• Isabelle de Paula

5 personagens vegetarianos e veganos


O movimento vegano e vegetariano nunca esteve tão em alta como nos tempos atuais. Diferentemente do que diversas pessoas pensam, o vegetarianismo e, principalmente, o veganismo, são muito mais do que dietas e, sim, movimentos sociais e políticos.


Assim como em meu texto sobre a representatividade bissexual, a representação vegetariana e vegana na mídia também deixa muito a desejar, porém, isso já era de se esperar, visto que o movimento acaba sendo mal entendido por grande parte da população.


De qualquer forma, trago nesta lista 5 personagens vegetarianos e veganos para lembrá-los da presença dessas causas na cultura pop.


1. Phoebe Buffay (Friends)



Como todos fãs de Friends estão carecas de saber, Phoebe é uma personagem única que demonstra sua gentileza e seus valores diversas vezes durante a série de 10 temporadas.


Como nessa conversa entre Phoebe e sua irmã gêmea Ursula na parte 2 do episódio 16 da primeira temporada:



E como na parte 1 do episódio 12 da segunda temporada em que Phoebe vai cantar para as crianças em uma livraria e apresenta uma canção altamente realista (...infelizmente) sobre a vida das vacas:



Phoebe também usa seu vegetarianismo como desculpa para diversas situações, como no episódio 9 da sexta temporada em que Rachel erra a receita de uma sobremesa colocando carne na mesma.


Seus amigos, para não chateá-la, resolvem comer o doce com carne pois Rachel fica totalmente alheia a seu erro, pensando que a receita era simplesmente daquela forma em consequência a um grude de páginas em seu livro culinário. Phoebe, então, não perde tempo:



A irregularidade acontece quando Phoebe aceita ser barriga de aluguel para seu irmão e a esposa do mesmo, que não podem ter filhos. No episódio 16 da quarta temporada, Phoebe sente cheiro do mortadela em um sanduíche de Joey e diz estar com desejo de carne.



Porém, Phoebe e Joey fazem um acordo proposto por Joey ao ver como sua amiga ficou chateada por sentir desejo de comer carne. Joey sugere que, enquanto Phoebe estivesse grávida, ele ficaria sem comer carne para que ela pudesse saciar os desejos do bebê sem se sentir culpada, e assim eles fazem.


Outra irregularidade, que deixa de ser uma irregularidade ao longo dos acontecimentos, acontece no episódio 6 da quinta temporada, em que Phoebe recebe de herança de sua avó um casaco de pele de mink. Phoebe se mostra indecisa sobre ficar ou não com o casaco após se olhar no espelho vestindo-o e constatar que lhe caía bem.


O coração e os valores de Phoebe, porém, falam mais alto que a estética, pois a personagem dá o casaco para um estranho na rua ao final do episódio.


Mesmo com Phoebe sendo "rotulada" como vegetariana na série, ela se encaixaria muito bem no veganismo, considerando sua aversão por coisas como casacos de pele, o fato da mesma nunca ter consumido ovo na série e essa composição original cantada por ela no episódio 7 da primeira temporada:


"A cidade de Nova York não tem energia e o leite está ficando azedo, mas para mim isso não é assustador pois fico longe de laticínios".


2. Salsicha (Scooby Doo)


Isso mesmo, você não leu errado... Salsicha é vegetariano! O vegetarianismo do personagem deu as caras primeiro na animação de 2002, O Que Há de Novo, Scooby-Doo?


Em um dos episódios da animação, isso foi usado como explicação para Salsicha ser tão magro mesmo comendo demais. O que não é tão verídico assim pois nem todos vegetarianos e veganos são magros mas... seguimos em frente!


A ideia de tornar Salsicha vegetariano veio de seu dublador Casey Kasem que escolheu deixar de dublar o personagem nos anos 1990 após ser convidado para fazer uma dublagem do mesmo para um comercial da rede de restaurantes fast-food Burger King. Kasem declarou então que só voltaria a dublar Salsicha se o personagem passasse a ser pelo menos vegetariano. E.. voilà!


Mesmo após a aposentadoria de Kasem, Salsicha continuou sendo vegetariano. Podemos ver isso até mesmo na live-action de 2002 Scooby-Doo. No começo do filme, Salsicha aparece comendo um hambúrguer de berinjela:



E no avião, ao conhecer Mary Jane, os dois dividem um pacote de biscoitos Scooby que os dois dizem adorar e que, segundo a garota, são 100% vegetarianos:



3. Chelsea Grayson (As Visões da Raven)


As visões da Raven fez parte da infância de muitas pessoas. Se você é uma delas, com certeza se lembra de Chelsea, a melhor amiga da Raven. Assim como Phoebe, Chelsea tem uma personalidade ímpar e se preocupa muito com o meio ambiente e os animais, além de ser uma artista e super inteligente.


Desde o primeiro episódio, Chelsea se mostra uma defensora lívida dos direitos dos animais além de se importar com sua saúde e sempre comer saudavelmente. Podemos ver comentários aqui e ali durante a série que deixam claro o vegetarianismo da personagem.

"Esse hambúrguer vegetariano é de verdade o melhor hambúrguer que eu já comi. É suculento, é delicioso, sabe?"

Nós do movimento ficamos muito felizes de ter você conosco, Chelsea!


4. Mutano (Jovens Titãs)


Após ter se transformado na maioria dos animais "produtores" de carne, Mutano se tornou vegetariano, o que, no desenho, causa diversas confusões, pois Mutano sempre está tentando fazer com que os outros adotem seu estilo de vida.


No episódio 36 da série Jovem Titãs, em decorrência de seu amor pelos animais, Mutano esconde uma larva de traça em seu quarto e a nomeia de Silkie.


E olha como ela é fofa... nós te entendemos, Mutano.


5. Lisa Simpson (Os Simpsons)


O episódio "Lisa the Vegetarian" - "Lisa, a Vegetariana" foi ao ar em 15 de outubro de 1995 e, na época, foi uma mudança importante para a imagem dos vegetarianos na mídia.


Os Simpsons é um dos desenhos mais famosos do mundo e é conhecido por suas críticas e alfinetadas humorísticas. No episódio em questão, Lisa, já sendo uma personagem preocupada com o meio ambiente e os seres vivos, decide parar de consumir carne e se tornar vegetariana após ver um carneiro em um zoológico. A escolha da garota incomoda muitas pessoas, incluindo sua família, que insiste em tentar fazê-la voltar a comer carne.



Quando seu pai, Homer, toma a iniciativa de fazer um churrasco, Lisa se revolta e tenta propor aos convidados um banquete totalmente vegetariano, e, após ser humilhada, Lisa foge de casa.


A superação de Lisa acontece quando ela se encontra com Paul e Linda McCartney, ambos vegetarianos e defensores dos animais na época. Os dois a aconselham voltar para a casa.


E então, Lisa seguiu vegetariana!



Atualmente, Paul McCartney é vegano e continua defendendo a causa constantemente. Em uma entrevista para a revista Rolling Stone, McCartney disse que “sempre verifica” com a produção do desenho se Lisa continua sendo vegetariana. Sua ex-esposa, Linda McCartney, faleceu em 1998 em decorrência a um câncer de mama.


Espero que esses personagens inspirem vocês, leitores!


Conteúdo relacionado:



Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos e ouvir o nosso podcast!



Apoie o Jornalismo Cultural independente seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.
otageek amazon prime .jpg