• Letícia Silva

5 livros distópicos para ler na quarentena

Dada nossa atual situação, muitas pessoas estão procurando por filmes e séries com cenários distópicos para passarem o tempo. E os livros não ficam de fora das pesquisas, por isso estarei recomendando 5 distopias para se ler nessa quarentena.


5- O conto da Aia : Um clássico distópico que narra a experiência intensa de uma mulher em uma situação extrema e expõe o lado mais sombrio de uma cultura de opressão. O livro, que já era bastante conhecido, ganhou mais notoriedade quando foi adaptado para a série The Handmaid’s Tale.

Na história, os Estados Unidos está dominado por uma sociedade extremamente religiosa e patriarcal que, por meio de um golpe militar, tomou o poder e controla todos os indivíduos e a nova República da Gilead. É nesse contexto que conhecemos Offred, uma mulher que teve sua vida tirada de si e agora é uma Aia do novo regime. Aos poucos vamos descobrindo que a fertilidade humana caiu a níveis baixíssimos e, dessa forma, toda mulher em idade fértil ou que já teve um bebê é obrigada a corroborar com a manutenção desse novo sistema.

É um tema demasiado intenso e reflexivo. Apesar dos "socos no estômago", é uma leitura que nos proporciona uma nova perspectiva sobre a realidade e a liberdade.



4- Bird Box : Muito conhecido depois do sucesso da adaptação Netflix, o livro explora um mundo pós-apocalíptico onde abrir seus olhos pode resultar em consequências fatais. Assim como no filme, o livro nos proporciona todo o terror psicológico de viver em um mundo completamente tomado por criaturas inimagináveis. Com uma escrita envolvente, o autor cria uma atmosfera de suspense cativante. Um motivo extra para mergulhar nessa incrível historia é que Josh Malerman está criando a continuação com o título Malorie, nome da protagonista, que se passará 8 anos após os acontecimentos do primeiro livro.



3- Jogador número 1 : Uma ficção distópica focada em um tema futurista: no ano de 2045, o mundo sofre com uma crise energética que faz de destruição e pobreza os cenário mais comuns. Todavia, o eixo principal é uma viagem pelo universo dos games, desde os mais antigos fliperamas às tecnologias de realidade virtual avançadas. Apesar de moderno, o livro é dedicado a várias referências dos anos 80. Trata-se de uma leitura leve e divertida, com uma narrativa cheia de reviravoltas e referências à cultura pop.



2- O Senhor do Tempo : Um livro nacional, feito pelas mãos do Autor Márcio Cardoso Pacheco. A história se passa no ano de 2153, em um lugar conhecido como Pós-Guerra, em meio a uma sociedade que é assolada por um vírus o qual deixa as pessoas enfurecidas. Em um cenário de caos, os sobreviventes tentam reerguer suas vidas e lutar contra as ameaças daqueles que estão à procura de poder. O livro é carregado de ação, mistérios, viagem no tempo e personagens intrigantes, cujas perspectivas individuais se alternam a cada capítulo. Contendo um surpreendente plot twist , a leitura é agradável e cativante.

A propósito, a continuação está sendo finalizada e deverá chegar no mercado editorial a qualquer momento.



1- A Seleção : Illea (cenário da série) é um país comandado pela monarquia e dividido por castas - da um à oito - ordenadas, de forma decrescente, dos sem castas à realeza. Quando o herdeiro do trono chega na sua maioridade, um concurso é realizado para encontrar sua noiva. Nesse contexto, 35 garotas lutarão pelo coração do príncipe e a coroa.

America Singer é uma jovem de casta 5 que não demostrava nenhum interesse pelo concurso. Porém, para agradar sua mãe e conseguir se casar com seu amado de casta inferior, ela vê a oportunidade de uma ajuda financeira e se inscreve, sendo uma das sorteadas.

Temos aqui uma trama envolvente e cheia de reviravoltas que aborda temas como política, poder, relações familiares e amor. É, por conseguinte, uma leitura indispensável para os amantes de distopia romântica e para quem busca um livro leve. Além disso, a série irá ganhar uma adaptação pela Netflix, então é um ótimo momento para conhecer essa incrível história.


E você, acrescentaria mais algum livro na lista? Comente o que achou aqui embaixo!

otageek amazon prime .jpg