7 diretores brasileiros prestigiados internacionalmente


Ao falar sobre grandes cineastas, os primeiros que vem à mente serão possivelmente os hollywoodianos como Quentin Tarantino, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Steven Spielberg, entre outros.


É fato, eles são fantásticos. Todavia, nesta matéria vamos nos manter em território nacional e falar uma pouco dos trabalhos de renomados diretores brasileiros, os quais são muito prestigiados internacionalmente e contribuíram bastante para o desenvolvimento e reconhecimento do cinema nacional brasileiro.


1. Fernando Meirelles


Fernando é paulistano, cineasta, produtor e roteirista. Dentre suas produções nacionais e internacionais temos Cidade dos Homens (2002), Xingu (2011) e Rio, Eu Te Amo (2014), sendo um de seus maiores sucessos Cidade de Deus (2002), pelo qual foi indicado ao Oscar por melhor direção. Mais recentemente, uma de suas obras famosas é Dois Papas (2019).



2. Anna Muylaert


Cineasta, diretora de televisão e roteirista, Anna é natural de São Paulo e uma das roteiristas das criações dos programas Mundo da Lua (1991) e Castelo Rá-tim-bum (1995). Como diretora, seus maiores sucessos foram Mãe Só Há Uma (2016) e Que Horas Ela Volta? (2015). Esse último foi premiado em festivais internacionais como o Festival de Sundance e o de Berlim.



3. Kleber Mendonça Filho


Kleber é pernambucano, crítico de cinema brasileiro, diretor, produtor e roteirista. Um dos maiores destaques de sua carreira foi o longa Bacurau (2019), que conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Outros de seus trabalhos conhecidos são os filmes O Som Ao Redor (2012) e Aquarius (2016).



Leia também:
Como Vento Seco de Daniel Nolasco apresenta a cultura Queer do interior para o mundo
Bingo: O Rei das Manhãs | 7 motivos para apreciar essa obra brasileira


4. Laís Bodanzky


Natural da capital paulista, diretora de cinema e roteirista, Laís ficou conhecida após sua direção em O Bicho de Sete Cabeças (2000), que inclusive apresentou Rodrigo Santoro ao mundo. Dentre outros trabalhos de direção temos Chega de Saudade (2007), Melhores Coisas do Mundo (2010) e Como Nossos Pais (2017), sendo esse último premiado amplamente no Festival de Cinema Brasileiro de Paris e Festival de Gramado e recebendo indicações no Festival de Berlim.



5. Guel Arraes


Natural de Recife, Guel é cineasta e diretor de televisão brasileira. Seus trabalhos são ressaltados por referenciar o nordeste brasileiro, e um de seus maiores sucessos é O Auto da Compadecida (2000), um filme ainda muito aclamado pelos brasileiros mesmo após 20 anos de seu lançamento. Dentre outros longas que dirigiu temos Caramuru - A Invenção do Brasil (2001) e Lisbela e o Prisioneiro (2003).



6. José Padilha


Esse é possivelmente um dos diretores brasileiros mais conhecidos devido a sua direção nos dois filmes Tropa de Elite I e II (2007 e 2010). O primeiro longa conquistou o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2008, além de melhor filme no Festival Hola Lisboa no mesmo ano.

Ambos os filmes ganharam vários prêmios brasileiros, além do último ser uma das maiores bilheterias nacionais. Outras direções de Padilha são RoboCop (2014), a série Narcos (2015) da Netflix e Rio, Eu Te Amo (2014).



7. Carlos Saldanha


Carlos é carioca, diretor cinematográfico, dublador brasileiro, produtor e animador.

Animador? Como assim? Sim, Carlos Saldanha foi co-diretor em A Era do Gelo I (2003), e diretor nos dois posteriores da trilogia (2006 e 2009). Outras direções suas foram Rio (2011) e Rio 2 (2014) e o O Touro Ferdinando (2017).



Leia também:
De "Viva a Diferença" até "As Five"! 11 Motivos para entender o sucesso desta temporada de Malhação
O Tempo e o Vento | Precisamos Conhecer e Consumir Mais Filmes Nacionais

A pergunta que fica pertinente agora é: quantos desses diretores você conhecia?

Já havia assistido alguma dessas produções? Reponde aí nos comentários!!


Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.