combate a Umbrella Corporation, a empresa farmacêutica por trás do surto de zumbis e, nesse processo, se torna a salvadora da humanidade.



1. JAMES MARCUS

Resident Evil: O Capítulo Final se envolve em uma recontagem séria no início do filme. No segundo filme, Resident Evil: Apocalypse, o mal da IA Rainha Vermelha e o T-Vírus criador de zumbis foram projetados pelo Dr. Charles Ashford, pesquisador da Umbrella Corp. interpretado por Jared Harris. No entanto, a introdução de The Final Chapter remove completamente seu personagem da série, atribuindo a criação da Rainha Vermelha A.I. e do T-Virus a outro cientista da Umbrella Corp., James Marcus. Enquanto Ashford era um personagem original, James Marcus é baseado no personagem de videogame com o mesmo nome que, como seu colega de cinema, era na verdade um membro líder da Umbrella Corp. e fundador do T-Virus.



2. RESIDENT EVIL 7


No meio do filme, um monstro com dentes pingando gosma que parece uma figura de ação meio derretida começa a perseguir Alice através de um armazém escuro. Essa criatura, embora maior em tamanho, se parece exatamente com um tipo de inimigo chamado "Moldado", que é novo na série quando aparece no Resident Evil 7.



3. QUICK TIME EVENTS


Uma das características da franquia de videogame Resident Evil são quick time events ou cenas coreografadas, em que os jogadores precisam pressionar o botão correto em seus controladores para evitar serem mortos por um ataque inimigo. Um dos mais famosos desses “QTE” é de Resident Evil 4, no qual o herói Leon Kennedy se envolve em uma luta de facas com o mercenário Krauser. A cena apresenta todos os tipos de acrobacias de facas, e qualquer pessoa que tenha jogado o jogo se lembra dela pelo puro absurdo da luta.



4. LASER GATE


Aqui está uma referência interessante. No primeiro filme de Anderson Resident Evil, em 2002, foi exibida uma cena envolvendo uma armadilha em que lasers em movimento cortavam os heróis. Essa cena foi emprestada no videogame Resident Evil 4, que saiu três anos depois. Agora, a armadilha do laser retorna em The Final Chapter. Sendo assim, possivelmente o último momento do filme inspirou um momento no videogame, e não o contrário.



5. CLAIRE REDFIELD


Claire Redfield (Ali Larter), uma das personagens mais populares dos videogames e da série de filmes, retornou em The Final Chapter. Originalmente criada para os jogos como a irmã mais nova de um dos principais protagonistas da franquia, Chris Redfield, Claire se tornou uma personagem popular por si só, estrelando vários jogos como Code: Veronica e Resident Evil Revelations 2. Em The Final Chapter, Claire retorna usando a mesma roupa que usava em sua mais recente aparição nos videogames.



6. CERBERUS


Em uma cena que faz referência direta à abertura do remake de Resident Evil de 2001, no GameCube, há uma situação no meio do filme em que o bando de sobreviventes tenta fugir de um bando de cães zumbis raivosos chamados Cerberus. Essa é a primeira cena do primeiro game, mas acontece um pouco no final do Final Chapter. Além disso, ao contrário do jogo, em que os heróis estão correndo em direção a uma mansão, Alice e os sobreviventes estão correndo em direção ao QG subterrâneo da Umbrella, o Hive.


7. RACCOON CITY


O filme final de Resident Evil retorna a série para onde tudo começou, Raccoon City, local do primeiro filme e do primeiro videogame. Alice retorna à cidade depois que os dois últimos filmes a levaram a outras cidades da Costa Leste. Até o clássico cartaz "Bem-vindo a Raccoon City, lar da Umbrella", aparece.


Agora que você conferiu alguns easter eggs do último filme da franquia, que tal ouvir o episódio especial Resident Evil Filmes do nosso podcast?



Os filmes de Resident Evil são divisores de águas entre o fandom da franquia: tem aqueles que amam, assim como aqueles que odeiam. Porém não podemos negar que, de fato, em comparação com outros filmes baseados em videogames, Resident Evil ganhou mais dinheiro em todo o mundo do que qualquer outra série de filmes: arrecadou quase 1 bilhão de dólares. A série foi responsável por expandir ainda mais esse rico universo criado pela Capcom.


Nesse episódio especial, nossa redação revisita os filmes da série e debate sobre seus impactos na indústria do entretenimento.


Apresentação: Riuler, Nathy e Norman. 

Participação especial: Samuel do grupo Irmandade do CDA.

Ouça agora o nosso programa nas principais plataformas de streaming!


Clique no banner do player de sua preferência e realize download, ou ouça online através do nosso player no CastBox.






Junte-se ao Otageek através do nosso grupo no whatsapp. Aqui oferecemos um conteúdo exclusivo para nossos ouvintes, além de ser um espaço disponível para debates e recomendações de filmes, animes, séries, games e muito mais!




otageek amazon prime .jpg