• MesttrePlays Br

5 filmes para "bugar" sua mente


O cinema tem o poder de nos emocionar, nos causar gargalhadas e, principalmente, nos fazer refletir sobre questões importantes. Entretanto, há aqueles filmes bem extravagantes, que foram feitos para que o nosso cérebro trabalhe bastante.


Todos os filmes citados a seguir te farão, com toda certeza, querer assisti-los mais de uma vez, para que assim você possa realmente entendê-los. São narrativas não-lineares, que só compreendemos na cena final e enredos tão absurdos quanto fascinantes.


Então, nesta lista selecionei 5 filmes de “bugar” a mente, segundo minha opinião - e por experiência própria.


1. O Predestinado (2014)

Ethan Hawke em "O Predestinado"

A história é bem simples. Um agente (Ethan Hawke) precisa viajar no tempo para impedir a ação de um criminoso responsável por um ataque que mata milhares de pessoas. O filme vai te ganhando aos poucos, inserindo plots um de cada vez para ir conquistando seu engajamento e sua atenção.


No segundo ato, você se pergunta o que está realmente acontecendo e por quais motivos tantas coisas, digamos, "nada a ver" estão ocorrendo. Na verdade, tudo está de uma certa forma te preparando para o grande final, que de fato irá te surpreender.


2. O Homem Duplicado (2013)


Jake Gyllenhaal em "O Homem Duplicado"

Diferente do anterior, a história aqui já não começa nada simples. Um professor de História entediado com sua rotina tem sua vida completamente mudada ao assistir a um filme no qual descobre ter um sósia. Em busca desse ator, Adam Bell (Jake Gyllenhaal) cria uma verdadeira obsessão e começa a perseguir o homem.


A trama já te deixa agoniado e curioso de cara e você, assim como o personagem, fica ansioso para saber de fato o que está acontecendo com a vida de Adam. A direção de Denis Villeneuve propositalmente te põe na perspectiva do personagem principal, com vários questionamentos durante a trama sendo colocados. E o final é daqueles de "bugar" a mente.


3. Cidade dos Sonhos (2001)


Naomi Watts e Laura Harring em "Cidade dos Sonhos"

Uma jovem atriz (Naomi Watts) viaja para Hollywood e se vê emaranhada numa intriga secreta com uma mulher (Laura Harring) que escapou por pouco de ser assassinada e que agora se encontra com amnésia, devido a um acidente de carro.


Seu mundo se torna um pesadelo e surreal. Aqui, o diretor David Lynch brinca conosco nos colocando em uma história agradável de se acompanhar até o final do segundo ato do filme, quando todas as perspectivas e atitudes mudam. Quanto ao destino de cada personagem e o final? Bem, tenho certeza que terá que ver mais de uma vez para entender.


4. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)


2001: Uma Odisseia no Espaço

Uma estrutura imponente fornece uma conexão entre o passado e o futuro, nessa adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke.


Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão no espaço, seu computador de bordo HAL 9000 começa a apresentar um comportamento estranho, levando à um tenso confronto entre homem e máquina, que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.


Esse é um clássico do diretor Stanley Kubrick e creio que muitos já o conhecem, mais será que até hoje você realmente conseguiu entender o que acontece na narrativa? Vale a pena conferir.


5. Donnie Darko (2001)


Jake Gyllenhaal em "Donnie Darko"

Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem excêntrico que despreza a maioria de seus colegas de escola. Ele tem visões, em especial de Frank, um coelho gigante que só ele consegue ver e que o encoraja a fazer brincadeiras humilhantes com quem o cerca.


Um dia, uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita, mas, momentos depois, a turbina de um avião cai em sua casa e ele começa a se perguntar qual é o fundo de verdade dessa previsão.


Continue lendo:


De todos da lista, esse é realmente o filme que eu já vi e revi várias vezes e até hoje me questiono - não somente eu - sobre sua ideologia. É tão impressionante que ainda levanto várias possíveis razões para os acontecimentos do filme.


Gostou da nossa lista?



Apoie o Jornalismo Cultural independente seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg