• Bruno Caixeta

5 Motivos para jogar Pokemon: Red/Blue Rescue Team

Atualizado: Ago 28


Pokemon é uma série de jogos que possui muitos spin-offs, muitos tão (ou mais) jogados que a série original (aposto que também pensou em Pokemon GO). Porém, uma das séries paralelas menos conhecidas é Mystery Dungeon (série conhecida por spin-offs de outros jogos também), que mistura RPG, roguelike e estratégia baseada em turnos em um só jogo.


Leia também:
Pokemon Unite: MOBA de Pokémon é anunciado com crossplay entre celular e Nintendo Switch
Conheça Temtem: O novo MMO indie que promete competir com Pokemon


No caso de Pokemon, os primeiros da série foram os Rescue Team's, inicialmente lançados para GBA (red) e DS (blue) em 2005. E eles ainda ganharam um remake para Switch nesse ano! Todos os jogos seguem a mesma história, tendo suas diferenças em gráficos, trilha sonora e Pokémons disponíveis. Então aqui estão alguns motivos (sem spoilers) para você conhecer pelo menos um desses jogos:


1 - História Envolvente


Diferentemente da maioria dos Pokémons, você não joga com um treinador (inclusive não se tem contato com nenhum), mas sim com um humano que foi transformado em pokemon! Seu objetivo principal, então, é descobrir por que e como você foi transformado em pokemon repentinamente.



Porém, nem toda a história é focada no jogador: boa parte dos objetivos consiste em ajudar os outros com sua equipe de resgate (daí o nome do jogo). Cada pedido de resgate é único, sejam os da história, sejam os gerados automaticamente, você nunca entra em uma dungeon sem um objetivo claro.


2 - Jogabilidade Diferente


Mesmo sendo uma mistura de vários estilos, o jogo consegue ter uma coesão impressionante. Movimentando seu pokemon principal em uma grade, os seus amigos (isso mesmo... já que também é um monstrinho, você não captura ninguém, e sim faz amigos) te seguem, avançam em inimigos, ficam recuados, etc. Tudo depende de escolhas que você faz nos menus do jogo.



Todos os dungeons são criados aleatoriamente, permitindo que mesmo com o retorno em algum, ele não seja o mesmo, mantendo os tipos de inimigos e número de andares somente. Assim, cada exploração é uma busca diferente, não deixando o jogo maçante.



Apesar disso, um dos problemas é a limitação da época, principalmente no caso do GBA. O mapa em cima da tela atrapalha bastante, assim como a quantidade limitada de botões, sendo necessário comandos de duas teclas para realizar alguns movimentos. Porém, tratando-se de uma estratégia baseada em turnos, há tempo suficiente entre cada movimento para realizar cada ação.


3 - Relação entre Pokémons e o ambiente


Durante o jogo, você tem contato com diferentes Pokémons vivendo seu dia-a-dia. Seja encontrando um xatu encarando o sol, ou sendo assutado por um digglet que se desenterra do seu lado, é muito divertido ver os Pokémons simplesmente vivendo e não somente ver uma caixa de texto contando suas peculiaridades.



4 - Gráficos Bonitos


Os gráficos são muito bem feitos: possuem expressões simples, mas que convencem, e cenários muito bem trabalhados. E apesar da versão para GBA também impressionar com seus gráficos simples e pixelados, o destaque vai para o remake: com gráficos que parecem desenhados e uma interface muito melhorada, a versão para Switch deve ser a escolha principal para todos que podem jogar nela.



5 - É uma Ótima Porta de Entrada para o Estilo


Já ouviu falar de jogos de estratégia em turnos ou descobriu agora? Interessa mas acha complexo demais? De qualquer forma, 'Rescue Team' é perfeito para você: com uma jogabilidade simples, tendo que controlar somente um personagem e não um exército, além de ter poucas punições para a morte, ele é um ótimo meio para você descobrir esse estilo e abrir oportunidades para vários outros jogos maravilhosos.




Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter,  no Facebook e no Instagram.


otageek amazon prime .jpg